Limeira prorroga intervenção no transporte por mais 180 dias
Publicado em: 28 de março de 2019
Prefeitura mantém controle da operação dos serviços de transporte coletivo urbano desde abril de 2017
ALEXANDRE PELEGI
Em decreto com data de 25 de março de 2019, a prefeitura de Limeira, interior de São Paulo, prorrogou o prazo da intervenção na operação do serviço público de transporte coletivo urbano de passageiros por mais 180 dias.
Esta é a segunda prorrogação.
Em setembro de 2018, a prefeitura já havia prorrogado a intervenção pelo mesmo prazo, que venceu agora. Relembre: Limeira prorroga intervenção no transporte público por mais 6 meses
Desde abril de 2017 a prefeitura mantém o controle da operação na empresa Viação Limeirense, concessionária do transporte coletivo do município.
Dois motivos desencadearam a intervenção, que foi oficializada por decreto assinado pelo prefeito Mario Botion no dia 14 de abril daquele ano e publicado em edição extra do Jornal Oficial do Município: uma greve dos ônibus, que paralisou os serviços de transporte público na cidade, e a falta de acesso ao banco de dados do Sistema Integrado de Transportes, mesmo após decisão judicial que obrigava a abertura das informações.
O advogado Renato Pavanelli foi nomeado interventor, situação que se mantém até o momento.

VIAÇÃO LIMEIRENSE SOB INTERVENÇÃO
Logo no dia da intervenção na Viação Limeirense, o site da prefeitura de Limeira descreveu os motivos da medida.
Segundo a administração municipal, após a criação de uma comissão específica e de várias reuniões objetivando a elaboração de um contrato emergencial – e em paralelo a abertura de licitação para o serviço –, a Viação Limeirense não concordou. E a Prefeitura descartou nova prorrogação do contrato com a empresa de ônibus.
Para comunicar a intervenção à população em 2017, a prefeitura produziu um vídeo:
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

