Vargem Grande Paulista anuncia tarifa zero no transporte público

Publicado em: 22 de outubro de 2019

Foto: Prefeitura de Vargem Grande Paulista

Cidade será a primeira da Grande São Paulo a possibilitar gratuidade total nos ônibus urbanos

ALEXANDRE PELEGI

Vargem Grande Paulista, cidade com mais de 50 mil habitantes, será a primeira a implementar tarifa zero no transporte municipal na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).

A cidade está entre os 39 municípios que compõem a RMSP, que conta atualmente com cerca de 21,5 milhões de habitantes, uma das dez regiões metropolitanas mais populosas do mundo.

Como mostrou o Diário do Transporte, no final de julho de 2018 a prefeitura, após declarar estado de emergência na prestação dos serviços, determinou a intervenção no transporte de passageiros e assumiu a operação das linhas. O decreto afirmava que “o transporte coletivo urbano municipal é serviço público de natureza essencial cuja prestação não pode sofrer solução de continuidade”. Relembre: Vargem Grande Paulista contrata empresa para elaborar projeto de transporte público

O serviço de transporte no município era operado até então pela empresa Valli Transportes (Viação Adilson Lima).

Em janeiro de 2019, a empresa Polo Planejamento Ltda venceu a licitação para estudar, elaborar e assessorar a prefeitura a realizar um plano e projeto de um novo sistema de transporte público de passageiros do município.

Nesta quarta-feira, 23 de outubro de 2019, a prefeitura finalmente apresentará um novo sistema de transporte para a cidade, o programa ‘Tarifa Zero’, que será custeado pelo Fundo Municipal de Transportes.

Segundo o prefeito Josué Ramos, em declaração ao portal O Reporter Regional, os moradores não terão mais que pagar a passagem de R$3,70 da linha municipal, “pois vamos oferecer mais acessibilidade e mobilidade com ônibus de graça, sem perder a qualidade do transporte”.

Após reformular a rede de transporte público coletivo e implementar um novo sistema com mais linhas de ônibus e horários para atender a demanda, a prefeitura aposta que, apesar de gratuito, o sistema trará novo fôlego para a economia da cidade.

Não tendo que pagar mais ônibus, os munícipes vão preferir consumir na própria cidade, dar preferência para comprar no comércio local e usar os serviços daqui. Isso movimenta a nossa economia, gera receita e renda. Todos da cidade ganham”, afirmou o prefeito.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

  1. Joao Luis Garcia disse:

    Infelizmente ainda vemos atitudes como a desse Exmo Sr Prefeito Municipal, que com certeza preocupado com à reeleição ou reeleger seu apoiado nas próximas eleições lança uma ação como essa.
    Afinal o transporte sem custo ao usuário não existe, pois quem pagará os ônibus, óleo diesel, insumos, motoristas e cobradores ?
    Ao invés de propor uma licitação com regras que sejam justas é exequíveis pela operadora que venha a ganhar a licitação e exigir e cobrar pelo bom serviço, acaba indo pela política populista que há anos assola o nosso País.
    Cadê o MP no caso ?

    1. DIEGO FELIPE DA COSTA disse:

      O prefeito está certo, quem pagará os custos será a própria prefeitura, assim os cidadãos poderão usufruir da própria cidade em vez de ir para cidades vizinhas, já que não terão mais custos com tarifas, até mesmo qualquer problemas de congestionamentos será diminuído ou solucionado. Isso é uma ótima politica pública para a cidade.

      1. Jonathan disse:

        Meu caro, o prefeito é um demagogo irresponsável. Quer dizer que, seguindo sua lógica, é melhor custear um transporte gratuíto, que investir em educação, saúde e segurança? Os recursos não são infinitos, e se você custeia um lugar, você tira de outro. Basta saber usar a lógica.

      2. Sonia Maria Murer Pulino disse:

        Quem pagará é o povo
        Como? Com o aumento do combustível, e consequente aumento dos gêneros alimentícios
        Não existe milagre. Isto parece demagogia demais, por uma cidade mal cuidada, com o inconsequente e danoso desmatamento, a destruição dos mananciais e vem a prefeitura dar uma de boazinha
        Isto me lembra das bolsas família, ajuda a outros países. Vocês já se esqueceram? Bom, cada povo tem o país e os governantes que merecem.

    2. paulo disse:

      Todas as prefeituras pagam subsídios (valores altos e abusibos) às empresas de transportes que mesmo assim operam com deficiência para a população, com este subsídios da para operar os onibus com tarifa zero e ainda pagar funcionários e etc… infeliz teu comentario nenhum prefeito jogaria dinheiro fora..

  2. Pedro Oip disse:

    O pessoal ainda viaja nessa ideia de gratuidade, não existe nada grátis, o nosso corpo pra funcionar precisa de alimento, nutrientes, o sol pra nos aquecer precisa de milhões de toneladas de gases…
    Vão até inventar um novo imposto, sob o pomposo nome de ”fundo municipal dos transportes”…
    Cresçam…

  3. DIEGO FELIPE DA COSTA disse:

    Jonathan, isso não é gasto é investimento, investindo em transporte coletivo, outras áreas são atingidas tbm, como saúde e infraestrutura, já que diminui-se os carros nas ruas. Não deve-se esquecer que transporte coletivo tbm é direito social como saúde, educação e segurança. Além disso, isso irá movimentar a cidade, as pessoas consumirão mais os serviços dela, já que o custo extra das tarifas cai. Use você a lógica.

  4. Vagner disse:

    Está de parabéns este senhor prefeito, com a tarifa zero reduz em muito o custo do transporte de passageiros,e quem vai subdisiar este programa deve ser o empresário que paga o vale transportes de seus funcionários e se não for está ai uma ideia para por em pratica.
    Vagner.

  5. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Realmente, não há almoço grátis.

    Mas. considerando-se a balburdia que são as licitações de buzão no BarsiLei e se fizer um “PENTE FINO ou OLHO DE SANTO” nos contratos de buzão vigentes, nenhum é regular; até porque é humanamente e empresarialmente impossível cumprir qualquer contrato de buzão seja pela iniciativa privada seja pelas prefeituras.

    Parabéns ao prefeito de Vargem Grande Paulista que assumiu o transporte para a prefeitura.

    Só a economia que o município terá em não fazer licitação e ficar naquele casa separa, casa separa, casa separa (suspensão, liminar, recurso e tudo mais); o município ja teve um grande ganho, principalmente na praticidade.

    É só fazer uma boa administração que dá certo sim.

    O problema é que já tem Tubarão chorão e faminto reclamando.

    BOA SORTE Vargem Grande Paulista e parabéns pela ação e pelo visual do buzão, torço por vocês.

    Só existe duas coisas no mundo que não há solução:

    A morte e a Lei 8666/96; se licitação desse certo não havia corrupção.

    MUDA BARSILei.

    Att,

    Paulo Gil

  6. MARIA LIGIA COSTA disse:

    Como teremos eleição em 2020 tudo pode acontecer. Isso é ironia mesmo…..

  7. César Soares disse:

    Sou de Vargem Grande Paulista, depois que o projeto for lançado e vcs lerem como o transporte será auto-sustentável, vocês aprenderam como se faz política pública de verdade. Tacar pedra dizendo que “não existe almoço grátis”, ou “isso é reeleição”. Vocês tem que entender o projeto e como ele se sustentará. Mas é mais ou menos o caminho que o senhor Vagner disse. Entendam como vai funcionar o Fundo de transporte e as outras questões. Isso é um projeto de lei, de vcs procurassem antes de vir falar abobrinha aqui, iam poupar ódio e dedo de digitar.
    Falar sem conhecer é fácil, buscar conhecimento sobre o assunto para depois criticar é mais difícil.
    Eu sou cidadão dessa cidade e estou 100% sarisfeito com esse projeto e seus benefícios. Isso que nem votei no senhor josue Ramos, e possivelmente não votarei nas próximas eleições. Mas quando algo de bom é feito, temos que reconhecer em nome da nossa ética.
    Espero que vcs aprendam que antes de despejar acusações, e torcer pro “quanto pior melhor” aprendam estudar e se inteirar do assunto antes de comentar qualquer coisa baseado na sua insatisfação.

    Mais amor, por favor.

    1. Olene disse:

      É isso aí, Cesar Soares!
      Além disso, estamos em plena transicao planetaria, e em uma mudanca de Era. Tudo está mudando e novos paradigmas estao vindo à tona!
      Feliz daqueles que crescem e evoluem com o tempo…
      Quem não acompanhar a mudança brutal de paradigma, ficará perdido no meio da poeira do velho paradigma, que não se sustenta mais!
      Tarifa zero é novo paradigma total!
      ;)

  8. Rosemeire Victal disse:

    Bom dia!!
    Espero que o Prefeito termine de reformar o POSTO DE SAÚDE do Bairro Tijuco Preto que ficou muito bonito. Apesar do estacionamento da entrada que está todo remendado, deveriam ter feito novo piso.Na entrada principal o estacionamento não está pronto, teriam que pelo menos cimentar, pois a areia forma uma poeira , que acaba entrando dentro do posto de saúde, com o entra e sai dos carros.

    Passe lá Prefeito e veja como está, com certeza você irá me dar razão.

    Não se esqueça teremos eleições em breve e o pessoal está de olho.

    Falta pouco para terminar a reforma…

  9. Pe.Ridz Antunes dis Santos disse:

    Acho que tambem devem investir na educação
    e saude do municipio.Pe.Ridz
    Recem chegado a Vargem Grande Paulista

  10. Anônimo disse:

    Só os privilegiados que não utilizam transporte público falam mal do projeto.
    Quando as empresas de ônibus exploram a população e o estado com tarifas e subsídios abusivos em prol de lucros exorbitantes eles não reclamam, afinal eles não tem nada a ver com isso não é mesmo? Porém quando o estado dispõem de um serviço essencial para auxiliar na mobilidade de uma população menos favorecida os privilegiados que têm seus lindos automóveis ficam raivosos! kkkk

  11. Almir Marchi disse:

    A verdade é Bruna só ninguém chuta cachorro morto… grátis não existe alguns forma de tirar do povo pra bancar esses custos o combustível não é barato a manutenção tbm não é….a verdade é Bruna só as eleições estão chegando o mandatário tem a caneta na mão com certeza vai querer se eleger as pessoas carentes que não tem acesso a internet é que serão as pressas mais fáceis pra fazer a cabeça e achar que existe ônibus de graça….abre o olho população. Como diz um amigão da cidade kkkkk !!

  12. Reinaldo disse:

    Boa noite, a hora de vê se compensa acreditar, pois acho que dentro da cidade tem poucas pessoas que usam do transporte para trabalhar, e já tem as empresas que vão custear, pois isso está parecendo uma lavagem de dinheiro entre os empresários, tiram os impostos das empresas e se colocar isso nós impostos as empresas vão embora, Prefeito Josué Ramos esclareça isso melhor para que os cidadão de Vargem Grande Paulista possa acreditar em suas propostas e nessa sua ideia. Por favor quero vê essa cidade crescer.

  13. Viviane Souza disse:

    Como diz …só observando!!!!!!

Deixe uma resposta