Chuva forte complica situação do transporte coletivo na capital

Terminal Bandeira ficou alagado na noite deste sábado.

Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas informou que a cidade de São Paulo tem ao menos 15 pontos de alagamento. Linhas 8 e 9 da CPTM seguem com problemas

ALEXANDRE PELEGI

A forte chuva que caiu no início da noite deste sábado provocou vários pontos de alagamentos na capital paulista, alagando estações de trem e metrô.

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas anunciou às 17h:42 que toda a cidade entrava naquele instante em estado de atenção para alagamentos.

No terminal Barra Funda, importante ponto de integração de vários modos de transporte – ônibus intermunicipais, linha 3-Vermelha do Metrô e linhas 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM, além de vários linhas urbanas da SPTrans –há diversos pontos de alagamento.

As ruas alagadas impedem o fluxo normal de ônibus e carros, e dificulta o acesso ao transporte coletivo.

O Terminal Bandeira fechou por conta de enchente, impedindo o embarque e desembarque dos ônibus urbanos, sendo reaberto minutos depois.

SITUAÇÃO DOS TRENS

A Linha 9-Esmeralda, cujos trens circulavam com intervalos maiores entre as Estações Pinheiros e Hebraica-Rebouças devido a “Problemas Técnicos”, há pouco (20h:22) passou a operar parcialmente. A CPTM informa que por motivo de alagamento os trens seguem até a Estação Presidente Altino. Para continuar a viagem, o usuário precisar fazer a transferência para a Linha 8-Diamante da CPTM.

mapa-linha-9

Já a Linha 8, que havia paralisado a circulação dos trens entre Júlio Prestes e Barra Funda às 18h:30, e voltara a operar normalmente às 20h:10, voltou a circular com problemas minutos depois, novamente provocados pelas chuvas.

A Companhia informa que os trens operam neste momento com Velocidade Reduzida e intervalos maiores entre as Estações Itapevi e Júlio Prestes.

Linha_8_-_Diamante_mapa

A Linha 5-Lilás de Metrô, operada pela Via Mobilidade, trafega com lentidão “devido a falha em equipamento de Via em Adolfo Pinheiro” desde as 09h:09, segundo informa o site da concessionária.

mapa_linha-5-lilas

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta