Programa “Andar de Ônibus em SP” leva crianças de escola de Pinheiros para aprender a utilizar transporte coletivo da cidade

Estação Pinheiros. (Foto: Alexandre Pelegi)

Ação educativa, que integra ações do Maio Amarelo, acontece na manhã desta quarta-feira, das 10h às 11h30, no Terminal Pinheiros

ALEXANDRE PELEGI

O Programa “Andar de Ônibus em SP” levará alunos de uma escola do bairro de Pinheiros, com idade entre 9 e 10 anos, para aprender a utilizar o transporte coletivo da cidade nesta terça-feira, 14 de maio de 2019, das 10h às 11h30.

O programa é desenvolvido pelas áreas de Marketing, Operação e Treinamento da SPTrans e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Socicam e empresas do sistema municipal de transporte coletivo. Desde 2016, a ação acontece com alunos de escolas particulares.

A ação faz parte da programação do Maio Amarelo e busca incentivar o uso do transporte público e formar os passageiros do futuro, por meio de instruções sobre comportamento e cidadania nos ônibus.

A atividade reúne turmas de 30 a 35 alunos, e terá lugar no Terminal Pinheiros. No local, os alunos receberão palestra sobre o sistema de transporte, apresentada por pessoal treinado pela SPTrans. Após, farão visita ao Centro de Controle do terminal, de onde se monitora continuamente toda a operação dos ônibus, são divulgados os avisos sonoros e observam o uso da faixa de pedestre para que a travessia seja feita com segurança pelas pessoas que passam diariamente pelo terminal.

Após essas fases, os alunos farão uma viagem de ônibus dentro do próprio terminal para aprender sobre o uso do Bilhete Único e respeito aos assentos reservados.

Em comunicado à imprensa, a SPTrans afirma que o evento “possibilita às crianças receberem informações relevantes sobre a locomoção pela cidade, características visuais dos coletivos, divisão das áreas operacionais por cores, comportamento seguro no trânsito, entre outras”.

A atividade já foi realizada nos dias 7 e 9 deste mês.

Com a chegada do Maio Amarelo, a Secretaria Municipal de Transportes (SMT) por meio da São Paulo Transporte (SPTrans) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) promovem atividades interativas e educacionais de conscientização para alertar a sociedade sobre os altos índices de mortes no trânsito, a integração entre os modais, a segurança de pedestres e outras que incentivam a mobilidade urbana.

Diversas ações da SPTrans ocorrerão nos terminais e linhas de ônibus da cidade de São Paulo.

Essas ações visam disponibilizar os equipamentos públicos para uso em atividades em benefício dos usuários do transporte público.

1 comentário em Programa “Andar de Ônibus em SP” leva crianças de escola de Pinheiros para aprender a utilizar transporte coletivo da cidade

  1. Amigos, boa noite.

    Andar de buzão é fácil, tem de ensinar as crianças a esperar o buzão 20/20; ou mais.

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta