Feriado prolongado: confira a operação de trens, Metrô e ônibus em São Paulo

Algumas estações da CPTM passarão por obras durante o feriado. Foto: Divulgação / Governo do Estado de São Paulo.

Corpus Christi será nesta quinta-feira, 20 de junho de 2019

JESSICA MARQUES

O feriado prolongado se aproxima. O Corpus Christi será nesta quinta-feira, 20 de junho de 2019 e muitos poderão aproveitar a folga do trabalho também nos próximos dias.

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), o Metrô de São Paulo e a SPTrans divulgaram a operação do transporte coletivo ao longo do feriado prolongado, para que os passageiros possam planejar as viagens.

Confira:

CPTM

Neste feriado de Corpus Christi, de 20 a 23 de junho, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) realizará obras em algumas linhas.

No sábado, funcionará o serviço Expresso Copa, na Linha 11-Coral, para quem for assistir ao jogo do Brasil no estádio Arena Corinthians.

O Expresso fará viagens diretas entre as estações Luz e Corinthians-Itaquera nos seguintes horários: 14h, 14h30 e 15h. Confira a programação e planeje a sua viagem:

Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato-Jundiaí)

Quinta: das 4h às 19h, haverá obras de modernização no sistema de rede área nas proximidades da Estação Francisco Morato. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos em toda a linha. 

Sábado: das 9h até o fim da operação comercial, as obras prosseguirão no sistema de rede aérea e nos equipamentos de via permanente nas imediações da Estação Francisco Morato. Das 9h às 18h, o intervalo médio entre os trens será de 32 minutos de Francisco Morato a Jundiaí. Das 18h até o fim da operação, será de 17 minutos entre Luz e Francisco Morato e de 34 minutos de Francisco Moratoa Jundiaí.

Domingo: das 4h à meia-noite, continuarão as obras na região da Estação Francisco Morato. O intervalo médio entre os trens será de 17 minutos entre Luz e Francisco Morato e de 34 minutos de Francisco Morato a Jundiaí.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Quinta: das 4h à meia-noite, os serviços serão realizados no sistema de rede aérea entre as estações Jurubatuba e Autódromo. O intervalo médio entre os trens será de 15 minutos em toda a linha.

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, as intervenções ocorrerão nos equipamentos de via permanente entre as estações Vila Olímpia e Granja Julieta. O intervalo médio entre os trens será de 28 minutos em toda a linha.

Domingo: das 4h à meia-noite, as obras de modernização no sistema de rede aérea serão realizadas nos trechos entre Morumbi e Granja Julieta e entre Jurubatuba e Autódromo. O intervalo médio entre os trens será de 24 minutos em toda a linha.

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 7h às 19h, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de via permanente entre as estações Ribeirão Pires-Antônio Bespalec e Rio Grande da Serra. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos de Mauá a Rio Grande da Serra

Linha 11-Coral (Luz – Estudantes)

Quinta: das 4h à meia-noite, haverá serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre Luz e Brás e de 30 minutos entre Brás e Estudantes.

Sábado:

Serviço Expresso Copa:

Os trens diretos entre as estações Luz e Corinthians-Itaquera partirão nos seguintes horários: 14h, 14h30 e 15h. O embarque será realizado na plataforma 5 da Estação da Luz e a tarifa será a mesma do trem metropolitano, R$ 4,30.

Os trens da Linha Coral continuarão partindo normalmente da plataforma 4 e também são opção para o torcedor. Partem a cada oito minutos da Estação da Luz, realizando paradas nas estações Brás e Tatuapé antes de chegar em Corinthians-Itaquera.

Domingo: das 4h à meia-noite, serão realizadas obras de modernização no sistema de rede aérea nas proximidades da Estação Tatuapé. Também haverá obras na Estação Suzano e serviços no sistema de rede aérea e no equipamento de via permanente entre as estações Corinthians-Itaquera e José Bonifácio. O intervalo médio dos trens será de 12 minutos entre Luz e Brás e de 30 minutos entre Brás e Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Quinta: das 4h até meia-noite, os serviços serão executados no sistema de rede aérea entre as estações Itaim Paulista e Itaquaquecetuba. O intervalo médio entre os trens será de 35 minutos em toda a linha.

Domingo: das 4h à meia-noite, haverá obras de modernização nos equipamentos de via permanente nas proximidades da Estação Brás, e no sistema de rede aérea entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino. Também serão realizados serviços de manutenção na Estação Aracaré. O intervalo médio entre os trens será de 35 minutos em toda a linha.

METRÔ DE SÃO PAULO

Para atender aos passageiros no feriado prolongado de Corpus Christi, que terá três grandes eventos em São Paulo, as linhas de metrô terão uma operação especial com o reforço do quadro de funcionários, aumento da oferta de trens e abertura mais cedo, às 4h, na segunda-feira (24/06) – retorno do feriado.

Quinta-feira (20/06) – Feriado de Corpus Christi

Com o evento “Marcha para Jesus” na região de Santana, o Metrô vai ampliar o quadro de funcionários nas estações mais próximas: São Bento, Luz, Tiradentes, Armênia, Portuguesa/Tietê, Carandiru e Santana, na Linha 1-Azul; além de República, Anhangabaú e Sé, na Linha 3-Vermelha.

Haverá trens reservas para atender as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela (operada pela ViaQuatro) e 5-Lilás (ViaMobilidade), em caso de aumento repentinode demanda. Ao longo de todo o dia, a circulação dos trens será similar à de um domingo.

Na Linha 15-Prata, as estações estarão fechadas até às 16h para testes no sistema de controle dos trens. Os passageiros poderão percorrer o trecho entre Vila União e Vila Prudente gratuitamente nos ônibus do sistema PAESE. Das 16h à 0h os trens circularão normalmente na Linha 15.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/06/19/estacoes-da-linha-15-prata-do-monotrilho-ficam-fechadas-no-feriado/

Sexta-feira (21/06) – Ponte de Feriado

A oferta de trens em todas as linhas será similar a de um sábado comum.

Sábado (22/06) – Partida entre Brasil x Peru na Arena Itaquera

Uma operação especial será feita pelo Metrô para atender aos torcedores que vão à Arena Itaquera para a partida da Copa América de Futebol, entre Brasil e Peru, às 16h. O quadro de funcionários será reforçado, especialmente nas estações Corinthians-Itaquera e Artur Alvim (Linha 3-Vermelha) que atendem ao estádio diretamente.

Para quem vai ao setor Oeste do estádio é recomendada a utilização da estação Artur Alvim. Já a Estação Corinthians-Itaquera deve ser usada por quem vai ao setor Leste. Esta última vai contar com um módulo adicional para a venda de bilhetes de embarque.

A circulação das composições será reforçada nos horários de chegada e saída dos torcedores ao estádio. Já nas demais linhas (1-Azul, 2-Verde, 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Prata) a oferta de trens será similar a de um sábado comum e haverá trens reservas, em caso de aumento repentino de demanda.

Domingo (23/06) – Parada do Orgulho LGBT

Haverá o reforço no quadro de funcionários, especialmente nas estações das Linhas 2-Verde e 4-Amarela, que estão mais próximas da Avenida Paulista, onde ocorrerá o evento. A circulação de trens nestas e nas demais linhas será similar à de um domingo típico. Trens reservas estarão à disposição para atender horários de maior demanda.

Segunda-feira (24/06) Retorno feriado prolongado

Para facilitar a volta do feriado prolongado, todas as estações da rede serão abertas 40 minutos mais cedo, a partir das 4h.

SPTRANS

A SPTrans informa que nesta quinta-feira, feriado de Corpus Christi, e na sexta-feira, dia 21 de junho,  o atendimento será normal nos postos de venda em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes.

As lojas (Augusta e Santa Cecília) e os postos da Rua XV de Novembro, Rua Boa Vista, terminais Santo Amaro e Pirituba, que atendem idosos e pessoas com deficiência, estarão fechados.

O Bilhete Único Especial para pessoas com deficiência é feito, inicialmente, pela internet. Após o cadastro é gerado um Relatório Médico que deve ser impresso e preenchido por um médico. Assim, o solicitante deve providenciar a documentação antes de comparecer a um posto de atendimento. Mais informações sobre o Bilhete Único Especial Pessoa com Deficiência estão disponíveis no link http://bilheteunico.sptrans.com.br/especial.aspx.

A relação completa dos serviços oferecidos em cada posto de atendimento pode ser acessada pelo link http://bilheteunico.sptrans.com.br/comumRecargaPostos.aspx. Para mais informações ligue 156.

Operação dos ônibus

A frota de ônibus no feriado será 39% da frota operacional em relação aos dias úteis. E na sexta-feira, considerado dia ponte, está previsto 89% da frota em operação.

Bilhete Único aos domingos e feriados

Aos domingos e feriados, quem tem o Bilhete Único cadastrado pode utilizar até quatro ônibus diferentes para sua viagem, em um período de oito horas, pagando somente uma tarifa. Desde que o cartão tenha sido pré-carregado da última vez com valor igual ou superior a quatro tarifas de créditos comuns.

Nas primeiras duas horas, o passageiro poderá utilizar o Bilhete Único Comum na integração com Metrô ou CPTM. Nas seis horas seguintes, deverá utilizar somente ônibus, desde que o total de viagens ônibus + metrô/trem não ultrapasse quatro viagens

Serviço – dias 20 e 21 de junho:

-Postos de venda e atendimento em Terminais e Expresso Tiradentes – FUNCIONARÃO NORMALMENTE

-Postos e lojas de Venda e Atendimento – FECHADOS

-Posto de Atendimento da Rua XV de Novembro – FECHADOS

-Posto de Atendimento da Rua Boa Vista – FECHADOS

-Postos de Atendimento a Idosos e Deficientes – FECHADOS – INCLUSIVE CENTRAL DA RUA BOA VISTA E TERMINAIS STO. AMARO E PIRITUBA

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Deixe uma resposta