Integração entre ônibus municipais e Transcol deve começar em setembro, dizem estado e prefeitura

Ônibus municipais passarão a integrar com sistema Transcol. Foto: Willian Raimundo Morais

Validação dos cartões deve ocorrer entre os dias 13 de julho e 13 de agosto

ADAMO BAZANI

A prefeitura de Vitória e o Governo do Espírito Santo informaram que em setembro deve entrar em vigor a integração entre os ônibus municipais e os do sistema Transcol.

Os validadores estão sendo instalados nos veículos. De acordo com Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Setpes), 60% da frota já estão com os novos equipamentos.

Por meio de nota, a prefeitura diz que o próximo passo é a migração dos sistemas de bilhetagem eletrônica.

“A previsão é de que o procedimento aconteça entre os dias 13 de julho e 13 de agosto.”

Na nota, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, disse que a integração deve fortalecer o transporte público e evitar a concorrência entre ônibus municipais e metropolitanos.

“Isso é muito importante, porque o sistema municipal sozinho não consegue mais prestar os serviços de qualidade a todas as pessoas. É difícil manter as linhas de ônibus, manter a frequência, e a gente tem um número cada vez menor de passageiros. E, ao mesmo tempo, ainda temos a concorrência do sistema Transcol. Na hora que junta tudo, você fortalece o serviço com mais linhas, mais conforto, e ainda estão vindo aí os ônibus com ar-condicionado. É a melhoria do transporte coletivo tão esperada”

O secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, disse ainda que vai fazer parte da integração, o município de Vila Velha.

“Fizemos o processo no Transcol de maneira exitosa e, agora, conversando com os municípios e as empresas que prestam o serviço em Vitória e em Vila Velha, vamos fazer essa transição de tecnologia nos ônibus municipais”

No comunicado, a prefeitura de Vitória ainda informou como deve ser o processo de transição e também trouxe dados do sistema:

O processo de reconfiguração dos cartões será o mesmo que ocorreu no sistema Transcol durante o mês de maio.

  • O cartão (gratuidade ou não) deverá ser apresentado nos dois validadores. Primeiramente, no validador atual (azul).
  • Após o sinal sonoro, o passageiro deverá apresentar no validador novo (vermelho), até aparecer a mensagem “catraca liberada”.
  • Esse procedimento deverá ser feito todas as vezes que o passageiro embarcar no coletivo. Assim, não será necessária a substituição dos bilhetes atuais.

Assim que a maioria dos cartões ativos for atualizada, o atual validador (azul) será retirado e será usado somente o novo validador (vermelho). Depois disso, a atualização será feita apenas em postos de atendimento, que serão divulgados posteriormente.

Com a nova tecnologia de validação instalada, terá início a segunda fase da integração, na qual será possível usar o mesmo bilhete tanto nos coletivos do sistema Transcol quanto nos do sistema de transportes de Vitória, trazendo mais agilidade e praticidade para o usuário.

A expectativa é que até o final de agosto os usuários do Transcol e dos sistemas municipais possam utilizar o mesmo cartão para embarcar em qualquer um dos sistemas. A integração total ou a integração tarifária deve ocorrer no próximo ano.

Cartões Vitória (verdinhos)

Total de cartões: 61.710
Cidadão: 3.361
Estudante: 11.247
Vale Transporte: 28.113
Serviço: 1087
Social: 3.063
Gratuidade (gratuidade ECT e DRT, idoso, deficiente com acompanhante, deficiente sem acompanhante, gratuidade Setran): 14.839

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading