Ônibus MAN ganha segunda linha de montagem no México

Publicado em: 8 de abril de 2019

Volkswagen Caminhões e Ônibus comemora 15 anos no país e inaugura em Querétaro segunda linha de produção para chassis voltados ao mercado de ônibus rodoviários e de fretamento

ALEXANDRE PELEGI

Com um investimento de € 1,5 milhão (cerca de R$ 6,5 milhões) a Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de inaugurar sua segunda linha de produção no México para os chassis MAN RR3 19.360/19.480 e RR5 26.480, voltados ao mercado de ônibus rodoviários e de fretamento.

O fato, além de parte da estratégia de crescimento da montadora, integra as comemorações de 15 anos da MAN no país da América do Norte.

Para montar a plataforma de ônibus MAN, a nova linha vai ocupar uma área de 900 metros quadrados, dentro dos 18.720 metros quadrados da fábrica de Querétaro.

A estrutura tem tecnologia de ponta, gerando 42 empregos diretos para operá-la.

Serão seis estações de trabalho, com capacidade de montar um chassi por dia, com 12 colaboradores, entre eles uma mulher como operadora, dois profissionais de logística e um inspetor de qualidade.

Os chassis MAN RR3 19.360/19.480 e RR5 26.480 que serão produzidos vêm com motor MAN D2066 EEV, com seis cilindros, que variam entre 400 e 480 cavalos de potência, dotados de tecnologia Euro 5 e caixa de transmissão TipMatic de 12 velocidades.

Com operação minuciosa em cada um dos postos de trabalho da linha, cumpre-se o protocolo de produção do veículo e as normas de qualidade do grupo em nível mundial.

Após a finalização de todas as etapas de fabricação da unidade, é feita uma inspeção final validando todo o processo registrado.

Segundo comunicado da montador, após a montagem do chassi, a unidade passa por um processo de encarroçamento “que tem como resultado final um ônibus de 15 metros de comprimento”.

Ao fim desse trabalho, são instalados os sistemas de segurança e assistência da mais nova geração (ACC, LGS, EBA), que são testados para avaliar seu pleno funcionamento.

Os encarroçadores homologados pela MAN para estas plataformas são a Marcopolo, a Ayats e a Irizar, em suas versões de piso simples ou duplo, desde 13 até 15 metros de comprimento.

Leandro Radomile, diretor geral da Volkswagen Caminhões e Ônibus no país, destaca: “Nosso chassi MAN RR5 26.480 nasce otimizado para a fabricação de ônibus de dois andares, o que representa uma vantagem em termos de segurança, conforto e desempenho, tornando-se o chassi preferido dos transportadores mexicanos, como o Grupo IAMSA, sendo o ônibus de piso duplo mais vendido no país”.

Miguel Vallejo, diretor comercial, ressalta o pós-vendas como um diferencial. “Contamos com um armazém central de peças de onde distribuímos a todo o país, através de nossa rede de concessionárias, para prestar o suporte necessário. Contamos com técnicos regionais com unidades móveis, cobertura de nossa rede de concessionários e em breve seis deles qualificados como MAN Bus Center para dar a atenção certificada e prestar a manutenção solicitada”, comenta.

A montadora oferece a seus clientes um esquema flexível de contratos de manutenção, em que se ajusta às necessidades dos clientes, prestando um serviço integral que pode ir desde a prevenção até um serviço de ponta a ponta, incluindo reparos corretivos e relatórios de telemetria para medir a performance do veículo e a administrar a frota, programando e prevenindo ações de manutenção.

Os ônibus MAN contam com garantia de dois anos para o trem de força e um ano para todos os componentes dos chassis, sem limite de quilometragem”, completa o comunicado da MAN.

MAN_mexico_00_capaMAN_mexico_04_capaMAN_mexico_03_capaMAN_mexico_01_capa

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

  1. MarcoV disse:

    Bom mesmo é o ônibus completo oferecido pela MAN na Europa (Lion’s Coach L) com o motor D 2676 LOH de 510 hp:
    https://www.bus.man.eu/man/media/en/content_medien/doc/business_website_bus_master_1/11968_Broschuere_LionsCoach_2017.pdf

Deixe uma resposta