Acidentes de trânsito custam R$ 540 milhões ao ano para prefeituras do ABC Paulista

Publicado em: 19 de setembro de 2019

Dados foram divulgados por especialistas no Consórcio Intermunicipal do ABC. Foto: Divulgação.

Estimativa foi feita pelo Observatório Nacional de Segurança Viária

JESSICA MARQUES

Os acidentes de trânsito custam aproximadamente R$ 540 milhões ao ano aos cofres públicos dos sete municípios do ABC Paulista. A estimativa foi divulgada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária nesta quinta-feira, 19 de setembro de 2019.

Representantes do observatório estiveram no auditório do Consórcio Intermunicipal Grande ABC para ministrar uma palestra sobre o tema nesta quinta. A ação foi realizada em razão da Semana Nacional de Trânsito, celebrada entre 18 e 25 de dezembro.

Segundo o coordenador do Observatório Nacional, Marcius D’Ávila, um dos palestrantes, o valor foi estimado com base no número de mortes no trânsito registrado na região no ano passado e média nacional de custo por acidentes estipulada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

“Só conseguimos modificar esse cenário e diminuir esses números com educação no trânsito para mudar o comportamento humano visando a redução de acidentes”, afirmou D’Ávila, que palestrou para técnicos dos municípios.

A apresentação também contou com participação da coordenadora de Projetos Especiais do Observatório, Daniela Gurgel, que mostrou algumas campanhas de prevenção feitas pelo Brasil.

As pessoas precisam entender a gravidade e mudar o pensamento quanto ao respeito às leis de trânsito”, defendeu.

Para o secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão, segurança viária é um dos principais temas a serem abordados pelos municípios do Grande ABC e de todo o país.

“Os dados sobre custo do acidente de trânsito são muito alarmantes, e precisamos tratar desse assunto com mais carinho”, afirmou.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Deixe uma resposta