FÉRIAS DE JULHO: Atrações turísticas de Campinas (SP) para chegar de ônibus intermunicipal

Publicado em: 14 de julho de 2019

Além de Campinas, Holambra e Americana estão na lista de atrações com acesso a ônibus. Foto: Divulgação / EMTU.

EMTU divulgou guia turístico para a região, no interior de São Paulo

JESSICA MARQUES

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) divulgou um guia turístico para a região de Campinas, no interior de São Paulo. Na lista, estão atrações que podem ser acessadas por meio de ônibus intermunicipais.

Confira:

Um destino obrigatório é Holambra, considerada a cidade das flores e um dos destinos mais românticos e charmosos do Estado. Com a história marcada pela influência dos imigrantes holandeses, pode ser admirada em sua arquitetura, gastronomia, artesanato e cultura, além de parques para caminhar e lagos para contemplar.

A maioria das atrações está concentrada no centro, como o Moinho Povos Unidos, considerado o maior da América Latina e uma cópia fiel dos moinhos holandeses.

A EMTU/SP oferece quatro opções de linhas para a cidade: 617, 693, 737, 673, com partidas de Jaguariúna, Artur Nogueira, Cosmópolis e Santo Antônio de Posse. Para mais informações da capital mais holandesa do Brasil acesse www.holambra.sp.gov.br.

Polo de atrações na RMC, Campinas atende a visitantes que procuram cultura ou lazer para crianças e adultos. Linhas metropolitanas com origem em 17 cidades da região passam pelos principais destinos.

Um local agradável para passear com a família e ter contato com a natureza é o Parque Portugal, aberto todos os dias da semana. Fica na avenida Heitor Penteado, 1.671, no bairro Taquaral. As linhas 618, 714, 612, 612EX1, 616, 693, 715, 734 e 724, com partidas de Vinhedo, Santo Antônio de Posse, Jaguariúna, Artur Nogueira e Pedreira passam perto do parque.

A Maria Fumaça de Campinas é opção para embarcar em um passeio histórico e cultural inclusive aos sábados, domingos e feriados. Os 24 quilômetros que a locomotiva percorre são remanescentes da ferrovia que ligava os estados de São Paulo e Minas Gerais, inaugurada em 1872 e desativada em 1971.  A atração fica na rua Dr. Antônio Duarte da Conceição, 1.501, Jardim Madalena. É possível chegar lá com as linhas de ônibus 654 e a 655, que partem de Sumaré.

O T-Rex Park é um parque temático do Mundo dos Dinossauros com diversas espécies representadas por réplicas com movimentação robótica, como o Tiranossauro Rex, cuja reprodução é uma das maiores na América Latina. Está localizado no Parque D. Pedro Shopping. As linhas 727, 746, 655, 652EX1, 604EX1, 654 e 607 que partem de Vinhedo, Hortolândia, Sumaré, Paulínia e Cosmópolis passam por lá.

Consulte o site oficial www.campinas.sp.gov.br para obter mais informações sobre as atrações turísticas locais.

Nova Odessa é o município que se preocupa especialmente com o meio ambiente e por isso ficou conhecida como “O Paraíso Verde” da RMC. Lá está localizado um centro de referência em pesquisa e conservação da flora brasileira.

O Jardim Botânico Plantarum conserva mais de 4 mil espécies vegetais que representam os principais grupos botânicos da flora nativa do Brasil. A linha 639 da EMTU/SP, que também passa por Americana e Sumaré, deixa o passageiro próximo ao local, que fica na avenida Brasil, 2.000, Parque Industrial Harmonia. Para mais informações acesse www.plantarum.org.br.

Em Americana, o Zoo Americana – Parque Ecológico recebe mais de 500 mil visitantes por ano. Em uma área verde de 120 mil m2 estão cerca de 400 animais entre répteis, aves e mamíferos. Está localizado no final da avenida Brasil, 2.525, Jardim Ipiranga. As linhas 627, 631, 619, 619EX1 e 629 passam nas proximidades. Para mais informações sobre o zoológico e atrações da cidade, consulte a página www.americana.sp.gov.br.

Informações sobre denominações, itinerários, tarifas e horários das linhas podem ser obtidas no portal da EMTU/SP: www.emtu.sp.gov.br.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Deixe uma resposta