Governador do Espírito Santo anuncia primeira fase de integração do Transcol ao transporte coletivo de Vitória

Sistema municipal de transporte de Vitória será integrado ao Transcol em 2020, estima governador do ES. (Foto: divulgação - clique para ampliar)

Em coletiva nesta segunda-feira, 6 de maio, Renato Casagrande confirmou que conversas com o município já estão avançadas, e Bilhete Único Metropolitano deverá vigorar em 2020

ALEXANDRE PELEGI

Conforme o Diário do Transporte noticiou neste sábado, 4 de maio de 2019, o Governo do estado do Espírito Santo anunciou em coletiva nesta segunda-feira, 6 de maio, o lançamento da primeira fase da implantação do Bilhete Único Metropolitano.

Relembre: Governo do Espírito Santo anuncia primeira fase da implantação do Bilhete Único Metropolitano

O objetivo é integrar o sistema de transporte coletivo municipal de Vitória ao Transcol, sistema metropolitano integrado de estrutura tronco-alimentadora que funciona dentro da Região Metropolitana.

Presente à solenidade, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destacou ser mais um passo que a Prefeitura da capital e o Governo do Estado estão dando para a integração dos dois sistemas de transporte.

Em sua fala, Luciano Rezende afirmou que há muito tempo tem dito que o sistema municipal não consegue se manter mais, “não tem viabilidade nenhuma e precisa ser integrado ao Trancol”.

Já o governador Renato Casagrande confirmou que as conversas com o município já estão avançadas, e a integração deve acontecer em 2020. Enquanto isso não ocorre, os passageiros continuam pagando as passagens do sistema municipal e do Transcol.

O bilhete único será adotado para que possamos usar também em outros sistemas e outros modais no futuro, como no aquaviário. Essa ação é mais uma que realizamos no sentido de melhorar o serviço para quem utiliza o transporte coletivo“, explicou Casagrande durante a coletiva.

VALIDAÇÃO DO NOVO SISTEMA

Durante 30 dias, a partir do dia 11 de maio, próximo sábado, os passageiros do sistema Transcol com vale-transporte deverão passar o cartão por dois validadores, um antigo e outro do novo sistema. Os dois validadores já estão instalados nos ônibus.

Esse procedimento será feito somente nesta fase, e todas as vezes que os passageiros utilizarem o sistema. A finalidade é validar os cartões no novo sistema, que lerá as informações para migrá-las para o sistema atualizado.

Após o período de 30 dias, quem não andou no sistema Transcol terá de ir até uma loja do GVBus nos terminais de Laranjeiras, na Serra; Vila Velha e Campo Grande, em Cariacica; Ufes e Loja Central, na Reta da Penha, para fazer a validação do cartão.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

 

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading