Interrupções na Linha 3-Vermelha para instalação de sistema de controle de trens seguem até julho, segundo Metrô
Publicado em: 29 de abril de 2019
Nesta fase dos serviços, estão sendo instalados cabos do CBTC
JESSICA MARQUES
As interrupções na Linha 3-Vermelha (Palmeiras–Barra Funda / Corinthians–Itaquera) do Metrô de São Paulo estão previstas para serem realizadas até julho deste ano. Segundo informações da Companhia do Metropolitano, as intervenções no funcionamento da linha ocorrem desde abril para implantação do CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicações).
Neste domingo, 28 de abril de 2019, o Metrô de São Paulo fechou as estações Artur Alvim e Corinthians–Itaquera para as obras. O acesso à Linha 11–Coral da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) também ficou fechado e o PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) foi acionado.
Em nota enviada ao Diário do Transporte, o Metrô informou que está dando andamento à implantação do sistema CBTC na Linha 3- Vermelha. Segundo a companhia, as interrupções estão sendo necessárias para a instalação de cabos do CBTC.
“O CBTC é o mais moderno sistema de sinalização e controle de trens disponível atualmente. Nesta fase dos serviços, estão sendo instalados cabos deste sistema ao longo da linha. Desde o início de abril, estão sendo realizadas intervenções no funcionamento da linha para facilitar a implantação do CBTC, que seguem até julho. O sistema possibilitará a diminuição dos intervalos entre trens e menor consumo de energia”, informou o Metrô, em nota.
O CBTC, que segundo o Metrô é um moderno sistema de sinalização e controle de trens, é utilizado nas linhas 15-Prata do Metrô e 4-Amarela. Em 2017, Linha 5-Lilás também ganhou a tecnologia.
Jessica Marques para o Diário do Transporte


Comentários