Roderotas.com reduz custos de manutenção da frota com automação em tempo real

Publicado em: 11 de outubro de 2019

Valmir Colodrão – CEO da Praxio, à esquerda, com Wilton dos Santos Cardoso, COO & CIO – Grupo roderotas.com

Descubra como a roderotas.com deixou de lado processos manuais para a automação em tempo real com ajuda do ERP Praxio Passageiros.

Entenda como a tecnologia foi capaz de auxiliar os processos de manutenção da frota obtendo redução de 50% no custo da oficina como um todo.

ERP (Enterprise Resource Planning), ou  “Planejamento dos recursos da empresa” em português, são softwares que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. Solução da Praxio foi importante para tradicional empresa de ônibus de transporte rodoviário.

CASE: ROTAS DE VIAÇÃO DO TRIÂNGULO

A Rotas de Viação do Triângulo, empresa que compõe o Grupo Rotas desde 2001, teve sua atividade iniciada com duas linhas interestaduais de ônibus: de Cuiabá a São Paulo e de Porto Velho a São Paulo.

Em 1991, expandiu sua atuação ao implantar linhas interestaduais diárias e, em outubro de 2015, obteve licença operacional para atuar em diversas linhas nos estados de Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Paraná, Distrito Federal e Mato Grosso.

Em 2017 a empresa passou a ter o nome fantasia de RODEROTAS.COM, que associa conectividade à tradição da marca.  Além da roderotas.com, outras duas empresas compõem o Grupo Rotas.

Em entrevista realizada com Wilton dos Santos Cardoso, COO & CIO no Grupo roderotas.com, ele descreve a importância e os resultados do uso da tecnologia na gestão da frota viação.

DESAFIOS:

Quais eram as dificuldades que a roderotas.com encontrava antes de conhecer o ERP Praxio?

Wilton Cardoso: Nossa maior dificuldade era no controle e na integração das informações referente a parte de Oficinas e Materiais: Manutenção, Estoque, Compras, Pneus e Combustíveis.

O sistema naquele tempo gerava informações, mas não tínhamos o controle necessário para nossa operação. A parte financeira e fiscal funcionava a contento, mas na operação, na manutenção especificamente, deixava a desejar. No estoque, o sistema fazia, basicamente, o lançamento das notas fiscais.  Não havia como apropriar corretamente um veículo, ou mesmo a gestão dos componentes. Era só lançamento de notas. Não era possível ter acesso, ou mesmo criar, nenhum tipo de relatório de forma automatizada.

Ainda usávamos muita planilha e não era difícil encontrar informação equivocada, como média de Km/litro errada, por exemplo. Quando a análise tinha que ser feita por diferentes localidades, a dificuldade era ainda maior. A gente tinha muita dificuldade de apurar o dado.

A SOLUÇÃO:

Como ficou conhecendo a Praxio?

Wilton: Quando a empresa entendeu a necessidade urgente de implantar um sistema que entendesse da operação do transporte e a especificidade das questões ligadas a manutenção da frota, buscou informações com usuários de vários sistemas para decidir. O interessante foi descobrir que as informações estavam mesmo dentro de casa.  A indicação da Praxio veio de usuários do sistema. É que dois dos nossos funcionários (um da TI e outro do comercial) já tinham trabalhado com o ERP da Praxio noutras empresas do mesmo segmento e apontaram que seria a solução que estávamos buscando. Procuramos a Praxio e iniciamos o projeto.

Qual o maior diferencial do ERP Praxio em relação a concorrência?

Wilton: O maior diferencial da Praxio está na especialização na operação, porque implantar o backoffice é relativamente mais simples. É feijão com arroz. Na operação, os sistemas (mais generalistas) que vemos por aí sempre acabam por necessitar uma, ou outra, integração para fazer acontecer. Isso acaba deixando o processo de implantação mais lento e a integração muito complexa. O conhecimento da Praxio no negócio supriu essa dificuldade. Hoje o ERP da Praxio nos possibilita ter as informações de todas as áreas da empresa num ambiente único.

Além disso, é fácil de mexer. Depois que implantamos, ninguém do time imagina voltar ao passado, ou tentar quaisquer outros sistemas diferentes. É muito prático para o usuário e isso ajudou muito na consolidação do uso do sistema pela empresa. Porque não adianta ter o sistema implantado e não convencer o uso pelo time. Com o ERP Praxio foi tranquilo. O sistema é intuitivo e simples. E tem a cara do nosso segmento.

Ter um sistema 100% integrando todas as nossas áreas, possibilitou diversos estudos e a criação de todos os indicadores de gestão da empresa. Iniciamos pela parte da manutenção, mas hoje, os demais gestores das áreas já contam com a ajuda do nosso time para a criação de seus próprios painéis de gestão. Estamos com tudo organizado, possibilitando até mesmo a mudança comportamental de todo time, incluindo os motoristas. Eu sei tudo que está acontecendo. Onde temos dificuldade, onde a meta não está de acordo. 

RESULTADOS:

Quais resultados você alcançou usando o ERP Cargas e Logísticas da Praxio? 

Wilton: Após cerca de 12 meses da implantação do ERP já conseguimos medir muitos resultados. Criamos uma série de indicadores que hoje nos permitem acompanhar tudo, diariamente, quase sempre em tempo real.

A organização dos indicadores nos possibilitou identificar falhas em alguns processos, que após ajustados, reduziram gastos com pagamentos de horas extras, trouxeram melhorias no rendimento do combustível e nos possibilitaram criar ações de melhorias no time de nossos motoristas, pois hoje temos informações corretas que chegam aos indicadores por motorista, por carro e por linha.

Também estamos analisando incidentes e avarias de uma forma muito minuciosa. A gente passou a entender todo o comportamento desses acidentes e avarias de forma tal que hoje temos um plano de ação para cada indicador que não esteja em conformidade.

Com o ERP da Praxio, começamos a ter um controle maior da manutenção (oficinas, compras e estoque) e verificamos que gastávamos muito dinheiro em coisas que não precisávamos de fato.

Através dos dashboards (painéis de indicadores), conseguimos entender exatamente quais os motivos dos ônibus irem parar na oficina. Conseguimos ir no detalhe das avarias, cobrar do responsável, o que tem gerado economia para a empresa.

Os investimentos na manutenção também são mais assertivos, aplicamos recursos onde há necessidade, isso tem sido positivo para a empresa e para o nosso cliente final, o passageiro.


Cerca de 6 meses após o início de todo esse controle, tivemos uma redução de 50% nas quebras em relação ao início deste ano. Isso significa mais disponibilidade da frota. 


Hoje temos um sistema que fornece as informações para a tomada de decisão. O controle já faz parte da cultura. O time entendeu que é preciso usar bem o sistema, desde o momento da entrada da informação. Isso é usar bem o sistema. O valor pago mensalmente passa de custo para investimento.

Porque recomenda a tecnologia da Praxio?

Wilton: Chama atenção o relacionamento. Temos uma proximidade muito grande. É fácil lidar com a Praxio. A senioridade da equipe é muito grande e isso facilita. Não vejo outro software que tenha essa característica.

Comentários

  1. Ao Grupo Roderotas e ao grande Profissional, digo,Sr. Wilton Cardoso, parabenizo-os pelo trabalho e a parceria certeira. Acredito pelo visto e lido nesta reportagem o Grande feito e desenvolvedor programa de economia pensado e repensado pelo COO & CIO do Grupo Rode e parceria firmada. Sim a economia é certa em todos os setores é o meio ambiente também agradece.

    Profes. Ricardo A.Berbari

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