Maio Amarelo 2019 recebe mote ‘No trânsito, o sentido é a vida’

Durante o encerramento, serão condecoradas as iniciativas e ações de empresas, entidades do setor público e sociedade civil organizada que mais se destacaram. Foto: Divulgação.

Campanha nacional deste ano é resultado de parceria entre Observatório Nacional de Segurança Viária e Anfavea

JESSICA MARQUES

O Maio Amarelo 2019 recebe o mote “No trânsito, o sentido é a vida”. Os 30 dias da campanha nacional deste ano é resultado de uma parceria entre o Observatório Nacional de Segurança Viária e a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Por intermédio das crianças, sob a assinatura “#ME OUÇA”, o objetivo é levar à sociedade reflexões sob o comportamento seguro no trânsito.

A Anfavea é a patrocinadora da campanha nacional, que conta este ano com o apoio oficial do Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura e do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

As peças da campanha #ME OUÇA são disponibilizadas em alta resolução no site do Maio Amarelo (www.maioamarelo.com) para uso gratuito de empresas, entidades, municípios, grupos e fomentadores do trânsito mais seguro e humano. Os materiais disponíveis incluem peças publicitárias, spots de rádios e posts para redes sociais. Para usar, basta acrescentar o logo da instituição que representa e utilizar a campanha livremente.

Acesse os conteúdos: https://drive.google.com/drive/folders/1s8USPlZmhbF-eYh30lfz3g37Ge1BXOIq?usp=sharing

A abertura oficial da Campanha Maio Amarelo 2019 aconteceu no dia 24 de abril, em Vitória, no Espírito Santo. O encerramento, com a premiação “Destaques Maio Amarelo 2019”, acontecerá no dia 28 de junho, em Natal, no Rio Grande do Norte.

Durante o encerramento, serão condecoradas as iniciativas e ações de empresas, entidades do setor público e sociedade civil organizada que mais se destacaram.

EXPLICAÇÃO DO MOTE

“O Observatório desenvolveu o mote com a proposta que os adultos ouçam o conselho dado por uma criança, que com sua ingenuidade e inexperiência perante a vida, tem uma percepção e absorção do que é certo e errado com mais eficácia, sem filtros”, informou a equipe de comunicação oficial da campanha, em nota.

Confira a explicação do mote, na íntegra: A campanha teve sua inspiração nos cinco sentidos humanos, numa alusão à sinalização de trânsito. Ou seja, o trânsito é feito de sentidos. Para utilizá-lo, é preciso entender todos eles. Uma seta no carro da frente indica para onde ele vai virar. Um pedestre com a mão estirada na faixa de pedestre transmite o sentido de que ele quer efetuar a travessia. Só que, de sentido em sentido, fomos ficando egoístas e causando acidentes. Acabamos esquecendo um sentido muito importante: a audição. Precisamos voltar ao começo e ouvir os conselhos de quem não sabe mentir, e conhece muito bem o que certo e o que não é: as crianças. Mas qual é o sentido de ouvir o conselho de uma criança? A resposta é pura e simples: O sentido é a vida.

O tema foi aprovado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e recomendado por meio da resolução nº 771, de 28 de fevereiro de 2019.

Assim como em 2018, o tema escolhido propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade, segundo informações da organização da campanha.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

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