Programa “Andar de Ônibus em SP” leva crianças de escola de Pinheiros para aprender a utilizar transporte coletivo da cidade

Publicado em: 14 de maio de 2019

Estação Pinheiros. (Foto: Alexandre Pelegi)

Ação educativa, que integra ações do Maio Amarelo, acontece na manhã desta quarta-feira, das 10h às 11h30, no Terminal Pinheiros

ALEXANDRE PELEGI

O Programa “Andar de Ônibus em SP” levará alunos de uma escola do bairro de Pinheiros, com idade entre 9 e 10 anos, para aprender a utilizar o transporte coletivo da cidade nesta terça-feira, 14 de maio de 2019, das 10h às 11h30.

O programa é desenvolvido pelas áreas de Marketing, Operação e Treinamento da SPTrans e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Socicam e empresas do sistema municipal de transporte coletivo. Desde 2016, a ação acontece com alunos de escolas particulares.

A ação faz parte da programação do Maio Amarelo e busca incentivar o uso do transporte público e formar os passageiros do futuro, por meio de instruções sobre comportamento e cidadania nos ônibus.

A atividade reúne turmas de 30 a 35 alunos, e terá lugar no Terminal Pinheiros. No local, os alunos receberão palestra sobre o sistema de transporte, apresentada por pessoal treinado pela SPTrans. Após, farão visita ao Centro de Controle do terminal, de onde se monitora continuamente toda a operação dos ônibus, são divulgados os avisos sonoros e observam o uso da faixa de pedestre para que a travessia seja feita com segurança pelas pessoas que passam diariamente pelo terminal.

Após essas fases, os alunos farão uma viagem de ônibus dentro do próprio terminal para aprender sobre o uso do Bilhete Único e respeito aos assentos reservados.

Em comunicado à imprensa, a SPTrans afirma que o evento “possibilita às crianças receberem informações relevantes sobre a locomoção pela cidade, características visuais dos coletivos, divisão das áreas operacionais por cores, comportamento seguro no trânsito, entre outras”.

A atividade já foi realizada nos dias 7 e 9 deste mês.

Com a chegada do Maio Amarelo, a Secretaria Municipal de Transportes (SMT) por meio da São Paulo Transporte (SPTrans) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) promovem atividades interativas e educacionais de conscientização para alertar a sociedade sobre os altos índices de mortes no trânsito, a integração entre os modais, a segurança de pedestres e outras que incentivam a mobilidade urbana.

Diversas ações da SPTrans ocorrerão nos terminais e linhas de ônibus da cidade de São Paulo.

Essas ações visam disponibilizar os equipamentos públicos para uso em atividades em benefício dos usuários do transporte público.

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Andar de buzão é fácil, tem de ensinar as crianças a esperar o buzão 20/20; ou mais.

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta