Urbes-Sorocaba altera nome de cartões do transporte e reduz tipos de 12 para 4

Publicado em: 16 de setembro de 2019

Com uso da biometria facial, cartão +Sorocaba dispensará fotos dos usuários; identificação será feita por cores

ALEXANDRE PELEGI

A Urbes de Sorocaba, empresa pública que gerencia o trânsito e os transportes na cidade do interior paulista, alterou a família de cartões dos ônibus do sistema de transporte público.

Desde o dia 12 de setembro de 2019 o nome alterou do atual “Com Você” para “+Sorocaba”. Mas não foi apenas o nome que mudou: o número de cartões será reduzido de doze para quatro modelos.

Outro detalhe importante: graças ao avanço da tecnologia no sistema de transporte de Sorocaba, os cartões deixarão de trazer as fotos dos usuários, o que implicará em economia na emissão dos cartões de estudante, especial, sênior, entre outros. As únicas informações serão o nome do usuário, número do documento e o código, sendo que toda fiscalização do uso dos cartões será realizada pelos sistemas de câmeras de videomonitoramento instaladas nos ônibus, terminais e pela biometria facial.

Segundo comunicado a Urbes, todos os cartões “+Sorocaba” terão a mesma frente, na cor cinza, com layout da nova família, contendo a imagem do prédio da Prefeitura de Sorocaba como ilustração. A identificação será no verso, que terá cores diversas de acordo com o tipo do cartão: verde, branca, alaranjada e azul.

Ainda segundo a Urbas, a distribuição dos novos modelos será feita de forma gradativa, mediante estoque dos cartões “Com Você”.

SISTEMA DE CORES

+sorocaba_pqno.jpgAlaranjada: os cartões estudante e cidadão serão unificados, pois o cartão estudante também possui a função “cidadão/social”. A única diferença entre eles é que o cartão cidadão não terá impressões pessoais.

Azul: o cartão de verso azul é destinado ao usuário especial, que embarca no coletivo pela porta de trás. O acompanhante também passa a utilizar o cartão de mesmo layout. As informações do usuário como nome, documento e código do cartão serão inseridas no verso.

Branca: o cartão de verso branco unificou os quatro cartões que têm gratuidade: sênior, especial (verde, que possibilita o embarque pela porta da frente), operacional e gratuidade. As informações do usuário como nome, documento e código do cartão serão inseridas no verso de cada cartão.

Verde: o cartão de verso verde é destinado aos funcionários das empresas, o atual vale-transporte. Nele não haverá informações do usuário como nome, documento e código do cartão.

A Urbes informa, por fim, que a família “+Sorocaba” não exclui a validação da família “Com Você”. Os usuários que já possuem um dos 12 modelos não precisam realizar a troca. A mudança só será feita em caso de novos cadastros ou perda, quando é solicitada a segunda via.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta