Rodoviários da Grande Cuiabá entram em acordo com empresas e suspendem greve

Foto: prefeitura de Cuiabá (MT)

Prefeitura fez a mediação entre empresas e trabalhadores. Salários serão pagos na quarta-feira, 12

ALEXANDRE PELEGI

Os trabalhadores do transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande decretaram o fim da greve que haviam iniciado na manhã desta segunda-feira, 10 de junho de 2019.

A decisão ocorreu após acordo com a prefeitura da capital do Mato Grosso e empresários de ônibus.

Toda a frota que atende à capital do Mato Grosso, além de Várzea Grande e os distritos da Guia e Livramento não saiu às ruas.

Os motoristas cruzaram os braços desde a madrugada sob a alegação de que não receberam os salários no 5º dia útil, vencido na última sexta-feira, 7.

Pelo menos 270 mil pessoas foram prejudicadas após a paralisação na região metropolitana da capital, que alcançou 100% da frota.

Em nota, a prefeitura de Cuiabá informa que acompanhou a situação desde o início, e que duas reuniões foram realizadas entre representantes das empresas, motoristas e o titular da Pasta do Transporte, Antenor Figueiredo.

Graças ao intermédio da gestão, a categoria acatou a proposta apresentada pelas empresas”, afirma a nota.

Os empresários se comprometeram a efetuar o pagamento dos salários até quarta-feira, 12 de junho. Como decorrência do acerto, o serviço de transporte coletivo está sendo retomado nesta tarde.

A assessoria de imprensa Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (AMTU) informou que as empresas de ônibus passam por dificuldades financeiras, e não puderam cumprir com o pagamento dos motoristas no 5º dia útil, conforme acordo coletivo.

PREFEITURA LIBEROU FAIXAS EXCLUSIVAS

Mais cedo, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) liberou os corredores exclusivos para ônibus por causa da greve.

A medida foi tomada para reduzir o impacto no trânsito causado pela paralisação de 100% dos motoristas de ônibus, ocorrida nesta segunda-feira (10)“, informou a prefeitura de Cuiabá.

Atualmente, Cuiabá conta com 14 km de faixas distribuídos entre as Avenidas Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), Tenente Coronel Duarte (Prainha), Getúlio Vargas e Isaac Póvas. As faixas são responsáveis pela redução de 30% do tempo de viagem dos passageiros que utilizam estes trechos, diz a administração municipal.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Informe Publicitário
Assine

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

     
Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading