Simulado de acidente no Sistema Anchieta-Imigrantes altera tráfego de ônibus e caminhões

Publicado em: 9 de junho de 2019

Sistema Anchieta-Imigrantes liga o ABC Paulista à capital e ao litoral. Foto: Divulgação.

Atividade será realizada nesta quarta-feira, 12 de junho de 2019

JESSICA MARQUES

Um simulado de acidente com carga perigosa na Interligação Planalto do Sistema Anchieta-Imigrantes, que liga o ABC Paulista à capital e ao litoral, vai alterar o tráfego de ônibus e caminhões na via. A atividade será realizada nesta quarta-feira, 12 de junho de 2019.

A simulação ocorre na Interligação Planalto, que fica na altura do km 40 da via Anchieta para a Imigrantes, sentido São Paulo, às 11h.

Segundo informações da Ecovias, que administra o sistema, no dia do simulado, a pista sul da via Anchieta estará bloqueada para obras em todo o seu trecho de serra, das 6h às 15h.

Durante esse período, o tráfego de ônibus e caminhões — que devem obrigatoriamente descer a Serra pela via Anchieta — será direcionado para a pista norte da rodovia, que estará com a mão de direção invertida, e será utilizada para descer a Serra.

O simulado terá uma carreta tanque, supostamente carregada de soda cáustica, que transita pela faixa da direita na Interligação Planalto, em direção à Capital. No simulado, o motorista é surpreendido por outro caminhão que tenta ultrapassá-lo, sem sinalizar a manobra e sem realizar totalmente a ultrapassagem.

Ainda seguindo o roteiro do simulado, ao tentar desviar do caminhão, o motorista da carreta tomba sobre a faixa e se inicia o vazamento da soda cáustica na pista. Na sequência, um veículo de passeio em alta velocidade, com quatro ocupantes, perde o controle da direção e capota. Um motociclista que trafegava pela via se depara com o acidente e é contaminado pelo produto químico quando tenta auxiliar o caminhoneiro.

“O roteiro desse acidente foi estrategicamente planejado pela Ecovias, com apoio da Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo), para o simulado que será realizado, no dia 12 de junho, a partir das 11h, na Interligação Planalto, na altura do km 40 da Anchieta para a Imigrantes, sentido São Paulo”, informou a Ecovias, em nota.

Com o cenário montado, será a vez das equipes da Ecovias e os prestadores de serviços entrarem em ação. Profissionais das rotas de tráfego, da SMR Resgates, da Porto Seguro, além do Policiamento Rodoviário e do Corpo de Bombeiros serão enviados para prestar os primeiros socorros às “vítimas”, sinalizar e organizar o tráfego no local do suposto acidente.

O exercício ainda contará com o apoio da Abiclor (Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados) e das empresas Borelli, Ambipar Group e Ceslog.

“Esse tipo de exercício é realizado anualmente com o objetivo de aprimorar a integração das equipes de atendimento da Ecovias”, disse o coordenador de tráfego e CCO da Ecovias, Felipe Martimiano, em nota.

“Ele é extremamente importante para que, quando necessário, as equipes estejam plenamente alinhadas para prestar um atendimento com qualidade, garantindo a segurança de todos os envolvidos”, informou.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Deixe uma resposta