Prefeitura de Três Corações lança edital de licitação para o transporte coletivo

Publicado em: 23 de agosto de 2019

Foto: Guilherme Ribeiro da Silva

Cidade mineira com 80 mil habitantes tem atualmente 44 linhas servidas por uma frota de 36 ônibus

ALEXANDRE PELEGI

Famosa por ser o local de nascimento do Rei Pelé, a cidade mineira de Três Corações, hoje com 80 mil habitantes, acaba de publicar aviso de Licitação para a concessão do Serviço de Transporte Coletivo de Passageiros no Município.

A sessão pública de abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas será realizada no dia 15 de outubro.

O edital estará disponível no site https://www.trescoracoes.mg.gov.br/, segundo a publicação feita nesta sexta-feira, 23 de agosto de 2019.

3corações_concorre

A Trectur é a atual empresa responsável pelo transporte coletivo na cidade, operando 44 linhas com uma frota de 36 ônibus. A empresa é da própria cidade, e opera o transporte local desde 1970.

No documento de justificativa para a outorga de concessão do serviço de transporte por ônibus, publicado em Diário Oficial no dia 18 de junho de 2019, a prefeitura destaca os principais pontos da medida:

A Concessão em tela se impõe, primordialmente, para assegurar e propiciar de forma concreta a melhoria da qualidade do serviço público de transporte coletivo urbano, objeto da concessão em referência, e também, para ampliar significativamente o padrão na prestação dos serviços de transporte coletivo no município de Três Corações – Minas Gerais. (…)

Em virtude de questões de organização geográfica do município e de sua malha viária, e diante do fato de tratar-se de uma frota operacional de porte pequeno e, de acordo com a demanda dos usuários do serviço, a licitação dos serviços e sua contratação se dará em lote único. (…)

O prazo da concessão, segundo a prefeitura, será de 10 anos, com possibilidade de prorrogação por mais 05 anos, “desde que a empresa contratada venha prestando serviços considerados satisfatórios e adequados à população, nos termos e condições a serem previstos no edital, no contrato e no regulamento do serviço”.

No dia 1º de abril deste ano a prefeitura aumentou a tarifa do transporte coletivo em 8,6%, conforme o reajuste anual do contrato. Com isso, a passagem passou de R$ 3,50 para 3,80.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta