Ícone do site Diário do Transporte

Após início de renovação de frota, Prefeitura de Santo André desativa linha operada por micro-ônibus

Demanda de passageiros será atendida pela linha T 28, que terá itinerário estendido. Foto: Prefeitura de Santo André.

T27-C, que circula no Jardim Mirante, terá atendimento cancelado a partir desta segunda-feira

JESSICA MARQUES

Após o início da renovação de frota no transporte coletivo de Santo André, no ABC Paulista, a Prefeitura informou que vai desativar uma linha operada por micro-ônibus na cidade.

O itinerário T 27-C (Jardim Mirante / Shopping Atrium) terá o atendimento suspenso a partir desta segunda-feira, 02 de setembro de 2019.

A linha T 28 (Parque Gerassi / Estação Santo André), por sua vez, será estendida até o bairro, conforme informações da empresa que opera o trajeto, Viação Guaianazes, integrante do Consórcio União Santo André.

Confira abaixo o informe aos passageiros que utilizam a linha:

Segundo a Prefeitura, a mudança trará benefícios aos passageiros, que terão mais partidas na linha T-28.

“Considerando a atual renovação da frota, com a entrega de ônibus com maior capacidade de passageiros e mais confortáveis, os micro-ônibus da Viação Guaianazes serão desativados. A mudança vai unificar as duas linhas, permitindo aumentar e otimizar o número de viagens diariamente, que vão saltar de 21 para 43 em cada sentido”, informou a administração municipal, em nota.

A linha T 27 C havia sido criada em 2016, com o seguinte itinerário: sentido Centro, na Rua Angra dos Reis, Rua Marumbi, Rua Tijuca, Avenida Valentim Magalhães, Avenida Pedro Américo, Avenida Giovanni Batista Pirelli – Shopping Atrium (Poupatempo). No retorno ao Jardim Mirante, sai do Atrium, Avenida Giovanni Batista Pirelli, Avenida Capuava, Avenida Guaianazes, Avenida Pedro Américo, Avenida Valentim Magalhães, Rua Angra dos Reis, Rua Marumbi e Rua Tijuca.

Apesar da alteração, a linha T 27 – Condomínio Maracanã/Estação de Santo André, que possui nomenclatura semelhante, não será alterada.

PREFEITURA ALTERA CINCO ITINERÁRIOS

Desde o início do ano, a Prefeitura de Santo André alterou cinco itinerários na cidade. Ao Diário do Transporte, o prefeito Paulo Serra havia afirmado que as mudanças têm como objetivo tornar as linhas mais rentáveis às empresas que estão renovando a frota.

“A gente quer fazer com que a modernização crie um sistema que seja autossuficiente, sem majoração da tarifa. Por isso que a gente está modernizando, adaptando, encurtando algumas linhas, criando novas perspectivas, novas integrações para que o sistema volte a ser rentável, autossuficiente, e que os investimentos continuem e não parem mais”, disse Serra, durante a apresentação de ônibus zero-quilômetro.

Até o momento, três empresas que operam em Santo André compraram ônibus zero: Suzantur, que opera com contrato emergencial na região da Vila Luzita; Viação Vaz e Guaianazes, que integram o Consórcio União Santo André.

Contudo, a Prefeitura realizou adequações em itinerários operados apenas pela Viação Vaz e Guaianazes.

Confira abaixo a lista de mudanças realizadas desde o início do ano:

Linhas alteradas:

B 11 Bairro Paraiso / Vila Guiomar;

B 51 Jardim Bom Pastor/ Jardim Oriental;

I 06 Jardim Bom Pastor/Estação de Utinga;

T 27 C Jardim Mirante / Shopping Atrium e

T 28 Parque Gerassi /Estação Santo André.

Mudanças feitas, segundo a Prefeitura:

A administração municipal informou ainda que existem outros estudos “para melhoria da rede” que estão em avaliação.

RENOVAÇÃO DA FROTA

A Viação Guaianazes comprou 30 ônibus zero-quilômetro para a renovação da frota de Santo André. Todos os veículos possuem carroceria Caio Apache Vip IV e chassi Mercedes-Benz OF 1721, que é de motor dianteiro.

A Viação Vaz comprou cinco ônibus novos, com carroceria Neobus New Mega, com chassi Mercedes-Benz, OF 1721. Os veículos terão três portas e disponibilidade de 38 lugares, com acessibilidade.

A empresa também comprou três ônibus ano 2014, com possuem carroceria Marcopolo Torino com chassis Mercedes-Benz OF 1721, que vieram de Brasília. Os modelos foram adquiridos para substituírem ônibus do ano de 2007.

Contudo, a única empresa de Santo André até o momento que trouxe ônibus com ar-condicionado para a renovação de frota iniciada neste ano foi a Suzantur, que opera na região da Vila Luzita.

Os novos articulados são do modelo Marcopolo Viale BRT, Volvo B340M, ambos zero-quilômetro. Os veículos substituem duas unidades dos articulados mais antigos, ano 2006/2007, modelo Mercedes-Benz O 500 M – Busscar Urbanuss.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Sair da versão mobile