CittaMobi é disponibilizado em Jundiaí para mostrar horário de chegada dos ônibus

Publicado em: 18 de setembro de 2019

Cidade conta com quatro aplicativos para horário de ônibus. Foto: Prefeitura de Jundiaí.

Ao todo, sistema de transporte da cidade conta com 86 linhas

JESSICA MARQUES

Os moradores de Jundiaí, no estado de São Paulo, agora podem contar com o aplicativo CittaMobi, disponibilizado para mostrar o horário de chegada dos ônibus em tempo real.

Ao todo, o sistema de transporte da cidade conta com 86 linhas de ônibus, que estão com os itinerários disponibilizados na ferramenta.

O CittaMobi utiliza dados dos aparelhos de GPS instalados nos ônibus para calcular quanto tempo o veículo passará por um ponto indicado pelo usuário.

“Um passageiro que utiliza a linha 956 (Terminal Cecap – Colônia) pode acessar o aplicativo, clicar na opção ‘Buscar linha’, digitar ‘956’, o aplicativo indicará em qual ponto ele se encontra no momento. Imediatamente e em tempo real, o aplicativo informará em quantos minutos o próximo ônibus dessa linha passará pelo ponto escolhido”, explicou a Prefeitura, em nota.

Outras opções disponíveis são o Moovit e o aplicativo oficial da Prefeitura de Jundiaí, que permitem aos usuários verificar todos os itinerários e, desta forma, identificar quais linhas são possíveis utilizar para percorrer determinado percurso.

Nos dois casos, basta indicar a origem e destino da viagem que o aplicativo apontará quais linhas fazem o trajeto, como acessá-las e o tempo estimado a ser gasto no deslocamento. No aplicativo da Prefeitura, a opção está dentro do ícone “Transporte Público”.

Uma quarta ferramenta também disponível de forma gratuita, é o aplicativo “BUS Jundiaí”, que fornece os horários de ônibus de todas as linhas do sistema municipal de transporte coletivo.

Neste caso, as linhas estão organizadas em ordem alfabética e os horários de partida estão separados por dias úteis, sábados e domingos. A Prefeitura informou, porém, que essa ferramenta é independente e, portanto, a sua gestão e funcionamento não tem interferência do município.

Os aplicativos integram ações do programa Mobilidade Total, assim como a instalação de câmeras de monitoramento em toda a frota, além do teste de Wi-Fi em curso com 20 ônibus percorrendo 3 linhas.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Deixe uma resposta