EPTG tem faixa invertida a partir desta segunda-feira, no Distrito Federal

Publicado em: 17 de março de 2019

Governo realizou testes da nova operação neste sábado. Foto: Divulgação.

Intenção do governo é reduzir em até 30 minutos o tempo de viagem no transporte coletivo

JESSICA MARQUES

As faixas de ônibus da EPTG serão invertidas a partir desta segunda-feira, 18 de março de 2019, no Distrito Federal. A intenção do governo é reduzir em até 30 minutos o tempo de viagem dos passageiros no transporte coletivo da região.

De acordo com informações da Agência Brasília, a ação tem caráter provisório, até que seja definitivamente implantado o sistema BRT (Bus Rapid Transit) na rodovia.

Neste sábado, 16 de março de 2019, foram feitas simulações de circulação diferenciada no local, com seis ônibus transitando pela faixa reversa.

Conforme já noticiado pelo Diário do Transporte, diversas mudanças ocorrerão no trânsito, envolvendo os ônibus e os veículos de passeio.

De acordo com informações do governo, os ônibus que vão no sentido Plano Piloto passarão a usar a faixa reversa, e os demais veículos poderão usar a via que hoje é exclusiva dos ônibus. Essa alteração vale em dias úteis, das 6h às 9h e das 17h30 às 19h45.

“A ação tem caráter provisório e está sendo implementada pela Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob), do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) e do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans). A intenção é que a mudança dure até que seja implantado o sistema BRT definitivamente na EPTG, com as paradas no canteiro central da rodovia e uso dos ônibus que têm porta do lado esquerdo”, informou o governo do Distrito Federal, em nota.

Confira as mudanças, na íntegra:

Nos horários em que os ônibus estiverem passando pela faixa invertida, embarque e desembarque serão feitos no canteiro central da EPTG, ao lado da faixa reversa.

  • Das 6h às 9h – a faixa será reversa no sentido Taguatinga/Plano Piloto (onde o fluxo é intenso. Apenas as linhas de ônibus com destino ao Plano Piloto trafegarão na faixa exclusiva, no sentido reverso.
  • Das 17h30 às 19h45 – a faixa será reversa no sentido Plano Piloto/Taguatinga. Apenas as linhas de ônibus com origem no Plano Piloto trafegarão na faixa exclusiva, no sentido reverso.
  • No horário de pico, todos os carros poderão utilizar a faixa exclusiva no sentido do fluxo
  • Fora do horário de pico, apenas as linhas semiexpressas, transporte escolar, táxis, ambulâncias, carros oficiais e outros autorizados pelo poder público é que poderão utilizar a faixa exclusiva.
  • No horário entrepico, as linhas de ônibus, com exceção das linhas semiexpressas, voltam a trafegar nas marginais. – ou seja, as linhas que utilizaram a faixa reversa no horário de pico voltam para a via marginal.
  • Já as linhas de ônibus que trafegam pela EPTG e que possuem destino intermediário – Águas Claras, Vicente Pires, Guará e outros destinos – continuam trafegando nas marginais.

Confira as linhas que terão mudanças:

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Deixe uma resposta