Prefeitura de Guarulhos monta esquema de emergência para minimizar paralisação dos ônibus

Segundo a Prefeitura, a frota está sendo regulada pela demanda de passageiros. Foto: Divulgação / Fábio Nunes Teixeira.

Rodoviários da cidade aderiram à greve geral convocada por centrais sindicais

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo, informou que montou um esquema de emergência para minimizar a paralisação dos ônibus que ocorre nesta sexta-feira, 14 de junho de 2019. Os rodoviários da cidade aderiram à greve geral convocada por centrais sindicais.

O movimento é do Sincoverg (Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Rodoviário Urbano, Suburbano, Metropolitano, Intermunicipal e Cargas Próprias de Guarulhos e Arujá em São Paulo) e faz parte dos protestos contra a reforma da Previdência.

A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Guarulhos informou que elaborou um Paese (Plano  de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência), para atender a grande parte dos 367 mil usuários do transporte coletivo.

“Entre as medidas emergenciais, a frota de permissionários (micro-ônibus) será reduzida e vai operar como ocorre aos sábados, exceto as linhas que terão funcionamento normal, como são os casos das 486 – Soberana / Terminal São João;  480 – Parque Santos Dumont / Terminal Taboão; 383 – Recreio São Jorge / Terminal Taboão;  488 – Circular Aeroporto; e 483 – Marmelo / Terminal São João”, informou a Prefeitura, em nota.

Além disso, no restante da operação, toda frota está sendo regulada pela demanda de passageiros.

A Prefeitura informou que a frota está dividida por eixos: Parque Continental/Centro; o Terminal Pimentas/Cecap, Cocaia/Centro,  o Terminal São João/Cecap; o Terminal São João/ Centro; Vila Galvão/Centro; o Internacional Shopping/Centro, Terminal Cecap/Centro; Terminal Pimentas/Centro (via Dutra e via Ayrton Senna) e Terminal Pimentas/Internacional Shopping.

Na manhã desta sexta-feira, os ônibus de Guarulhos e Arujá não deixaram as garagens.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/06/14/onibus-em-guarulhos-e-aruja-parados-na-manha-desta-sexta-feira-por-greve-geral-de-centrais-sindicais/

A Justiça determinou frota mínima de 70% dos ônibus em Guarulhos e região estejam em funcionamento nos horários de pico nesta sexta-feira (das 5h às 10h e das 17h às 20h) e de 50% nas demais horas.

A pena prevista ao Sincoverg, por descumprimento, é de R$ 100 mil.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading