Emplacamentos de ônibus no Brasil têm alta de 74,58% no acumulado do ano

Mercedes-Benz segue na liderança do ranking de marcas. Foto: Divulgação.

Dados foram divulgados pela Fenabrave neste mês de maio, considerando o primeiro quadrimestre

JESSICA MARQUES

Os emplacamentos de ônibus no Brasil tiveram alta de 74,58% no acumulado do ano. Os dados foram divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

De janeiro a abril deste ano, foram 8.886 unidades vendidas, enquanto no mesmo período de 2018, foram apenas 4.775 ônibus emplacados.

Em abril deste ano, foram emplacadas 2.142 unidades, enquanto em março foram 2.004. De um mês para o outro, a alta foi de 6,89%, segundo a Fenabrave.

Ao comparar abril deste ano com o mesmo mês de 2018, a alta foi de 84,66%, pois foram 2.142 ônibus emplacados, frente a 1.160 unidades.

O Setor da Distribuição, representado pelos segmentos de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros, somou, de janeiro a abril de 2019, 1.244.151 unidades licenciadas, o que representa aumento de 12,2% ante as 1.108.897 unidades comercializadas no mesmo período do ano passado.

Apenas no mês de abril, foram emplacados 339.424 veículos, 11,1% acima do volume registrado no mês de março de 2019, quando 305.524 unidades foram licenciadas. Na comparação com abril de 2018, mês que registrou 311.160 unidades emplacadas, a alta é de 9,08%.

Na visão do presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, o desempenho positivo, em abril, está relacionado aos dois dias úteis a mais, com relação ao mês de março.

“O mercado, como um todo, manteve o ritmo de recuperação. A média diária de vendas cresceu 0,5%, o que, para nós, reflete a expectativa de aprovação das Reformas, que estão em andamento. Ao analisarmos o volume acumulado, nas vendas do primeiro quadrimestre, que tiveram importante crescimento, observamos que existe uma gradual elevação nos índices de confiança do consumidor, impactados pela provável resolução deste assunto”, disse o presidente da entidade, em nota.

Alarico Assumpção Júnior comentou, ainda, que as projeções da Fenabrave, para o mercado automotivo, em 2019, estão mantidas.

“Após a aprovação das Reformas, temos consciência de que será necessário um tempo para a maturação e observação dos resultados, que refletirão, positivamente, na economia e na expectativa dos consumidores, que ainda vêm se mantendo cautelosos na tomada de decisão de compra”, analisou.

RANKING DE MARCAS

A Mercedes-Benz, líder de mercado em todo o ano de 2018, continua liderando as vendas de ônibus no país. Confira o ranking de marcas divulgado pela Fenabrave para o acumulado do ano:

acum

Confira os dados considerando apenas o mês de abril deste ano:

abril

Jessica Marques para o Diário do Transporte

 

Deixe uma resposta