Riocard antigo deixa de ser aceito nas barcas do Rio de Janeiro

Publicado em: 8 de setembro de 2019
Depois das barcas, será necessário atualizar também os validadores de outros sistemas de transporte que aceitam o Riocard Mais. Foto: Divulgação / Prefeitura do Rio de Janeiro.

Depois das barcas, será necessário atualizar também os validadores de outros sistemas de transporte que aceitam o Riocard Mais. Foto: Divulgação / Prefeitura do Rio de Janeiro.

A partir de quarta-feira, 11, somente cartões Riocard Mais do tipo Expresso poderão ser usados nas estações

JESSICA MARQUES

A Fetranspor (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro) informou que o Riocard antigo do modelo Expresso deixará de ser aceito nas barcas a partir de quarta-feira, 11 de setembro de 2019.

A partir desta data, somente cartões Riocard Mais do tipo Expresso poderão ser usados nas estações das barcas. A Fetranspor informou ainda que o atendimento será reforçado para quem não trocou o cartão antigo.

“A medida é necessária para a evolução do sistema de bilhetagem eletrônica – o cartão Riocard Mais é o único aceito em todos os meios de transporte e pode ser utilizado em 43 cidades do Estado do Rio de Janeiro”, informou a Fetranspor, em nota.

Ainda segundo as empresas, para quem ainda não trocou o cartão antigo pelo novo Riocard Mais, o atendimento será reforçado nas estações Praça XV, Arariboia, Charitas, Paquetá, Cocotá, Ilha Grande, Mangaratiba e Angra dos Reis, com 60 equipes que vão estar disponíveis das 6h à s20h, de segunda a sexta-feira. No sábado, o horário será das 9h às 18h, e no domingo, entre 9h e 13h.

Para realizar a troca, não é preciso levar documentos, basta apresentar o cartão do tipo Expresso. Cada cliente pode efetuar a troca de até cinco cartões. Veja se o cartão é do modelo Expresso no site www.riocardmais.com.br.

“Quase quatro meses depois de iniciarmos o processo de troca dos cartões, chegamos a um momento fundamental para a melhoria no atendimento aos nossos clientes e o aprimoramento do sistema de bilhetagem eletrônica. Precisamos avançar na substituição dos cartões, o que nos leva a atualizar os validadores de cada meio de transporte. Vamos começar pelas barcas, que vão aceitar os cartões antigos só até terça-feira, dia 10. Ampliamos o horário e o número de equipes para atender de forma adequada aqueles que ainda não trocaram o cartão”, disse, em nota, a gerente de Marketing e Produto da Riocard Mais, Melissa Sartori.

CRONOGRAMA DE ATUALIZAÇÃO

Depois das barcas, será necessário atualizar também os validadores de outros sistemas de transporte que aceitam o Riocard Mais. Confira o cronograma abaixo, divulgado pela Fetranspor:

Atualização de validadores nos meios de transportes

Local

Último dia de aceitação dos antigos cartões Expresso

Aceitação somente dos novos cartões Expresso (Riocard Mais)

SuperVia

17/09

18/09

BRT

08/10

09/10

MetrôRio

15/10

16/10

Ônibus, vans legalizadas e VLT

22/10

23/10

TROCA ATÉ O DIA 31 DE OUTUBRO

A Fetranspor alerta que os clientes não devem deixar para última hora a substituição do cartão antigo Expresso pelo novo Riocard Mais, aproveitando a estrutura montada em todos os meios de transporte: metrô, trens, BRT e VLT.

O processo de troca dos cartões continua até o dia 31 de outubro em mais de 70 pontos da Região Metropolitana, com 175 equipes de atendimento. Terminado este período, será preciso se dirigir a uma das lojas Riocard Mais.

O mapa completo dos pontos de troca pode ser consultado por meio do site mapa.riocardmais.com.br. As equipes atuam, com exceção das barcas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

COMO FUNCIONA

Para realizar a mudança, o cliente precisa apresentar o cartão antigo do tipo Expresso em um dos postos de troca exclusivos. No ato, todas as informações, como saldo, recargas, benefícios tarifários, serão transferidas integralmente para o novo cartão. Não é necessário apresentar documentação.

NOVOS CARTÕES

Os novos cartões (Expresso, Vale-Transporte e Empresarial) já estão disponíveis para aquisição por novos clientes ou por aqueles que solicitaram a segunda via em caso de perda ou roubo. Os cartões do tipo Expresso poderão ser adquiridos nos pontos de venda (máquinas de recarga, bilheterias do BRT e lojas físicas da Riocard Mais; o Vale-Transporte apenas na seção “Para Empresas” do site www.cartaoriocardmais.com.br; e o Empresarial somente na loja online).

MUDANÇAS

Segundo a Fetranspor, ao migrar para o Riocard Mais, o passageiro mantém o crédito do antigo cartão e os benefícios tarifários, como o Bilhete Único Carioca (BUC) e o Bilhete Único Intermunicipal (BUI), além de ser inserido em um clube de vantagens, que concede descontos em produtos e serviços em uma rede de empresas parceiras (drogarias e universidades, por exemplo).

“Outra novidade é o aplicativo Riocard Mais, no qual é possível fazer a gestão de todas as transações feitas com o cartão, por meio da consulta de saldo e extrato, bem como realizar a recarga de créditos e buscar a localização de pontos de atendimento e de venda mais próximos. Já está disponível também o assistente virtual Tomais, desenvolvido com base na inteligência artificial para estreitar e aperfeiçoar a relação com o cliente nos canais de atendimento eletrônicos da Riocard Mais.”

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Deixe uma resposta