Proterra anuncia parceria com a Mitsui para reduzir custos na compra de ônibus elétrico nos EUA

Novo programa permitirá a compra dos ônibus separadamente de suas baterias, o que deixará o preço dos veículos similares aos dos movidos a diesel

ALEXANDRE PELEGI

A Proterra, uma startup americana de ônibus elétricos, anunciou nesta semana uma parceria com a Mitsui & Co. para a criação de uma linha de crédito de US$ 200 milhões (R$ 785 milhões) em apoio a um programa de aluguel de baterias.

A ideia é acelerar a adoção dos ônibus elétricos nos sistemas de transporte coletivo das cidades dos Estados Unidos.

Com a parceria com a japonesa Mitsui & Co., uma das companhias mais diversificadas do mundo – comércio, investimentos e serviços –, a Proterra acredita que poderá tornar os ônibus elétricos mais acessíveis, além de ajudar na transição das frotas para a eletricidade em uma escala muito maior.

De acordo com a Proterra, o novo programa permitirá que os clientes do setor de transportes possam comprar ônibus elétricos separadamente de suas baterias, fazendo com que esses veículos “tenham aproximadamente o mesmo preço que um ônibus a diesel“, graças à possibilidade de poderem alugar as baterias ao longo dos 12 anos de vida útil do ônibus.

A montadora americana alega que o novo programa de leasing “remove uma das maiores barreiras para a adoção de ônibus elétricos“, permitindo que as agências de transporte dos EUA possam modernizar suas frotas mais rapidamente, a fim de atingir as metas de zero carbono muito mais cedo.

Para o CEO da Proterra, Ryan Popple, a facilidade de crédito inédita para o transporte público é um marco significativo na evolução para tornar a tecnologia de veículos elétricos pesados ​​acessível através de modelos inovadores de financiamento. “O contínuo apoio da Mitsui como um parceiro confiável para essa instalação servirá como uma base para o programa de aluguel de baterias Proterra se expandir e permitir que as agências de transporte em toda a América do Norte tragam transporte limpo e silencioso para suas comunidades”, afirmou Popple.

Yosuke Matsumoto, Gerente Geral da Divisão de Novos Negócios e Inovação da Mitsui, comentou a parceria, afirmando que a iniciativa para apoiar a Proterra, à medida que a empresa expande seu programa de aluguel de baterias, permitirá a rápida adoção e uma ampla comercialização de seus ônibus elétricos. “Há uma oportunidade única para os mercados fornecerem o capital necessário para acelerar a transição iminente para as frotas de ônibus 100% bateria-elétrica e reduzir as emissões de carbono”, afirmou Matsumoto.

No Brasil, a Mitsui participa da Linha 4-Amarela do Metrô de SP, primeiro projeto de PPP no setor de transporte no Brasil, além de atuar desde os anos 1950 no fornecimento de material rodante, equipamentos e serviços para o mercado ferroviário. Recentemente, a Mitsui assumiu o controle acionário da Supervia, empresa que opera trens urbanos em 12 municípios do Rio de Janeiro.

UNIVERSIDADE DA GEÓRGIA ADQUIRE 20 ÔNIBUS PROTERRA

No início do mês de abril a Universidade da Geórgia, no estado americano de mesmo nome, adquiriu 20 ônibus elétricos da Proterra. Com a aquisição, a Universidade terá uma das maiores frotas de ônibus elétricos nos EUA.

Foram adquiridos 20 ônibus modelo Proterra Catalyst E2, de 40 pés (12,2 metros). Para a aquisição, foram utilizados recursos provenientes do “GO! Transit Capital Program”, administrado pela Autoridade Estadual de Estradas e Rodovias da Geórgia.

De acordo com o comunicado de imprensa, durante a vida útil de 12 anos dos veículos, a frota de elétricos vai deixar de usar mais de 2.500.000 galões de diesel e eliminar mais de 2.000 toneladas/ano de emissões de carbono.

Além dos ônibus, o campus da Universidade terá 14 carregadores rápidos DC (125 kW Proterra PCS).

A versão DuoPower está equipada com dois motores elétricos para um melhor desempenho.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

 

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading