Região Metropolitana de Curitiba ganha 17 novos ônibus

Governador Carlos Massa Ratinho Junior entrega novos ônibus para atender o sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana de Curitiba. Foto: José Fernando Ogura/AEN

Novos ônibus vão atender os municípios de Pinhais e Colombo. Investimento feito pelas empresas Expresso Azul e Viação Colombo foi de R$ 10,5 milhões

ALEXANDRE PELEGI

A ligação metropolitana por ônibus, no Paraná, terá mais 17 novos ônibus, que passarão a atender os municípios de Pinhais e Colombo.

Os veículos foram apresentados nesta quarta-feira, 21 de agosto de 2019, em solenidade com a presença do Governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Os novos ônibus vão atender os municípios de Pinhais e Colombo, num investimento feito pelas empresas Expresso Azul e Viação Colombo, que operam as linhas.

O valor total da compra, segundo comunicado da Comec, é de R$ 10,5 milhões.

Dos 17 ônibus entregues ontem, 12 são do modelo ligeirinho e farão o atendimento da rota Pinhais/Campo Comprido, em Curitiba.

Outros cinco são articulados e reforçarão a linha S01 – Roça Grande/Guadalupe e S31 – Roça Grande/Santa Cândida.

Com mais esses ônibus, somam agora 41 o total de novos veículos para o transporte coletivo da Grande Curitiba entregues em 2019.

O governo do Paraná garante que até o fim do ano serão repassados mais 24 ônibus, que atenderão Almirante Tamandaré, Campo Largo, Piraquara, Quatro Barras, Campina Grande do Sul, Itaperuçu e Rio Branco do Sul.

Dos 41 veículos entregues para o transporte coletivo da região, 15 foram repassados em março e reforçaram o atendimento entre os municípios de Pinhais e Curitiba. E outros nove reforçaram a rota entre Colombo e Curitiba. Relembre: Expresso Azul e Comec entregam 15 ônibus novos para a ligação entre Pinhais e Curitiba

De acordo com a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), gerenciadora do sistema de transportes, até o fim do ano outros 24 veículos deverão ser entregues, totalizando 65 aquisições.

Serão 65 veículos zero-quilômetro que renovarão a frota, dentro do nosso contrato com as empresas que operam as linhas. São ônibus multimodais, que atendem tanto as estações-tubo quanto as plataformas normais nos terminais”, explicou o presidente da Comec, Gilson Santos.

O governador afirmou que os novos ônibus integram o programa de melhoria da conexão viária da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) com a capital. “É um processo de repensar o transporte público de toda a região de Curitiba, com novas linhas, novos ônibus e mais mobilidade, fazendo com que fique sempre mais acessível para os cidadãos”, afirmou.

Ratinho espera até o fim deste ano remodelar os pontos de ônibus espalhados pela RMC. Segundo ele, por ser uma região fria, principalmente no inverno, e onde chove muito, ter pontos com cobertura é essencial.

frota_nova_ctb

Foto: José Fernando Ogura/AEN

articulado_curitiba

Foto: José Fernando Ogura/AEN

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta