Mauá abre licitação para construção e reforma dos terminais de ônibus Jardim Itapark, Jardim Itapeva e Jardim Zaíra

Terminal Zaíra, localizado no final da Av. Castelo Branco, começou a ser demolido pela prefeitura em 30 de setembro de 2017. Foto: prefeitura Mauá

Concorrência está marcada para 12 de dezembro

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de Mauá, cidade da Grande São Paulo, lançou do Diário Oficial deste sábado, 09 de novembro, a concorrência pública 001/2019, cujo objeto é a contratação de empresa para obras de construção e reforma dos terminais de ônibus Jardim Itapark (lote 1), Jardim Itapeva (lote 2) e Jardim Zaíra (lote 3).

A Sessão Pública para abertura das propostas será realizada dia 12 de dezembro, e o edital está disponível no site da prefeitura, http://www.maua.sp.gov.br/.

O Plano de Mobilidade de Urbana (PMU) da cidade, aprovado pela Lei 5.250 de agosto de 2017, propõe a remodelação do Terminal Zaíra; a construção do Terminal Itapark e a remodelação do Terminal Itapeva.

Segundo o PMU, o Terminal Itapark será implantado na Av. Itapark junto à interseção com a Av. Barão de Mauá. “Considerando o projeto da nova rede de transporte coletivo, este terminal contará com 16 linhas, sendo 13 linhas de ponto final e 3 linhas de passagem. A extensão de plataforma útil necessária é de 272 m, sendo 72 m destinado às linhas de passagem”, afirma o documento.

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O Terminal Zaíra, localizado no final da Av. Castelo Branco, começou a ser demolido pela prefeitura em 30 de setembro de 2017. Segundo publicação no Facebook da prefeitura, a ação fez parte “da política de remodelação do sistema viário e de transporte do bairro, o maior da cidade. Essa é também uma reivindicação antiga da população mauaense que foi atendida”.

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O terminal Itapeva está localizado no final da Av. Barão de Mauá, no bairro com o mesmo nome do terminal.

Já o Terminal Central está localizado no Centro de Mauá, ao lado do Terminal Mauá e da Estação do trem da Linha 10 da CPTM. O Terminal Central é o destino de 90% das linhas do município.

Em março de 2018, como mostrou o Diário do Transporte, o prefeito de Mauá comemorou a liberação do primeiro repasse de verbas do PAC Mobilidade, no valor de R$ 16,8 milhões, recursos provenientes do Orçamento Geral da União. Relembre: Prefeito de Mauá assina ordem de serviço para construção de terminais e anuncia 30 novos ônibus

Os recursos, no total de R$ 33 milhões, estavam vinculados às obras para os terminais dos jardins Itapark e Zaíra, à reforma da estação do Itapeva e à implantação de corredor de ônibus no Jardim Itapark.

No mesmo dia, 24 de março de 2018, o prefeito assinou a ordem de serviço da primeira etapa do PAC Mobilidade, divulgando que o primeiro projeto a ser executado seria o do Terminal Itapark.

Segundo o prefeito Átila Jacomussi afirmou em coletiva naquele dia, este foi o primeiro PAC Mobilidade aprovado e assinado pelo então ministro das cidades Alexandre Baldy em toda a Região Metropolitana de SP.

PROCESSO VEM DESDE 2014

A Prefeitura de Mauá realizou em 2014 um processo de pré-qualificação voltado a definir quais empresas poderiam participar da licitação para obras de implantação dos Terminais de Ônibus do Zaíra, Itapeva e Itapark. 

Em junho de 2015, a prefeitura publicou, no Diário Oficial do município, o edital de licitação para a construção dos Terminais. Segundo publicação da prefeitura na época, apenas as 21 empresas pré-qualificadas no processo realizado em 2014 poderiam participar da licitação, cuja abertura dos envelopes das propostas estava prevista para 22 de julho.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Will disse:

    Como fica a mobilidade da cidade ? ( Ruas extremamente esburacadas )

  2. JOSE LUIZ VILLAR COEDO disse:

    Espero que as TRADICIONAIS enchentes que atrapalham o Term. Zaíra acabem! Ja ouvi histórias de pessoas de Santo Andre bem duras sobre isso. Muita sujeira e doenças…

  3. Renato disse:

    E onde foi parar o dinheiro do terminal do itapark? A anos destinaram uma verba para construção, coisa que nunca aconteceu. E agora mais dinheiro com promessas em véspera de eleições …

  4. Zaíra em 2017, e nem sequer 80% pronto?? ta demorado

    1. R.A. disse:

      O do Zaíra antigo foi DEMOLIDO em 2017. Ele não entrou em construção em 2017. Ele vai entrar junto com os demais, se tudo ocorrer nos conformes, ano que vem.

  5. Anderson disse:

    Terminal do Zaíra denovo? Pra que? Mais demora em longas esperas? Isso é desrespeito a população… #naoaoterminalzaira #respeitoao cidadão

  6. Leandro disse:

    Não Conseguimos entender o monopólio dos transportes na cidade de Mauá pela empresa Suzantur, O ideal é ter outra empresa e criar uma concorrência #VOLTALEBLON – Excelência em qualidade e agilidade

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