Parceria entre empresa de tecnologia e rede de comercialização para o transporte rodoviário atrai turismo estrangeiro para estradas brasileiras

Publicado em: 17 de setembro de 2019

Praxio e Plataforma 10 permitirão que empresas brasileiras de transporte comercializem passagens em rede internacional online de viagens. Passageiros de nacionalidades pertencentes à América Latina poderão comprar passagens rodoviárias para trajetos dentro do Brasil com sua própria moeda, sem a necessidade de conversão.

A Praxio, empresa brasileira que desenvolve tecnologia de gestão para mais de 750 grupos de empresas do transporte rodoviário no país, fechou recentemente parceria com a Plataforma 10 – um dos maiores grupos de venda de passagens online da América Latina. Com a parceria, empresas do transporte rodoviário do Brasil poderão comercializar passagens para estrangeiros que desejam viajar por estradas brasileiras.

A facilidade vem com um estímulo ao turismo rodoviário no país. Além de encontrar mais de 5.000 destinos de viagem para diversos países no portal online, turistas de qualquer uma das 20 nações pertencentes à América Latina poderão comprar passagens brasileiras com sua própria moeda via cartão de crédito ou débito. Ou seja, sem ter que converter o valor para o real (BRL) previamente.

A iniciativa tem como objetivo o desenvolvimento do mercado do Mercosul, países associados e latinos. Como também valorizar o modal rodoviário no país – uma oportunidade para estimular o turismo de roteiros personalizados, que vêm crescendo globalmente nos últimos anos.

É caso do turismo cultural e do ecoturismo. Nesses casos, o transporte rodoviário pode favorecer o acesso aos locais em que não há aeroportos. Outro exemplo são os mochilões –  um estilo de viagem mais econômico e ideal aos que desejam ir além dos pontos turísticos e desfrutar paisagens durante o percurso.

“A ideia é possibilitar a conexão entre as empresas brasileiras e os turistas estrangeiros. É algo que as novas tecnologias, como a plataforma de gestão de vendas para empresas do transporte rodoviário e a rede internacional de comercialização, podem fazer – e proporcionar experiências únicas com muito do que o Brasil têm a oferecer, mas nem sempre é tão conhecido ou valorizado, que é o turismo rodoviário”, afirma Valmir Colodrão, CEO da Praxio.

O portal online também possibilita a venda de passagens rodoviárias entre o Brasil e outros países, o que representa uma alternativa em relação modal aéreo. Apesar de não competirem diretamente entre si, uma mudança no hábito dos passageiros em geral tem encorajado novos movimentos no mercado.

No primeiro semestre de 2019, o número de turistas que optaram pelo ônibus em vez do avião em viagens interestaduais aumentou 12%, em relação ao ano anterior. O dado é da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati).

Com isso, empresas de transporte rodoviário já estudam o lançamento de novas rotas, bem como a geração de novos pontos de venda facilitados pela tecnologia de gestão de venda, como é o caso da Venda Embarcada, da Praxio – em que o próprio motorista do ônibus pode comercializar passagens ao longo do trajeto com auxílio de sistema mobile online.

Sobre a Praxio

Na Praxio, tecnologia é a ferramenta para descomplicar e mover o mercado, sempre em busca dos melhores resultados em gestão para toda a cadeia do transporte. Conta em seu portfólio ERPs de passageiros, carga e logística, além do Ponto Virtual, Business Intelligence, e as plataformas Praxio Luna e 99Kote. Após 30 anos atuando como a marca BgmRodotec, a empresa passou a se denominar Praxio (www.praxio.com.br) desde julho de 2018, e tem como novo posicionamento direções conectadas ao futuro.

Deixe uma resposta