Trens de 10 anos são flagrados sendo deslocados para ‘modernização’ da linha 10 Turquesa

Publicado em: 7 de julho de 2019

Estação Tamanduateí, na Linha 10-Turquesa. Foto: Reprodução / Alan Freitas.

Troca de frota foi anunciada na última quarta-feira por Doria e Baldy em pacote de mobilidade para o ABC Paulista

ADAMO BAZANI/ JESSICA MARQUES

Trens fabricados pela empresa espanhola CAF entre 2009 e 2011 foram filmados neste final de semana sendo transferidos para a linha 10 Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra).
De acordo com o site da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), estas composições atualmente circulam nas linhas 9- Esmeralda (Osasco – Grajaú), 11 – Coral (Luz – Estudantes) e 12 – Safira (Brás – Calmon Viana).

A “modernização” da linha 10 Turquesa, cuja parte da frota ainda conta com os trens da série 2100 (os espanhóis produzidos a partir de 1974) foi um dos anúncios do “pacote de mobilidade para o ABC” pelo governador João Doria e o Secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, que inclui também a troca de monotrilho (trens leves com pneus em elevados) por BRT (ônibus rápidos em corredores com estações e ultrapassagem) e a futura contratação de estudos para a implantação da linha 20-Rosa de metrô com ligação entre São Bernardo do Campo (Rudge Ramos) e a Lapa. A linha 20 teria, de acordo com o anúncio, conexão com o BRT do ABC (São Bernardo do Campo-Centro/São Paulo-Estação Tamanduateí) na região da Rua Afonsina.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/07/03/joao-doria-anuncia-linha-18-bronze-do-abc/

Na quarta-feira, 03 de julho, nem o governador e o secretário na entrevista coletiva, nem a CPTM em nota detalharam como seria a troca, embora Baldy havia citado brevemente os trens das séries 7000 e 7500 na apresentação do que chamou de “início do padrão de metrô na linha 10”.

As imagens com os trens foram feitas neste final de semana e circularam em redes sociais. Os pesquisadores em transportes Alan Freitas e Teotonio Mariano filmaram as composições.

Em um dos vídeos, uma composição está na Estação da Luz sentido ABC. Em outra gravação, já é possível ver uma composição na Estação Tamanduateí, também sentido ABC.

Confira:

Autores: Alan Freitas e Teotonio Mariano

A CPTM apenas confirmou na semana passada que a troca deve ser concluída na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Vilma disse:

    Muito sofrimento para os trabaĺhadores que usam o sistema.
    Trens em péssimas condições muito lentos e lotados em horário de pico.
    Se que administra fizesse uso não seria assim.

  2. Luiz Carlos Direnzi disse:

    Isso são trens velhos? Do que adianta colocar trens novos em linhas (leitos) velhas (os).

    1. acho que vc nem sabe o que é área segregada,,,meu irmão!

  3. Antonio carlos disse:

    PSDB continua enganando você.
    Modernização não se resume a colocar trens mais novos, tem um monte de coisas a modernizar, vias, sinalização, energia , estações é etc.
    Quanto ao partido aí em cima, outro partido não faria diferente, estamos em crise de falta de administrador público.

    1. É o resultado das últimas eleições para governador….eu mesmo conhecendo bem meu estado, não apostei nesse cara…e quem votou nele, foi o interior,,

  4. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    E os trens espanhóis vão ficar apodrecendo junto com os franceses no pátio de Presidente Altino ou segunda feira já vão para leilão.

    Considerando-se que atualmente os leilões são on line; por que os trens franceses apodrecem no Páteo de Presidente Altino.

    Será que é tão difícil assim?

    Então doa em benefício de uma Instituição de Caridade para que ela leiloe e reverta em benefício de seus assistidos.

    O que provoca esse relaxo? Incompetência?

    Agora de uma coisa eu tenho certeza, esta é uma outra forma de desperdiçar o dinheiro do contribuinte.

    MUDA BARSIL, OU AFUNDA.

    Att,

    Paulo Gil

  5. AMAURI disse:

    O governo dos empresários,João Doria é um retrato fiel do que é o PSDB no Brasil,seu governo é um reality show o povo de São Paulo é seu aprendiz.Joga trens em perfeito estado de conservação no lixo serie 1.700,2100 entre outras tudo pra agradar a CAF e seus parceiros comerciais que vão passar a mão na CPTM. Qual será o consórcio de empresas protagonistas desse Teatro dos horrores que vai lezar a população de São Paulo. A população do ABC ja teve que engolir o BRT guela abaixo,vai continuar escreva dos interesses da COSAN que tem como plano de negócios que o povo do ABC consuma bilhões de litros de etanol nos eternos congestionamentos do sistema viário da região. Do outro lado temos os interesses dos donos das empresas de ônibus sendo defendido com unhas e dentes pelo grupo Ruas Invest e outros grandes empresários do setor.
    METRÔ ou MONOTRILHO pra que?A população adora carro,adoram o calor humano dos onibus lotados.Viva o ABC viva o BRT metrô e monotrilho nunca mais.

  6. Rodrigo Zika! disse:

    Apesar desses trens terem um tempo já rodando, quando chegaram rodaram por muito tempo na linha 11 e são modernos com ar condicionado, só alguns que precisam trocar vidros, pois muitos já estão bem riscados, tirando isso e melhor que os antigos, que sempre dão problema e já ate pegou fogo, porém precisam modernizar a via dessa linha, fechar onde tem abertura de muro nos bairros afastados pra evitar roubos, e arrumar a escoação de água, quando chove muito a linha para por alagar.

Deixe uma resposta