Projeto leva apresentações teatrais em ônibus a crianças do ABC Paulista

Publicado em: 14 de abril de 2019

Prefeitura de Santo André, no ABC Paulista, firmou um contrato com a Diastur para a operação do transporte escolar no município em fevereiro deste ano. Foto: Divulgação / Diastur Turismo.

Teatro a Caminho da Escola, criado pela Diastur Turismo, é direcionado às cidades de Santo André e São Bernardo do Campo

JESSICA MARQUES

Um projeto que leva apresentações teatrais em ônibus a crianças do ABC Paulista está completando seis anos em 2019. O Teatro a Caminho da Escola, criado pela Diastur Turismo, é direcionado às cidades de Santo André e São Bernardo do Campo.

As apresentações teatrais são feitas dentro dos ônibus escolares, com mensagens de cunho educativo para os alunos do Ensino Infantil (03 a 05 anos) e do Ensino Fundamental (06 a 11 anos) de São Bernardo do Campo.

Agora, o projeto Teatro a Caminho da Escola, da Diastur Turismo, inicia uma nova fase com apresentações também nas escolas e linhas escolares da rede pública em Santo André. Nesta primeira fase foram cerca de 30 apresentações, envolvendo 12 escolas e 52 linhas escolares.

A Prefeitura de Santo André, no ABC Paulista, firmou um contrato com a Diastur para a operação do transporte escolar no município em fevereiro deste ano. A empresa atua no segmento de transporte escolar há mais de 20 anos e, no ABC Paulista, também é responsável por transportar alunos do município de São Bernardo do Campo.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/02/03/prefeitura-de-santo-andre-firma-contrato-com-diastur-para-operacao-de-transporte-escolar/

De acordo com a diretora da Diastur Turismo, Milena Braga Romano, o projeto Teatro a Caminho da Escola surgiu em 2012 com o objetivo de proporcionar acesso à cultura do teatro para as crianças e utilizar os elementos lúdicos das encenações como instrumento do processo de adaptação às regras do transporte escolar e das escolas.

“Decidimos criar esta ação em razão do número de ocorrências registradas pelas monitoras dentro do transporte escolar, relacionadas à adaptação dos alunos às regras do transporte, como pontualidade no horário de embarque, manter o cinto de segurança afivelado durante a viagem, não se alimentar dentro do ônibus e respeitar os colegas, o motorista e a monitora”, disse.

O Projeto Teatro a Caminho da Escola conta com a participação da Secretaria de Educação e das escolas atendidas pela Diastur. A Secretaria de Educação organiza o cronograma de datas e os horários que as apresentações devem ocorrer e as instituições auxiliam na construção dos textos.

“Nas escolas, as apresentações duram em média 15 minutos e são realizadas de terça a sexta-feira, em dois períodos (manhã e tarde), conforme a programação da Secretaria de Educação. As escolas recebem as apresentações nos dois períodos (manhã e tarde). Uma dupla de atores encena os textos adaptados às necessidades das escolas para educar e instruir as crianças como pontualidade com os horários, higiene pessoal e violência. Neste modelo, os alunos recebem a apresentação teatral dentro da escola (teatro ou pátio)”, explicou a Diastur, em nota.

No transporte escolar a serviço da prefeitura, as apresentações são realizadas também por uma dupla de atores, na saída dos alunos do período da manhã e na entrada do período da tarde, e duram, em média, cinco minutos. Neste modelo, os alunos são surpreendidos dentro do transporte com a visita dos personagens.

“As apresentações transformaram os costumes das crianças durante o trajeto entre suas casas e as escolas e ganharam excelente aceitação. Tanto que, no ano passado, decidimos levar as peças teatrais dos ônibus para dentro das escolas. Neste primeiro ano nas escolas, cerca de 1.500 crianças assistiram aos espetáculos”, contou Milena.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Deixe uma resposta