Ansal testa ônibus com suspensão a ar em Juiz de Fora a partir desta segunda-feira, 02

Ônibus vai circular com adesivação especial. Foto: Divulgação Prefeitura de Juiz de Fora

Segundo secretaria de transportes, veículo vai circular por seis meses na linha 211- Rio Branco

ADAMO BAZANI

A Settra  – Secretaria de Transportes e Trânsito de Juiz de Fora, em Minas Gerais, informou que a partir desta segunda-feira, 2 de setembro de 2019, passa a circular na cidade um modelo de ônibus urbano com suspensão a ar.

O veículo será testado pela empresa Ansal – Auto Nossa Senhora Aparecida, operadora da cidade.

Segundo a Settra, os “testes estão programados para durar seis meses. Durante esse período, o ônibus teste circulará na cor branca, com o adesivo “Urbano”, e atenderá à linha 211- Rio Branco.”

Trata-se de um ônibus chassi Volkswagen.

O uso de modelos urbanos com motor dianteiro equipados com suspensão pneumática tem sido cada vez mais amplo nos sistemas urbanos e metropolitanos.

Os fabricantes prometem que o equipamento traz mais conforto aos passageiros e funcionários, além de poder reduzir os custos com manutenção.

As produtoras de chassis também dizem que a suspensão pneumática nos ônibus de motor dianteiro é um dos componentes que pode aproximar estes veículos do conforto dos modelos com motor traseiro.

Pelo menor custo e mais possibilidade de tráfego em locais com condições severas, os ônibus de motor dianteiro ainda são os preferidos dos empresários.

Este tipo de veículo representa quase 40% de todo o mercado nacional de ônibus.

A Settra destacou ainda, em sua nota à imprensa, que o modelo testado é de motorização Euro V MAN DO8, que segue os atuais padrões de restrição à emissão de poluentes.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    As montadoras tem de desenvolver um logotipo ou ícone que identifique um cabritinho com suspensão a ar, igual ao do ar condicionado.

    Eu ainda não andei em nenhum cabritinho com suspensão a ar, posso até ter andado mas não sei.

    Pensem nesta ideia, ela ajudará a vender a suspensão a ar para cabritinhos, pois o passageiro ao saber que está utilizando um cabrito com suspensão a ar poderá facilmente comparar com o cabrito a molas e ver se realmente é melhor.

    Espero que implantem logo esse logo ou ícone.

    Caso já exista, por favor divulguem aqui no Diário.

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta