BRT do Rio de Janeiro distribui livros para passageiros
Publicado em: 17 de novembro de 2019

Ação será feita em parceria com a Prefeitura nesta segunda-feira
JESSICA MARQUES
O Consórcio BRT, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e a Secretaria Municipal de Educação, fará uma distribuição gratuita de livros para os passageiros no Terminal Santa Cruz nesta segunda-feira, 18 de novembro de 2019.
Na ocasião, uma kombi-biblioteca ficará estacionada das 11h até as 17h na praça ao lado do terminal, onde serão doados livros dos mais diversos gêneros e autores para os usuários do BRT, moradores e alunos das escolas do entorno. O público ainda poderá conferir a exposição “Nos trilhos da Liberdade”, do Ecomuseu de Santa Cruz, que conta a história do bairro.
Pela primeira vez, um terminal do BRT entra no circuito do Paixão de Ler. Em sua 27ª edição, o projeto tem como principal objetivo o incentivo à leitura, conforme informado pelo Consórcio BRT, em nota.
“O BRT acredita na leitura como potência transformadora. Investir em cultura é ajudar na formação de cidadãos cada vez mais conscientes e estamos empenhados nessa missão”, disse o presidente-executivo do BRT, Luiz Martins.
Em 2019, o BRT já distribuiu mil livros em parceria com a Bienal em agosto e setembro e mil revistas infantis em outubro. “Estamos ainda solicitando à SMC os carrinhos do programa Troca-troca de livros para transformarmos as estações em pontos de cultura”, disse o presidente.
“É fundamental levar os livros e a experiência da leitura para perto da população. Minha gestão na secretaria municipal de Cultura busca a democratização do acesso aos equipamentos e projetos artísticos no Rio de Janeiro. Por isso, a parceria com o BRT é tão importante. Vamos doar livros na nossa Kombi-biblioteca, uma artista vai brincar com as crianças, obras de grandes autores estarão disponíveis para empréstimo. Essa é a Cultura perto do cidadão”, comemorou o secretário municipal de Cultura, Adolfo Konder.
Segundo o BRT, serão doados livros para todas as idades e os passageiros e moradores poderão conhecer mais sobre a história de Santa Cruz em uma exposição.
“Além da doação de livros, quem passar pelo Terminal Santa Cruz ainda poderá conferir a exposição ‘Nos trilhos da Liberdade’. A mostra itinerante faz parte do Programa de Exposições do Ecomuseu do Quarteirão Cultural de Santa Cruz. A iniciativa visa promover a memória histórica e cultural da zona oeste do Rio de Janeiro.”
Jessica Marques para o Diário do Transporte