Riocard Mais antigo do modelo Expresso deixa de ser aceito na SuperVia com atualização de validadores

Publicado em: 17 de setembro de 2019

Estações de trem não aceitarão cartões antigos de quarta-feira em diante

JESSICA MARQUES

O Riocard Mais antigo do modelo Expresso deixa de ser aceito na SuperVia com atualização de validadores. Esta terça-feira é o último dia de aceitação do cartão nas estações de trem do Rio de Janeiro.

Na reta final da troca gratuita dos antigos cartões do tipo Expresso, que teve início há quatro meses, os antigos modelos deixarão de ser aceitos na quarta-feira, 18, nas estações de trem nos ramais de Deodoro, Santa Cruz, Japeri, Paracambi, Belford Roxo, Saracuruna, Vila Inhomirim e Guapimirim.

“A medida é necessária para a evolução do sistema de bilhetagem eletrônica – o cartão Riocard Mais é o único aceito em todos os meios de transporte e pode ser utilizado em 43 cidades do Estado do Rio de Janeiro”, informou a Fetranspor (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro), em nota.

Para quem ainda não trocou o cartão antigo pelo novo Riocard Mais, a Fetranspor garantiu que o atendimento será reforçado em 20 estações de trem, com 90 equipes que estarão disponíveis das 6h às 19h, de segunda a sexta-feira.

No sábado, o horário será das 9h às 18h, e no domingo, entre 9h e 13h. O mapa completo com todos os pontos de troca está disponível no site   mapa.riocardmais.com.br.

Vale lembrar que a troca é gratuita e não é preciso levar documentos, basta apresentar o cartão do tipo Expresso. Cada cliente pode efetuar a troca de até cinco cartões. Veja se o cartão é do modelo Expresso no site www.riocardmais.com.br.

ATUALIZAÇÃO EM OUTROS MEIOS DE TRANSPORTE

Assim como foi feito com as barcas e agora com a SuperVia, será necessário atualizar também os validadores de outros sistemas de transporte que aceitam o Riocard Mais. Confira o cronograma abaixo.

Próximas atualização de validadores nos meios de transportes

Local

Último dia de aceitação dos antigos cartões Expresso

Aceitação somente dos novos cartões Expresso (Riocard Mais)

BRT

08/10

09/10

MetrôRio

15/10

16/10

Ônibus, vans legalizadas e VLT

22/10

23/10

Em Petrópolis, no Rio de Janeiro, o prazo para a troca gratuita dos antigos cartões Expresso RioCard pelos novos Riocard Mais já acabou. Agora, os modelos atualizados estão disponíveis para troca e aquisição apenas na Loja Riocard Mais, localizada na Praça da Inconfidência, 22 – Centro.

TROCA ATÉ O DIA 31 DE OUTUBRO

Segundo a Fetranspor, os clientes não devem deixar para última hora a substituição do cartão antigo Expresso pelo novo Riocard Mais, aproveitando a estrutura montada nos meios de transporte: metrô, BRT e VLT.

O processo de troca dos cartões continua até o dia 31 de outubro em mais de 70 pontos da Região Metropolitana, com mais de 200 equipes de atendimento.

Terminado este período, será preciso se dirigir a uma das lojas Riocard Mais. O mapa completo dos pontos de troca pode ser consultado por meio do site mapa.riocardmais.com.br. As equipes atuam, com exceção da SuperVia, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Os novos cartões (Expresso, Vale-Transporte e Empresarial) já estão disponíveis para aquisição por novos clientes ou por aqueles que solicitaram a segunda via em caso de perda ou roubo.

Os cartões do tipo Expresso poderão ser adquiridos nos pontos de venda (máquinas de recarga, bilheterias do BRT e lojas físicas da Riocard Mais; o Vale-Transporte apenas na seção “Para Empresas” do site   www.cartaoriocardmais.com.br; e o Empresarial somente na loja online).

O QUE MUDA

Ao migrar para o Riocard Mais, a Fetranspor informa que o passageiro mantém o crédito do antigo cartão e os benefícios tarifários atrelados a ele, como o Bilhete Único Carioca (BUC) e o Bilhete Único Intermunicipal (BUI).

Além disso, o usuário é inserido em um clube de vantagens, que concede descontos em produtos e serviços em uma rede de empresas parceiras (drogarias e universidades, por exemplo).

Outra novidade é o aplicativo Riocard Mais, no qual é possível fazer a gestão de todas as transações feitas com o cartão, por meio da consulta de saldo e extrato, bem como realizar a recarga de créditos e buscar a localização de pontos de atendimento e de venda mais próximos.

Segundo a Fetranspor, está disponível também o assistente virtual Tomais, desenvolvido com base na inteligência artificial para estreitar e aperfeiçoar a relação com o cliente nos canais de atendimento eletrônicos da Riocard Mais.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Deixe uma resposta