Salvador instala mapas com dados das linhas e QR Code em pontos de ônibus

Publicado em: 10 de setembro de 2019

Na localidade de Cajazeiras, os mapas estão sendo colocados em 12 pontos. Foto: Divulgação / Secom.

Por meio do aplicativo CittaMobi, passageiros também podem conferir os horários de chegada dos coletivos

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Salvador, por meio da Semob (Secretaria de Mobilidade), informou nesta terça-feira, 10 de setembro de 2019, que iniciou a instalação de mapas com dados das linhas nas paradas de ônibus da cidade. A primeira localidade contemplada é Cajazeiras, que já teve parte do material gráfico implantado.

Além de dados do itinerário, o passageiro poderá se conectar ao aplicativo CittaMobi, por meio de QR Code, e conferir a previsão de horário dos coletivos.

“Na região, serão 31 mapas espalhados em 12 pontos. O projeto contempla inicialmente 800 informativos cartográficos em 300 paradas localizadas nos principais corredores de tráfego de Salvador. As placas trazem informações sobre os ônibus que passam no local, roteiros e o desenho de cada percurso até o final de linha”, explicou a Prefeitura, em nota.

Na localidade de Cajazeiras, os mapas estão sendo colocados em 12 pontos das ruas Engenheiro Raymundo Carlos Nery, Juscelino Kubistchek, Engenheiro Raymundo Carlos Nery, Jornalista José Curvello e na Estrada do Coqueiro Grande.

De acordo com o secretário de Mobilidade, Fábio Mota, a implantação do material informativo atende a uma demanda antiga dos usuários do sistema.

“A população sempre questionou sobres quais ônibus passam em determinado ponto. Os mapas agora suprem essa necessidade, deixando o usuário informado sobre os ônibus que passam por ali. Além disso, o QR Code possibilita o acesso ao CittaMobi, facilitando as informações sobre a previsão de todas as linhas da parada onde ele se encontra”, disse, em nota.

Segundo a Prefeitura, as placas suportam água, riscos e a incidência dos raios solares. A distribuição foi projetada de acordo com as regiões administrativas da cidade. Inicialmente, as áreas contempladas são os principais corredores de tráfego de Cajazeiras e do Subúrbio.

Além dos 31 mapas em Cajazeiras, serão instalados 16 na região Subúrbio/Ilhas, 15 em São Caetano/Liberdade, 16 no percurso entre o Cabula/Tancredo Neves, 14 em Pau da Lima, 29 na Cidade Baixa, 46 nas localidades do Centro e Brotas, 69 nos pontos que vão da Barra a Pituba e 83 na região da orla atlântica.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Legal, parabéns!

    E em Sampa quando a PMSP vai fazer isso?

    Ahhhhhh já sei.

    Só depois da licitação e impressão do jornal do buzão em papel.

    Haja Jurássicos em Sampa.

    Att,

    Paulo Gil

  2. JOSE LUIZ VILLAR COEDO disse:

    Se isso ocorrer assim em SAMPA CITY os vândalos destroem tudo como JÁ é de seu horrendo costume…! Lamentável! E as mudanças pós -Licitação e assinaturas dos Contratos… cadê?? Tem ex Cooperativa ainda operando Linha Estrutural e esse Sistema agora da tal
    Articulação Regional… AFF! Fora a bagunça das numeraçoes e denominações das Linhas… kkkkkkk

Deixe uma resposta