Transportes da Região Metropolitana de Curitiba têm alterações a partir de segunda-feira, 29

Publicado em: 28 de julho de 2019

Ônibus da Leblon Transporte de Passageiros. Linha F02 Fazenda Rio Grande/Curitiba passa a ser atendida integralmente por veículos articulados. Foto: Leonardo Martins. Texto: Adamo Bazani (Diário do Transporte)

Mudanças ocorrem na capital, Curitiba, em Araucária, Pinhais e em Fazenda Rio Grande

ADAMO BAZANI

Passageiros de Curitiba e região metropolitana devem estar atentos porque a partir desta segunda-feira, 29 de julho de 2019, haverá mudanças em linhas e horários.

As alterações ocorrem após estudos da Comec (gerenciadora do Governo do Paraná), Urbs (da prefeitura de Curitiba) e das empresas de ônibus.

Veja as principais mudanças:

– ARAUCÁRIA/CURITIBA:

A partir desta segunda-feira, 29, a linha 690 – V. Juliana, que era municipal gerenciada pela Urbs, vai ser prolongada até o bairro Campina da Barra, em Araucária. A identificação da linha será alterada para 672 -Tupy/Juliana, com ponto final na Rua Lotus, no bairro Campina da Barra.

Segundo a Urbs e a Comec, “com a mudança, moradores do bairro poderão ir até o Terminal do Pinheirinho, sem precisar ir até o Terminal da Vila Angélica, em Araucária, como ocorre atualmente.”

FAZENDA RIO GRANDE/CURITIBA:

Também a partir desta segunda-feira, 29 de julho de 2019, todos os ônibus da linha F 02 – Fazenda Rio Grande/Curitiba (Ligeirinho) passam a ser articulados.

Em nota, a empresa Leblon Transporte de Passageiros, que opera a linha, diz que a mudança vai ampliar o atendimento das estações tubo e que os horários vão ser alterados.

“Com isso, os passageiros serão beneficiados com o atendimento em todas as atuais “estações tubo” do percurso, inclusive o “tubo da Marechal”.

O processo de substituição de frota começou em fevereiro deste ano, sendo concluído nesta próxima segunda.

A capacidade por veículo pode aumentar em cerca de 50%, levando em conta a quantidade de lugares oferecida num ônibus padron (curto) e num articulado.”

Por determinação da Comec – Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, gestora do sistema, com a frota formada totalmente por articulados, os horários passam por ajustes para otimização do atendimento.”

Confira a nova tabela:

As alterações nos horários ocorrem apenas nos dias úteis, tanto em relação às saídas do Terminal Fazenda Rio Grande como em relação às partidas do “Tubo Carlos Gomes”, em Curitiba.

– F 31 ESTADOS (Spazio) EM FAZENDA RIO GRANDE:

A partir desta segunda-feira, 29, também, a linha F 31 – Estados (Spazio), municipal de Fazenda Rio Grande, ganha mais um horário.

O primeiro ônibus vai sair do Terminal Fazenda Rio Grande às 04h23. O horário das 05h00,  que até então era o primeiro, permanece sendo oferecido normalmente.

– PINHAIS/CENTENÁRIO

Nesta próxima terça-feira, 30 de julho de 2019, será criada a linha C36 – Pinhais/Centenário, que fará a conexão direta do Terminal de Pinhais, na região metropolitana, com o Terminal do Centenário, em Curitiba.

Em nota, a Comec explica que não será necessário mais o passageiro ir até o terminal Capão da Imbuia para fazer este trajeto, o que vai reduzir o tempo de percurso quase que pela metade.

“Atualmente, usuários que pretendem fazer este trajeto precisam ir até o terminal do Capão da Imbuia, um trajeto que é praticamente o dobro do que a nova linha irá realizar. Estudos iniciais apontam que o tempo para o trajeto deverá cair de cerca de 35 minutos para apenas 20 minutos.”

A tarifa da nova linha para Pinhais e da linha que passa a atender Araucária será a mesma da a Rede Integrada de Transporte – RIT: R$ 4,50

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Adevina disse:

    Isso e muito bom.vai favorecer inclusive trababalhadores

Deixe uma resposta