Marcopolo lança universidade corporativa

Objetivo é desenvolvimento dos funcionários e alinhamento com estratégias da empresa

JESSICA MARQUES

A encarroçadora de ônibus Marcopolo lançou nesta semana uma universidade corporativa. O objetivo da instituição, segundo a empresa, é o desenvolvimento profissional dos funcionários e o alinhamento com as estratégias de negócio da companhia.

A Universidade Marcopolo foi lançada nesta terça-feira, 23 de abril. De acordo com Tailise Franco, supervisora das áreas de Treinamento e Desenvolvimento Organizacional, a instituição permite diversas experiências de aprendizagem para os colaboradores, alinhadas aos objetivos estratégicos da empresa e aos conhecimentos necessários para que eles desenvolvam suas atividades.

“Nosso objetivo é proporcionar a todos os colaboradores, formas e oportunidades de desenvolvimento e aperfeiçoamento. Para isso, a universidade é composta por cinco escolas: Escola de Excelência Operacional; Escola de Excelência Comercial; Escola de Inovação; Escola de Liderança, e Escola Lean”, disse, em nota.

Confira as competências de cada segmento:

  • A Escola de Excelência Operacional tem como objetivo capacitar os colaboradores em segurança, qualidade, entrega e custos, com foco na competitividade;
  • A Escola de Excelência Comercial visa capacitar a equipe de vendas para atuar com excelência na gestão comercial, maximização de negócios e fidelização dos clientes;
  • A Escola de Inovação, capacitar os colaboradores para uma cultura de inovação em serviços, processos e produtos;
  • A Escola de Liderança, desenvolver líderes em gestão de negócios e pessoas;
  • A Escola Lean, capacitar continuamente todos os colaboradores na filosofia LEAN;
  • Segundo Priscila Cattuzzo Marchioretto, analista de Treinamento e Desenvolvimento, cada colaborador tem disponível diferentes cursos conforme o seu perfil e área de atuação.

Tailise informou ainda que as escolas elegíveis para cada colaborador estão habilitadas no perfil de acesso online de cada um e os cursos são presenciais ou online. Os métodos de ensino são por meio de e-learning, artigos, quizz, vídeo-aulas, entre outros.

Os funcionários da Marcopolo também contam com cursos de autodesenvolvimento (EAD – Educação à distância) que podem ser acessados via internet ou aplicativo, conforme informado, em nota.

“Todos os meses estarão disponíveis novos cursos e, a cada seis meses, a grade com a oferta de cursos será analisada e revisada para permitir o contínuo desenvolvimento dos colaboradores, de maneira dinâmica e moderna”, explica Tailise Franco.

A Universidade Marcopolo possui um site (http://www.universidade.marcopolo.com.br) que disponibiliza de forma integrada diversas ações de desenvolvimento, tanto presenciais quanto online, além de permitir consultar o histórico de cursos online realizados, acessar artigos, vídeos, livros virtuais, entre outros e realizar a inscrição nos cursos presenciais disponíveis nas trilhas.

Cada colaborador poderá acessar a universidade pela intranet da empresa ou baixar o aplicativo no celular, que está disponível para Android e iOS.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

1 comentário em Marcopolo lança universidade corporativa

  1. Amigos, boa noite.

    Marcopolo; PARABÉNS!

    Esta é uma ação digna de uma empresa moderna e que pensa à frente; afinal quem produz o buzão?

    Muito legal esta ideia.

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta