Maior encarroçadora de ônibus da Argentina encerra atividades e despede mais de 500 funcionários

Publicado em: 28 de fevereiro de 2019

A Metalpar, de origem chilena, pertence ao grupo brasileiro Marcopolo S.A. e concentra mais de 70% das vendas de carrocerias na Argentina. Foto: Divulgação.

Planta de San Martin da Metalpar está fechada

JESSICA MARQUES

A maior encarroçadora de ônibus da Argentina, a Metalpar, fechou as portas e despediu mais de 500 funcionários. De acordo com a mídia local, a planta de San Martin foi fechada após comunicado aos trabalhadores.

Com o fechamento da empresa, foram demitidos operários e profissionais que atuam nos setores de limpeza, alimentação, segurança e manutenção.

O portal Info Gremiales noticiou nesta semana que mais de mil postos de trabalho devem ser impactados com o fechamento da encarroçadora.

A queda nas vendas da empresa já havia resultado em redução de funcionários em 2018. A empresa informou à mídia local que realizou solicitou ao Governo Federal medidas para evitar que o fechamento da fábrica ocorresse.

Em um encontro com a Direção Nacional de Relações Trabalhistas, em maio do ano passado, a empresa já havia informado a possibilidade de fechar as portas.

A partir de então, ainda de acordo com a mídia local, foi criado um programa para dar suporte à fabricação, produtividade, qualidade e custos da empresa, contudo, ainda assim a encarroçadora alegou problemas financeiras e fechou as portas.

A Metalpar, de origem chilena, pertence ao grupo brasileiro Marcopolo S.A. e concentra mais de 70% das vendas de carrocerias na Argentina. Por isso, de acordo com o portal argentino Turbo, há a possibilidade de que os ônibus sejam importados da encarroçadora brasileira.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

  1. edgardo disse:

    Seu outro joint-venture na Argentina com a Metalsur para fabricaçao de rodoviários também esta num momento complicado com muitas unidades em estoque sem vender! Uma parceria que se encerra são 36 mi, de reais jogados na lixeira!! Ganhar no Brasil pra ter perdas fora não adianta…kkkkk

  2. claudio disse:

    O titulo da matéria deveria ser Marcopolo encerra as atividades na Argentina, já que a Metalpar pertence a Marcopolo!
    Essa é a segunda vez que a Marcopolo encerra atividades de produção de carrocerias na Argentina.

Deixe uma resposta