Frente Parlamentar vê como “retrocesso” migração de passageiros do transporte público para aplicativos compartilhados, como “Uber Juntos”
Publicado em: 19 de julho de 2019
Pesquisa realizada pela Quest Inteligência e GAESI da USP mostra que ônibus, trens e metrô estão perdendo passageiros para ferramenta tecnológica. Uber contesta
ADAMO BAZANI
A Frente Parlamentar Mista do Transporte Público – FPMTP, formada por deputados federais e senadores, por meio de um comunicado oficial, diz estar preocupada com o resultado de uma pesquisa que mostra que o aplicativo de compartilhamento de carros “Uber Juntos” está atraindo mais usuários do transporte coletivo do que convencendo as pessoas a deixar o carro em casa na capital paulista.
O estudo foi realizado pela Quest Inteligência, empresa de análise de mercado e de satisfação de clientes, em conjunto com o GAESI, grupo de tecnologias de automação e gestão de processos da Escola Politécnica da USP – Universidade de São Paulo, com 351 usuários da modalidade “Uber Juntos” entre os dias 18 de fevereiro de 2019 e 19 de abril de 2019. Os passageiros foram ouvidos durante os trajetos, segundo os organizadores.
Como mostrou o Diário do Transporte em primeira mão nesta semana, a pesquisa revela que 62% dos usuários do “Uber Juntos” vieram do transporte coletivo, sendo que metade deste total não assinalou nenhum outro tipo de deslocamento anterior, como táxis, carros de passeio ou motos. Assim, a maioria destas pessoas só andava de ônibus, trem e metrô antes do “Uber Juntos”.
Veja na íntegra:
No comunicado divulgado nesta sexta-feira, 19 de julho de 2019, com o título “Uber Juntos e o desafio de proteger o Transporte Público nas grandes cidades”, o coordenador-geral da frente, deputado Mauro Lopes diz que a “a pesquisa é transparente ao apontar que transportar poucas pessoas em pequenos automóveis é um retrocesso, pois aumenta o número de veículos em circulação, a poluição do ar e impacta negativamente a qualidade de vida e a mobilidade nas cidades”.
A frente de parlamentares ainda classificou os resultados como “alarmantes”, em especial sobre os possíveis “impactos financeiros, sociais e ambientais do crescimento do uso da modalidade Uber Juntos”.
O comunicado diz que os parlamentares reconhecem a legitimidade dos aplicativos de transporte privado individual, mas que a lei de Mobilidade Urbana determina que o transporte coletivo deve ser protegido do que classificou de “concorrência desleal”.
“A FPMTP reconhece a legitimidade dos aplicativos de transporte privado individual de passageiros, referendada pela Lei 13.640/2018. Contudo ressalta que é imperativo defender o pleno cumprimento da Política Nacional de Mobilidade Urbana, a fim de proteger o transporte público da concorrência desleal e sem regulação segura das novas modalidades de transporte por aplicativo.”
Na última quarta-feira, 17, quando a pesquisa foi divulgada, a Uber disse desconhecer a metodologia da pesquisa, considerou pequena a amostragem para que haja conclusões e ainda afirmou que a modalidade “Uber Juntos” pelo fato de circular somente em regiões centrais não concorre, mas complementa o transporte público.
“Em funcionamento apenas nas regiões centrais dos grandes centros, complementa o transporte público, permitindo que o usuário se desloque até o centro da cidade de ônibus, metrô ou trem, e realizando apenas os últimos quilômetros de Juntos. O sistema facilitar o acesso das pessoas às linhas de ônibus ou de trens, ampliando o acesso dos usuários à rede pública. (…) A Uber também não teve acesso à metodologia, portanto desconhece quais critérios foram considerados pela empresa contratada para a construir a amostra de 351 entrevistados, que representa 0,018% do universo de mais de 2 milhões de usuários que realizaram viagens de Uber Juntos nos primeiros seis meses do ano na capital paulista.”
Frente Parlamentar Mista do Transporte Público –FPMTP é formada pelos seguintes deputados e senadores
Coordenador: Mauro Lopes
Deputado Signatário Partido UF
ABÍLIO SANTANA PL BA
ABOU ANNI PSL SP
AFONSO HAMM PP RS
AGUINALDO RIBEIRO PP PB
AIRTON FALEIRO PT PA
ALAN RICK DEM AC
ALCIDES RODRIGUES PATRIOTA GO
ALEX MANENTE CIDADANIA SP
ALEX SANTANA PDT BA
ALEXANDRE LEITE DEM SP
ALEXANDRE SERFIOTIS PSD RJ
ALIEL MACHADO PSB PR
ALINE SLEUTJES PSL PR
ALTINEU CÔRTES PL RJ
ALUISIO MENDES PODE MA
AMARO NETO PRB ES
ANDRÉ ABDON PP AP
ANDRÉ DE PAULA PSD PE
ANDRÉ JANONES AVANTE MG
ANGELA AMIN PP SC
ÁTILA LIRA PSB PI
AUGUSTO COUTINHO SOLIDARIEDADE PE
BACELAR PODE BA
BALEIA ROSSI MDB SP
BETO ROSADO PP RN
BIBO NUNES PSL RS
BILAC PINTO DEM MG
BIRA DO PINDARÉ PSB MA
BOCA ABERTA PROS PR
BOHN GASS PT RS
BOSCO COSTA PL SE
CACÁ LEÃO PP BA
CAPITÃO ALBERTO NETO PRB AM
CARLOS ZARATTINI PT SP
CELINA LEÃO PP DF
CÉLIO MOURA PT TO
CÉLIO SILVEIRA PSDB GO
CÉLIO STUDART PV CE
CELSO MALDANER MDB SC
CELSO RUSSOMANNO PRB SP
CHIQUINHO BRAZÃO AVANTE RJ
CHRIS TONIETTO PSL RJ
CHRISTIANE DE SOUZA YARED PL PR
CLEBER VERDE PRB MA
CORONEL ARMANDO PSL SC
CORONEL TADEU PSL SP
CRISTIANO VALE PL PA
DA VITORIA CIDADANIA ES
DAMIÃO FELICIANO PDT PB
DANIEL SILVEIRA PSL RJ
DANIELA DO WAGUINHO MDB RJ
DANILO CABRAL PSB PE
DARCI DE MATOS PSD SC
DAVID SOARES DEM SP
DELEGADO ANTÔNIO FURTADO PSL RJ
DELEGADO ÉDER MAURO PSD PA
DENIS BEZERRA PSB CE
DIEGO ANDRADE PSD MG
DIEGO GARCIA PODE PR
DOMINGOS SÁVIO PSDB MG
- FREDERICO PATRIOTA MG
- LEONARDO SOLIDARIEDADE MT
- LUIZ OVANDO PSL MS
DRA. SORAYA MANATO PSL ES
EDILÁZIO JÚNIOR PSD MA
EDUARDO BARBOSA PSDB MG
EDUARDO BRAIDE PMN MA
EDUARDO COSTA PTB PA
EDUARDO CURY PSDB SP
ELI CORRÊA FILHO DEM SP
ELIAS VAZ PSB GO
EMANUEL PINHEIRO NETO PTB MT
ENÉIAS REIS PSL MG
ENIO VERRI PT PR
EVAIR VIEIRA DE MELO PP ES
EVANDRO ROMAN PSD PR
EXPEDITO NETTO PSD RO
FÁBIO FARIA PSD RN
FÁBIO MITIDIERI PSD SE
FÁBIO RAMALHO MDB MG
FAUSTO PINATO PP SP
FELIPE CARRERAS PSB PE
FELIPE FRANCISCHINI PSL PR
FERNANDO COELHO FILHO DEM PE
FRED COSTA PATRIOTA MG
GELSON AZEVEDO PL RJ
GENERAL PETERNELLI PSL SP
GEOVANIA DE SÁ PSDB SC
GILBERTO NASCIMENTO PSC SP
GONZAGA PATRIOTA PSB PE
GUILHERME DERRITE PP SP
GUSTAVO FRUET PDT PR
GUTEMBERG REIS MDB RJ
HAROLDO CATHEDRAL PSD RR
HEITOR FREIRE PSL CE
HEITOR SCHUCH PSB RS
HELDER SALOMÃO PT ES
HÉLIO COSTA PRB SC
HERCÍLIO COELHO DINIZ MDB MG
HERCULANO PASSOS MDB SP
HUGO LEAL PSD RJ
ISNALDO BULHÕES JR. MDB AL
JAQUELINE CASSOL PP RO
JEFFERSON CAMPOS PSB SP
JERÔNIMO GOERGEN PP RS
JÉSSICA SALES MDB AC
JOÃO CAMPOS PRB GO
JOÃO DANIEL PT SE
JORGE SOLLA PT BA
JOSÉ NUNES PSD BA
JUAREZ COSTA MDB MT
JULIO CESAR RIBEIRO PRB DF
JUNINHO DO PNEU DEM RJ
JÚNIOR BOZZELLA PSL SP
LÉO MORAES PODE RO
LEONARDO MONTEIRO PT MG
LEÔNIDAS CRISTINO PDT CE
LÍDICE DA MATA PSB BA
LINCOLN PORTELA PL MG
LOESTER TRUTIS PSL MS
LOURIVAL GOMES PSL RJ
LUCAS REDECKER PSDB RS
LUCAS VERGILIO SOLIDARIEDADE GO
LUIS MIRANDA DEM DF
LUIZ ANTÔNIO CORRÊA S.PART. RJ
LUIZ NISHIMORI PL PR
LUIZÃO GOULART PRB PR
MAJOR VITOR HUGO PSL GO
MANUEL MARCOS PRB AC
MARA ROCHA PSDB AC
MARCELO CALERO CIDADANIA RJ
MARCELO NILO PSB BA
MARCELO RAMOS PL AM
MARCIO ALVINO PL SP
MÁRCIO MARINHO PRB BA
MARCOS PEREIRA PRB SP
MARIANA CARVALHO PSDB RO
MARINA SANTOS SOLIDARIEDADE PI
MÁRIO HERINGER PDT MG
MÁRIO NEGROMONTE JR. PP BA
MARRECA FILHO PATRIOTA MA
MAURO BENEVIDES FILHO* PDT CE
MAURO LOPES MDB MG
MERLONG SOLANO* PT PI
MIGUEL LOMBARDI PL SP
NATÁLIA BONAVIDES PT RN
NELSON PELLEGRINO PT BA
ORLANDO SILVA PCdoB SP
PADRE JOÃO PT MG
PASTOR SARGENTO ISIDÓRIO AVANTE BA
PAULO AZI DEM BA
PAULO GUEDES PT MG
PAULO RAMOS PDT RJ
PAULO TEIXEIRA PT SP
PEDRO AUGUSTO BEZERRA PTB CE
PEDRO PAULO DEM RJ
PEDRO UCZAI PT SC
PERPÉTUA ALMEIDA PCdoB AC
POLICIAL KATIA SASTRE PL SP
POMPEO DE MATTOS PDT RS
PROFESSOR JOZIEL PSL RJ
PROFESSORA MARCIVANIA PCdoB AP
RAFAEL MOTTA PSB RN
RAIMUNDO COSTA PL BA
REINHOLD STEPHANES JUNIOR PSD PR
RICARDO IZAR PP SP
RICARDO TEOBALDO PODE PE
ROBERTO ALVES PRB SP
ROBERTO DE LUCENA PODE SP
RODRIGO AGOSTINHO PSB SP
RODRIGO COELHO PSB SC
ROGÉRIO CORREIA PT MG
RONALDO CARLETTO PP BA
ROSANA VALLE PSB SP
RUBENS OTONI PT GO
RUI FALCÃO PT SP
SAMUEL MOREIRA PSDB SP
SANDERSON PSL RS
SANTINI PTB RS
SERGIO VIDIGAL PDT ES
SILVIA CRISTINA PDT RO
SÓSTENES CAVALCANTE DEM RJ
STEFANO AGUIAR PSD MG
SUBTENENTE GONZAGA PDT MG
TITO AVANTE BA
ULDURICO JUNIOR PROS BA
VALDEVAN NOVENTA PSC SE
VALMIR ASSUNÇÃO PT BA
VANDERLEI MACRIS PSDB SP
VAVÁ MARTINS PRB PA
VERMELHO PSD PR
VICENTINHO PT SP
VICENTINHO JÚNIOR PL TO
VINICIUS FARAH MDB RJ
VITOR LIPPI PSDB SP
WALTER ALVES MDB RN
WLADIMIR GAROTINHO PSD RJ
ZÉ CARLOS PT MA
ZÉ NETO PT BA
ZÉ VITOR PL MG
ZECA DIRCEU PT PR
Total: 201
*Deputado Signatário (fora do exercício)
Senadores
Acir Gurgacz
Antonio Anastasia
Esperidião Amin
Flavio Arns
Jaime Campos
Juíza Selma
Paulo Paim
Rodrigo Pacheco
Rogério Carvalho
Zenaide Maia
Total: 10
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
A verdade é que o transporte público é um lixo e as pessoas querem um mínimo de conforto, coisa que não encontramos no transporte público que está a cada dia mais lotado e em péssimas condições. Mas é claro que o lobb das empresas de ônibus irão dar um jeito de afastar o Uber Juntos. Moro em SP e mesmo nas férias há uma piora considerável no transporte público, visto que há uma redução no número de coletivos e as autoridades não percebem que as atitudes e a mobilidade nas grandes cidades mudaram.
Generalizando não ? Nem tudo.! Não é Lobby é máfia mesmo….
O prejuízo causado pelos aplicativos ao setor dos transportes e ao país pode chegar a três trilhões de Reais, neste cálculo está evasão de divisas e prejuízos a cadeia sistemista dos transportes, este cálculo são em quatro anos de atividade no Brasil!
Qualquer faculdade de economia pode facilmente comprovar estes dados!
L
Como são hipócritas
Pois tiveram a oportunidade de debater a legislação de forma racional e justa com regras claras e ao invés disso como sempre optaram por lavar as mãos e nada fizeram
João aqui se tem a mania de implantar e depois legislar,,ou seja , depois de tudo montado, hora de tirar, proibir, recolher, como foi feito com os patinetes na cidade….(um circo)
Que piada, como querem que o transporte publico caia no gosto se nem investimento em corredores simples tem atualmente, uma cidade como SP nem se quer existe um BRT decente, e os corredores gambiarra permite circular táxi pra agradar sindicatos em troca de votos, uma vergonha, os próprios políticos beneficiam pra que piore, não ajudam em nada pra conseguir investimento pro setor, e quer falar como se o resto fosse ignorado, tomem vergonha na cara.
Nem tanto meu caro, é provável então que vc nem conheça o BRT zona Sul, e da EMTU. Um BRT mais que decente diria, de 16 km entre Sacomã e Parque Dom Pedro II, funcionando eficiente..Coredores Rebouças é eficiente, Corredor 9 de Julho eficiente. Corredor Radial, eficiente. Corredor Inajar eficiente. Corredor Consolação mais que eficiente. Corredor Santo Amaro eficiente..Corredor Rio Branco super eficiente.
Conheço todos que você citou, o do Sacomã e eficiente ate um ponto somente, já que os ônibus em um trecho andam por vias comuns, o resto do trajeto e exclusivo com certeza, os outros tirando EMTU não trafegam somente ônibus, se divide com táxi ou outros veículos, perde todo o sentido de um corredor exclusivo, fora as invasões, então eficiente mesmo igual o de Curitiba por exemplo SP capital não possui, e isso e uma vergonha em anos de atraso, seja pelo TCM barrar ou incompetência dos prefeitos que aqui passaram.
A intenção desse governo não e melhorar o transporte, a intenção e lucrar com a redução de ônibus e o aumento dos intervalos, existe uma linha que sai do terminal Carrão a 4015 ( Carrão X Pq dom Pedro), que a Sptrans junto com a VIP simplesmente tiraram os poucos articulados que haviam na linha, fora que os ônibus são na sua grande maioria muito velhos, são essas coisas que o mostram que o governo trabalha exclusivamente para os empresários e para o povo uma banana.
Desculpe aos amigos ai que comentaram. Mas dizem que a maioria dos coletivos são antigos, é porque não conhece a cidade. Não é bem assim. Moro no ABC e sempre que posso vou à zona Leste, seja via Metra ABD, descendo no terminal de S. Mateus, ou via CPTM para Mogi (vejo coletivos novos no terminal Guaianases), assim como vou à zona Sul via Francisco Morato até Taboão observo a maioria dos coletivos articulados, com ar condicionados, com cobradores ainda, bancos confortáveis, e bem asseados, profissionais uniformizados até…Agora com relação à UBER, eu já sabia que isso causaria o maior dos problemas em transportes na cidade. VEM AI OS MOTO-TÁXI…estes querem forçosamente entrar no ramo. A Cidade de SP nunca deverá autorizar este tipo de transporte, teremos mais acidentes, mais ocupação nos prontos socorros e lá na frente muitos inválidos, alem dos motoboys que perderam parte de sua mobilidade, encarecendo pagamentos de beneficios do INSS precocemente. Eu como paulistano e que a tudo observo vamos ter mais problemas ao invés de soluções. Nenhum prefeito, governador, deputado vai conseguir resolver esse imbróglio..
Amigos, boa noite.
Retrocesso ?
Preocupados ?
Rssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss
Agora é tarde; depois que o ladrão arrombou a porta não adianta colocar a tranca.
Como diz o ditado:
“Camarão que dorme a onda leva”
O buzão de Sampa é coisa do passado; quando eu disse isto aqui no Diário pela primeira vez, houve controvérsias.
Taí a prova, UBER JUNTOS e buzão SOZINHO.
A lei da oferta e da procura não falha; esta é a única lei que funciona automaticamente.
AGORA JÁ ERA!
Att,
Paulo Gil
Parece que a parte política mais uma vez vai contra os anseios e necessidades da população. Os empresários do ramo do transporte são poderosos e políticos e quando veem seu império sendo ameaçado usam de vários artifícios para que sempre saiam na vantagem.
A população busca um transporte com eficiência, preço justo, pontualidade e agilidade, porém isso não é entregue devido ao egoismo e ao forte laço de amor entre políticos e empresários do transporte, dessa forma os empresários ficam em primeiro lugar e usuários que sustentam esse sistema ficam em último.
Enquanto esse cenário não muda pessoas buscam alternativas viáveis de se locomover e perder menos tempo de vida na espera de um ônibus ou dentro de um ônibus.