ANTT conscientiza passageiros de São José dos Campos (SP) sobre o uso do cinto de segurança nos ônibus interestaduais

Um estudo em andamento realizado pela Agência mostra que apenas quatro em cada dez passageiros utilizam o cinto de forma adequada nas viagens interestaduais. Foto: Divulgação.

Ação tem parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana do município

JESSICA MARQUES

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) informou que está realizando a oitava etapa do projeto Passageiro Consciente Viaja de Cinto. A ação, que vai até o dia 28 de junho de 2019, está ocorrendo em São José dos Campos, no interior de São Paulo.

Com a parceria da Secretaria de Mobilidade Urbana de São José dos Campos, a campanha visa alertar os usuários do transporte rodoviário interestadual e internacional sobre a importância da utilização adequada do cinto de segurança. As atividades estão ocorrendo no Terminal Rodoviário Frederico Ozanam.

Além da conscientização dos passageiros, as equipes da ANTT e do setor de Educação para Mobilidade também estão vistoriando itens de segurança obrigatórios dos ônibus, como saídas de emergência, extintor de incêndio, pneus, tacógrafo, faróis, entre outros.

Durante a fiscalização, a ANTT também informou que fará a verificação da jornada de trabalho dos condutores.

“Motoristas e funcionários das empresas transportadoras igualmente serão alvo das ações. O objetivo é que esses profissionais atuem no dia-dia como multiplicadores da conscientização d importância do uso correto do cinto por parte dos passageiros. Adicionalmente, será realizada distribuição de panfletos informativos em uma escola do município”, informou a ANTT, em nota.

O projeto Passageiro Consciente Viaja de Cinto teve início em novembro de 2018 e passou também por cinco das principais cidades do Paraná (Ponta Grossa, Curitiba, Maringá, Londrina e Cascavel).

Segundo a ANTT, já foram conscientizadas 9.349 pessoas. Um estudo em andamento realizado pela Agência mostra que apenas quatro em cada dez passageiros utilizam o cinto de forma adequada nas viagens interestaduais.

São José dos Campos é a terceira cidade do interior de São Paulo a receber o projeto. A fase paulista do cronograma de atividades foi iniciada em abril deste ano em Taubaté, conforme noticiado pelo Diário do Transporte.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/04/23/antt-inicia-campanha-para-uso-de-cinto-de-seguranca-em-onibus/

No mês de maio o projeto esteve em Ribeirão Preto. Ao longo de 2019, a iniciativa seguirá para Campinas, Presidente Prudente, Franca e Sorocaba. O encerramento ocorrerá no mês de novembro, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading