Frente Parlamentar vê como “retrocesso” migração de passageiros do transporte público para aplicativos compartilhados, como “Uber Juntos”

Pesquisa mostra que “Uber Juntos” não tem convencido muita gente a deixar o carro em casa e que maioria dos passageiros vem do transporte coletivo. Empresa de aplicativo contesta e diz que modalidade complementa transporte público. Foto: Adamo Bazani (Diário do Transporte) – Clique para Ampliar

Pesquisa realizada pela Quest Inteligência e GAESI da USP mostra que ônibus, trens e metrô estão perdendo passageiros para ferramenta tecnológica. Uber contesta

ADAMO BAZANI

A Frente Parlamentar Mista do Transporte Público – FPMTP, formada por deputados federais e senadores, por meio de um comunicado oficial, diz estar preocupada com o resultado de uma pesquisa que mostra que o aplicativo de compartilhamento de carros “Uber Juntos” está atraindo mais usuários do transporte coletivo do que convencendo as pessoas a deixar o carro em casa na capital paulista.

O estudo foi realizado pela Quest Inteligência, empresa de análise de mercado e de satisfação de clientes, em conjunto com o GAESI, grupo de tecnologias de automação e gestão de processos da Escola Politécnica da USP – Universidade de São Paulo, com 351 usuários da modalidade “Uber Juntos” entre os dias 18 de fevereiro de 2019 e 19 de abril de 2019. Os passageiros foram ouvidos durante os trajetos, segundo os organizadores.

Como mostrou o Diário do Transporte em primeira mão nesta semana, a pesquisa revela que 62% dos usuários do “Uber Juntos” vieram do transporte coletivo, sendo que metade deste total não assinalou nenhum outro tipo de deslocamento anterior, como táxis, carros de passeio ou motos.  Assim, a maioria destas pessoas só andava de ônibus, trem e metrô antes do “Uber Juntos”.

Veja na íntegra:

https://diariodotransporte.com.br/2019/07/17/uber-juntos-tira-passageiros-do-transporte-coletivo-de-sao-paulo-diz-pesquisa-da-usp/

No comunicado divulgado nesta sexta-feira, 19 de julho de 2019, com o título “Uber Juntos e o desafio de proteger o Transporte Público nas grandes cidades”, o coordenador-geral da frente, deputado Mauro Lopes diz que a “a pesquisa é transparente ao apontar que transportar poucas pessoas em pequenos automóveis é um retrocesso, pois aumenta o número de veículos em circulação, a poluição do ar e impacta negativamente a qualidade de vida e a mobilidade nas cidades”.

A frente de parlamentares ainda classificou os resultados como “alarmantes”, em especial sobre os possíveis “impactos financeiros, sociais e ambientais do crescimento do uso da modalidade Uber Juntos”.

O comunicado diz que os parlamentares reconhecem a legitimidade dos aplicativos de transporte privado individual, mas que a lei de Mobilidade Urbana determina que o transporte coletivo deve ser protegido do que classificou de “concorrência desleal”.

“A FPMTP reconhece a legitimidade dos aplicativos de transporte privado individual de passageiros, referendada pela Lei 13.640/2018. Contudo ressalta que é imperativo defender o pleno cumprimento da Política Nacional de Mobilidade Urbana, a fim de proteger o transporte público da concorrência desleal e sem regulação segura das novas modalidades de transporte por aplicativo.”

Na última quarta-feira, 17, quando a pesquisa foi divulgada, a Uber disse desconhecer a metodologia da pesquisa, considerou pequena a amostragem para que haja conclusões e ainda afirmou que a modalidade “Uber Juntos” pelo fato de circular somente em regiões centrais não concorre, mas complementa o transporte público.

“Em funcionamento apenas nas regiões centrais dos grandes centros, complementa o transporte público, permitindo que o usuário se desloque até o centro da cidade de ônibus, metrô ou trem, e realizando apenas os últimos quilômetros de Juntos. O sistema facilitar o acesso das pessoas às linhas de ônibus ou de trens, ampliando o acesso dos usuários à rede pública. (…) A Uber também não teve acesso à metodologia, portanto desconhece quais critérios foram considerados pela empresa contratada para a construir a amostra de 351 entrevistados, que representa 0,018% do universo de mais de 2 milhões de usuários que realizaram viagens de Uber Juntos nos primeiros seis meses do ano na capital paulista.”

Frente Parlamentar Mista do Transporte Público –FPMTP é formada pelos seguintes deputados e senadores

Coordenador: Mauro Lopes

Deputado Signatário      Partido UF

ABÍLIO SANTANA            PL           BA

ABOU ANNI       PSL         SP

AFONSO HAMM              PP          RS

AGUINALDO RIBEIRO    PP          PB

AIRTON FALEIRO             PT           PA

ALAN RICK          DEM      AC

ALCIDES RODRIGUES     PATRIOTA           GO

ALEX MANENTE               CIDADANIA        SP

ALEX SANTANA                PDT        BA

ALEXANDRE LEITE           DEM      SP

ALEXANDRE SERFIOTIS PSD        RJ

ALIEL MACHADO             PSB        PR

ALINE SLEUTJES               PSL         PR

ALTINEU CÔRTES             PL           RJ

ALUISIO MENDES            PODE    MA

AMARO NETO   PRB        ES

ANDRÉ ABDON PP          AP

ANDRÉ DE PAULA           PSD        PE

ANDRÉ JANONES            AVANTE              MG

ANGELA AMIN PP          SC

ÁTILA LIRA          PSB        PI

AUGUSTO COUTINHO  SOLIDARIEDADE              PE

BACELAR             PODE    BA

BALEIA ROSSI    MDB      SP

BETO ROSADO  PP          RN

BIBO NUNES      PSL         RS

BILAC PINTO      DEM      MG

BIRA DO PINDARÉ           PSB        MA

BOCA ABERTA   PROS     PR

BOHN GASS       PT           RS

BOSCO COSTA  PL           SE

CACÁ LEÃO        PP          BA

CAPITÃO ALBERTO NETO             PRB        AM

CARLOS ZARATTINI        PT           SP

CELINA LEÃO     PP          DF

CÉLIO MOURA  PT           TO

CÉLIO SILVEIRA PSDB     GO

CÉLIO STUDART               PV          CE

CELSO MALDANER          MDB      SC

CELSO RUSSOMANNO  PRB        SP

CHIQUINHO BRAZÃO    AVANTE              RJ

CHRIS TONIETTO             PSL         RJ

CHRISTIANE DE SOUZA YARED  PL           PR

CLEBER VERDE  PRB        MA

CORONEL ARMANDO    PSL         SC

CORONEL TADEU            PSL         SP

CRISTIANO VALE             PL           PA

DA VITORIA       CIDADANIA        ES

DAMIÃO FELICIANO      PDT        PB

DANIEL SILVEIRA             PSL         RJ

DANIELA DO WAGUINHO           MDB      RJ

DANILO CABRAL              PSB        PE

DARCI DE MATOS            PSD        SC

DAVID SOARES DEM      SP

DELEGADO ANTÔNIO FURTADO              PSL         RJ

DELEGADO ÉDER MAURO           PSD        PA

DENIS BEZERRA                PSB        CE

DIEGO ANDRADE            PSD        MG

DIEGO GARCIA PODE    PR

DOMINGOS SÁVIO         PSDB     MG

  1. FREDERICO PATRIOTA MG
  2. LEONARDO SOLIDARIEDADE MT
  3. LUIZ OVANDO PSL MS

DRA. SORAYA MANATO               PSL         ES

EDILÁZIO JÚNIOR            PSD        MA

EDUARDO BARBOSA      PSDB     MG

EDUARDO BRAIDE          PMN     MA

EDUARDO COSTA            PTB        PA

EDUARDO CURY              PSDB     SP

ELI CORRÊA FILHO           DEM      SP

ELIAS VAZ           PSB        GO

EMANUEL PINHEIRO NETO         PTB        MT

ENÉIAS REIS       PSL         MG

ENIO VERRI        PT           PR

EVAIR VIEIRA DE MELO PP          ES

EVANDRO ROMAN         PSD        PR

EXPEDITO NETTO            PSD        RO

FÁBIO FARIA     PSD        RN

FÁBIO MITIDIERI             PSD        SE

FÁBIO RAMALHO            MDB      MG

FAUSTO PINATO             PP          SP

FELIPE CARRERAS            PSB        PE

FELIPE FRANCISCHINI    PSL         PR

FERNANDO COELHO FILHO         DEM      PE

FRED COSTA      PATRIOTA           MG

GELSON AZEVEDO          PL           RJ

GENERAL PETERNELLI    PSL         SP

GEOVANIA DE SÁ            PSDB     SC

GILBERTO NASCIMENTO             PSC        SP

GONZAGA PATRIOTA    PSB        PE

GUILHERME DERRITE     PP          SP

GUSTAVO FRUET            PDT        PR

GUTEMBERG REIS           MDB      RJ

HAROLDO CATHEDRAL  PSD        RR

HEITOR FREIRE  PSL         CE

HEITOR SCHUCH              PSB        RS

HELDER SALOMÃO         PT           ES

HÉLIO COSTA     PRB        SC

HERCÍLIO COELHO DINIZ              MDB      MG

HERCULANO PASSOS    MDB      SP

HUGO LEAL        PSD        RJ

ISNALDO BULHÕES JR.  MDB      AL

JAQUELINE CASSOL        PP          RO

JEFFERSON CAMPOS     PSB        SP

JERÔNIMO GOERGEN   PP          RS

JÉSSICA SALES   MDB      AC

JOÃO CAMPOS PRB        GO

JOÃO DANIEL    PT           SE

JORGE SOLLA    PT           BA

JOSÉ NUNES      PSD        BA

JUAREZ COSTA MDB      MT

JULIO CESAR RIBEIRO    PRB        DF

JUNINHO DO PNEU        DEM      RJ

JÚNIOR BOZZELLA          PSL         SP

LÉO MORAES     PODE    RO

LEONARDO MONTEIRO                PT           MG

LEÔNIDAS CRISTINO      PDT        CE

LÍDICE DA MATA              PSB        BA

LINCOLN PORTELA          PL           MG

LOESTER TRUTIS              PSL         MS

LOURIVAL GOMES          PSL         RJ

LUCAS REDECKER            PSDB     RS

LUCAS VERGILIO             SOLIDARIEDADE              GO

LUIS MIRANDA DEM      DF

LUIZ ANTÔNIO CORRÊA               S.PART.                RJ

LUIZ NISHIMORI              PL           PR

LUIZÃO GOULART           PRB        PR

MAJOR VITOR HUGO    PSL         GO

MANUEL MARCOS         PRB        AC

MARA ROCHA   PSDB     AC

MARCELO CALERO          CIDADANIA        RJ

MARCELO NILO                PSB        BA

MARCELO RAMOS          PL           AM

MARCIO ALVINO             PL           SP

MÁRCIO MARINHO        PRB        BA

MARCOS PEREIRA           PRB        SP

MARIANA CARVALHO   PSDB     RO

MARINA SANTOS            SOLIDARIEDADE              PI

MÁRIO HERINGER          PDT        MG

MÁRIO NEGROMONTE JR.          PP          BA

MARRECA FILHO             PATRIOTA           MA

MAURO BENEVIDES FILHO*       PDT        CE

MAURO LOPES MDB      MG

MERLONG SOLANO*     PT           PI

MIGUEL LOMBARDI       PL           SP

NATÁLIA BONAVIDES    PT           RN

NELSON PELLEGRINO    PT           BA

ORLANDO SILVA              PCdoB  SP

PADRE JOÃO     PT           MG

PASTOR SARGENTO ISIDÓRIO   AVANTE              BA

PAULO AZI         DEM      BA

PAULO GUEDES               PT           MG

PAULO RAMOS                PDT        RJ

PAULO TEIXEIRA              PT           SP

PEDRO AUGUSTO BEZERRA        PTB        CE

PEDRO PAULO  DEM      RJ

PEDRO UCZAI    PT           SC

PERPÉTUA ALMEIDA      PCdoB  AC

POLICIAL KATIA SASTRE               PL           SP

POMPEO DE MATTOS   PDT        RS

PROFESSOR JOZIEL         PSL         RJ

PROFESSORA MARCIVANIA       PCdoB  AP

RAFAEL MOTTA               PSB        RN

RAIMUNDO COSTA        PL           BA

REINHOLD STEPHANES JUNIOR                PSD        PR

RICARDO IZAR  PP          SP

RICARDO TEOBALDO     PODE    PE

ROBERTO ALVES              PRB        SP

ROBERTO DE LUCENA    PODE    SP

RODRIGO AGOSTINHO PSB        SP

RODRIGO COELHO          PSB        SC

ROGÉRIO CORREIA         PT           MG

RONALDO CARLETTO     PP          BA

ROSANA VALLE                PSB        SP

RUBENS OTONI                PT           GO

RUI FALCÃO       PT           SP

SAMUEL MOREIRA         PSDB     SP

SANDERSON      PSL         RS

SANTINI              PTB        RS

SERGIO VIDIGAL              PDT        ES

SILVIA CRISTINA              PDT        RO

SÓSTENES CAVALCANTE              DEM      RJ

STEFANO AGUIAR          PSD        MG

SUBTENENTE GONZAGA             PDT        MG

TITO      AVANTE              BA

ULDURICO JUNIOR         PROS     BA

VALDEVAN NOVENTA   PSC        SE

VALMIR ASSUNÇÃO      PT           BA

VANDERLEI MACRIS       PSDB     SP

VAVÁ MARTINS               PRB        PA

VERMELHO        PSD        PR

VICENTINHO     PT           SP

VICENTINHO JÚNIOR    PL           TO

VINICIUS FARAH             MDB      RJ

VITOR LIPPI        PSDB     SP

WALTER ALVES MDB      RN

WLADIMIR GAROTINHO              PSD        RJ

ZÉ CARLOS          PT           MA

ZÉ NETO              PT           BA

ZÉ VITOR             PL           MG

ZECA DIRCEU     PT           PR

Total: 201

*Deputado Signatário (fora do exercício)

 

Senadores

Acir Gurgacz

Antonio Anastasia

Esperidião Amin

Flavio Arns

Jaime Campos

Juíza Selma

Paulo Paim

Rodrigo Pacheco

Rogério Carvalho

Zenaide Maia

Total: 10

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Alberto Jenaro disse:

    A verdade é que o transporte público é um lixo e as pessoas querem um mínimo de conforto, coisa que não encontramos no transporte público que está a cada dia mais lotado e em péssimas condições. Mas é claro que o lobb das empresas de ônibus irão dar um jeito de afastar o Uber Juntos. Moro em SP e mesmo nas férias há uma piora considerável no transporte público, visto que há uma redução no número de coletivos e as autoridades não percebem que as atitudes e a mobilidade nas grandes cidades mudaram.

    1. Generalizando não ? Nem tudo.! Não é Lobby é máfia mesmo….

    2. Armindo Radmann disse:

      O prejuízo causado pelos aplicativos ao setor dos transportes e ao país pode chegar a três trilhões de Reais, neste cálculo está evasão de divisas e prejuízos a cadeia sistemista dos transportes, este cálculo são em quatro anos de atividade no Brasil!

      Qualquer faculdade de economia pode facilmente comprovar estes dados!
      L

  2. João Luis Garcia disse:

    Como são hipócritas
    Pois tiveram a oportunidade de debater a legislação de forma racional e justa com regras claras e ao invés disso como sempre optaram por lavar as mãos e nada fizeram

    1. João aqui se tem a mania de implantar e depois legislar,,ou seja , depois de tudo montado, hora de tirar, proibir, recolher, como foi feito com os patinetes na cidade….(um circo)

  3. Rodrigo Zika! disse:

    Que piada, como querem que o transporte publico caia no gosto se nem investimento em corredores simples tem atualmente, uma cidade como SP nem se quer existe um BRT decente, e os corredores gambiarra permite circular táxi pra agradar sindicatos em troca de votos, uma vergonha, os próprios políticos beneficiam pra que piore, não ajudam em nada pra conseguir investimento pro setor, e quer falar como se o resto fosse ignorado, tomem vergonha na cara.

    1. Nem tanto meu caro, é provável então que vc nem conheça o BRT zona Sul, e da EMTU. Um BRT mais que decente diria, de 16 km entre Sacomã e Parque Dom Pedro II, funcionando eficiente..Coredores Rebouças é eficiente, Corredor 9 de Julho eficiente. Corredor Radial, eficiente. Corredor Inajar eficiente. Corredor Consolação mais que eficiente. Corredor Santo Amaro eficiente..Corredor Rio Branco super eficiente.

      1. Rodrigo Zika! disse:

        Conheço todos que você citou, o do Sacomã e eficiente ate um ponto somente, já que os ônibus em um trecho andam por vias comuns, o resto do trajeto e exclusivo com certeza, os outros tirando EMTU não trafegam somente ônibus, se divide com táxi ou outros veículos, perde todo o sentido de um corredor exclusivo, fora as invasões, então eficiente mesmo igual o de Curitiba por exemplo SP capital não possui, e isso e uma vergonha em anos de atraso, seja pelo TCM barrar ou incompetência dos prefeitos que aqui passaram.

  4. Pedro disse:

    A intenção desse governo não e melhorar o transporte, a intenção e lucrar com a redução de ônibus e o aumento dos intervalos, existe uma linha que sai do terminal Carrão a 4015 ( Carrão X Pq dom Pedro), que a Sptrans junto com a VIP simplesmente tiraram os poucos articulados que haviam na linha, fora que os ônibus são na sua grande maioria muito velhos, são essas coisas que o mostram que o governo trabalha exclusivamente para os empresários e para o povo uma banana.

  5. Desculpe aos amigos ai que comentaram. Mas dizem que a maioria dos coletivos são antigos, é porque não conhece a cidade. Não é bem assim. Moro no ABC e sempre que posso vou à zona Leste, seja via Metra ABD, descendo no terminal de S. Mateus, ou via CPTM para Mogi (vejo coletivos novos no terminal Guaianases), assim como vou à zona Sul via Francisco Morato até Taboão observo a maioria dos coletivos articulados, com ar condicionados, com cobradores ainda, bancos confortáveis, e bem asseados, profissionais uniformizados até…Agora com relação à UBER, eu já sabia que isso causaria o maior dos problemas em transportes na cidade. VEM AI OS MOTO-TÁXI…estes querem forçosamente entrar no ramo. A Cidade de SP nunca deverá autorizar este tipo de transporte, teremos mais acidentes, mais ocupação nos prontos socorros e lá na frente muitos inválidos, alem dos motoboys que perderam parte de sua mobilidade, encarecendo pagamentos de beneficios do INSS precocemente. Eu como paulistano e que a tudo observo vamos ter mais problemas ao invés de soluções. Nenhum prefeito, governador, deputado vai conseguir resolver esse imbróglio..

  6. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Retrocesso ?

    Preocupados ?

    Rssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

    Agora é tarde; depois que o ladrão arrombou a porta não adianta colocar a tranca.

    Como diz o ditado:

    “Camarão que dorme a onda leva”

    O buzão de Sampa é coisa do passado; quando eu disse isto aqui no Diário pela primeira vez, houve controvérsias.

    Taí a prova, UBER JUNTOS e buzão SOZINHO.

    A lei da oferta e da procura não falha; esta é a única lei que funciona automaticamente.

    AGORA JÁ ERA!

    Att,

    Paulo Gil

  7. Bruno Lima disse:

    Parece que a parte política mais uma vez vai contra os anseios e necessidades da população. Os empresários do ramo do transporte são poderosos e políticos e quando veem seu império sendo ameaçado usam de vários artifícios para que sempre saiam na vantagem.
    A população busca um transporte com eficiência, preço justo, pontualidade e agilidade, porém isso não é entregue devido ao egoismo e ao forte laço de amor entre políticos e empresários do transporte, dessa forma os empresários ficam em primeiro lugar e usuários que sustentam esse sistema ficam em último.
    Enquanto esse cenário não muda pessoas buscam alternativas viáveis de se locomover e perder menos tempo de vida na espera de um ônibus ou dentro de um ônibus.

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