Bolsonaro promete acabar com simulador e aumentar validade da CNH

Game racing simulator

Medidas foram anunciadas neste sábado pelo presidente por meio de sua conta no Twitter

ALEXANDRE PELEGI

O presidente Jair Bolsonaro quer desburocratizar o trânsito brasileiro.

Medidas como a extensão da validade da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de 5 para 10 anos, e o fim das aulas obrigatórias com simuladores nas auto-escolas do país, serão anunciadas oficialmente pelo Ministério de Infraestrutura, Tarcísio Freitas.

O próprio Bolsonaro divulgou essas medidas através de sua conta pessoal no twitter neste sábado, dia 9 de fevereiro de 2019.

Apesar da manifestação do presidente, o ministro Tarcísio Freitas já havia antecipado essas medidas em uma longa entrevista para o jornal Valor Econômico na quinta-feira, 7.

Sob o argumento de que as medidas têm como finalidade facilitar a vida do condutor brasileiro, trazendo economia e menos burocracia, o governo quer criar uma série de facilidades.

O ministro Tarcísio Freitas chegou a afirmar que o simulador é totalmente desnecessário: “Isso é para vender hardware e software, só para aumentar custo. É lobby, é máfia”, disse.

twiter_bolsa

Especialistas já começaram a discutir as declarações do ministro. Segundo o Portal do Trânsito, J. Pedro Corrêa, fundador do Programa Volvo de Segurança no Trânsito, manifestou sua preocupação.

Quando um Ministro de Governo diz que ´vamos acabar com esse troço´, certamente não parece ser o tipo de autoridade que gostaríamos de ver gerenciando um setor importante da vida brasileira que registra cerca de 40 mil mortes, 500 mil feridos, mais de 40 bilhões de danos materiais ao País. Este “troço”, se bem usado, pode ajudar a diminuir estas perdas e isto sem envolver máfias”, avalia J. Pedro, que atualmente atua como consultor, especialista em programas de segurança no trânsito e em comunicação empresarial.

Mas David Duarte Lima, doutor em Segurança de Trânsito e presidente do Instituto de Segurança no Trânsito, pensa de forma diversa. Para ele, o simulador foi implantado no processo de formação dos condutores com finalidade exclusivamente comercial, segundo declarações ao Portal do Trânsito.

“Não há qualquer estudo com representatividade sobre o tema. Os estudos existentes são frágeis, com amostras pequenas, sem validade para o Brasil. São experiências de “quase-laboratório”, afirma.

Independente disso, falta ao governo definir como será sua política de segurança no trânsito, algo em que o país ainda está atrasado.

Documento lançado pela Organização Mundial da Saúde em dezembro de 2018 mostrou que, apesar de as taxas de mortalidade no trânsito no Brasil estarem registrando tendência de queda, elas permanecem bem acima das taxas europeias.

Em 2006 morriam 20 pessoas por 100 mil habitantes, número que caiu para 19,7 por 100 mil em 2016. Na Europa, a taxa é a metade disso: 9,3 mortes por 100 mil habitantes.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Kerlla campos watanabe disse:

    Sim , mais como vai ficar os intrutores de simulador q depende desse salário para sustentar sua família!!

    1. caio disse:

      instrutor de simulador …… vai trabalhar …..

      1. Vera Lúcia disse:

        simulador não prestação pra nada a não ser pra tirarem dinheiro dos alunos

    2. Divanett Lopes de Andrade disse:

      O mais engraçado e que nem ouço mais falarem nesse assunto de acabar com essa roubalheira de simulador.

  2. Rodrigo Zika! disse:

    Tomara que acabe, o preço pra tirar CNH e uma vergonha, além do carro, que custa o valor de uma casa, e não e compatível com o salário do brasileiro, sem contar a corrupção pra passar no exame, nos EUA com menos de 300 dólares tira uma CNH, e não paga mais nada por isso, além do carro que e muito barato, vergonha.

    1. zilda disse:

      muitas pessoas não conseguem tirar cnh o preço é absurdo e o salário mínimo uma vergonha

    2. HERIVELTON disse:

      VAI TIRA CNH NOS ESTADOS UNIDOS SIMPLES

      1. João de Deus disse:

        Também acho isso!
        Paga o visto e vai lá tirar a habilitação

  3. Daniel Rodrigues disse:

    Bolsonaro podia passar para dois anos o prazo para tirar carteira .mas tirar o simulador e aumentar o tempo de renovar a carteira e boa.

  4. Jeiel disse:

    No Brasil não há auto-escola, pois ninguém aprende dirigir nesse “troço”. Só se aprende a fazer baliza e dicas pra passar na prova, nada mais. Se fosse uma escola de verdade, nosso trânsito não mataria mais do que arma de fogo, como é a situação encontrada hoje, senhores especialistas.

    1. valmir disse:

      Sou instrutor, aceito sua opinião, mas descordo . Uma vez que a ministração é passada respeitando a legislação brasileira em toda sua amplitude . É questão cultural de falta de educação mesmo que acontece tantas tragédias em todos seguimentos em nosso País.Educação e respeito começa no berço.

  5. Adriana Esteves disse:

    Sou instrutora de simulador de trânsito e posso garantir q esse instrumento é fundamental para tirar a CNH!! Me desculpe senhor presidente, mas o senhor não intense de formaćao de condutores além do mais vou niver do q??????????? E o sustento da minha família e de muitas outras

  6. Adriana Esteves disse:

    Estou indignada

  7. HERIVELTON disse:

    ATE ONTEM NAO EXISTIA SIMULADOR NINGUEM MORRIA DE FOME AGORA JA MORREN O OUTRO DEVERIA TIRA NOS ESTADOS UNIDOS ENTAO

  8. rosa disse:

    sou instrutora de simulador, pratica e teórica de transito gracas a DEUS vai acaba o simulado e nos não vamos fica desempregada pq antes do simulado nos dávamos aula pratica ou teórica e o simulado e uma fraude só pra arranca dinheiro do povo depois que entro olha ade cadencia das autos escolas quase não tem mais alunos ai sim fiquei preocupada e com medo sem aluno sem emprego
    tira mesmo esse simulado senhor presidente pq todos os alunos que eu ministrei aulas tem a mesma linha de pensamento que a minha . Fora simulado pq o maior prejudicado e o aprendiz pq pratica e diferente de virtual fora simulador

    1. Carlos disse:

      Muita burocracia gera mais custos e corrupção e afasta os alunos por causa dos custos fora da realidade do país.
      Simplicidade rapidez trás mais interesse de novos alunos .
      E ninguém vai ficar desempregado com mais alunos que virão com a agilidade pra se conseguir a CNH.

  9. Edcarlos disse:

    “Se é tão bom esse simulador como alguns defendem, depois dele, nestes anos que se passaram, teve quantos por cento de diminuição nos acidentes, devido a implantação desse troço? Por min já era para ter acabado a tempo, pois se paga valores muito altos as autos escolas, para tentarmos passar no teste do Detran, porquê na verdade só desenvolvemos no dia dia!”

    1. Carlos disse:

      Eu concordo com a instrutora mesmo os instrutores ficam desconfortáveis com essa obrigação de uso.

  10. Carlos Braz Braz disse:

    concordo plenamente, tem que acabar com isso sem precisão, só é mais gasto para o pobre que quer tirar sua CNH.

  11. Carlos disse:

    Gostaria sim que fosse tirada a obrigação de aulas de simuladores eles não ajudam nada.
    Na verdade deixa o aluno mais tenso.

  12. LUCIANO ARAUJO DE SALES disse:

    SUMULADOR CORRUPTO SO TROUXE DESEMPREGO E NÃO RESOLVER NADA NO TRANSITO NÃO ÍNDICE DE ACIDENTE COM ALUNOS QUEM INVENTO ISSO E UM CANALHA ACABANDO COM A ECONOMIA DO BRASIL

  13. Nathalia disse:

    Concordo plenamente na vetação do simulador, Alunos ficam completamente desconfortáveis, Fora os Alunos que tem problemas de saúde, como Labirintite, Coluna, Enxaqueca e Etc. Fora a falta de flexibilidade para ir ao banheiro e beber água e etc.
    O único ponto bom do simulador é mostrar pra quele aluno que nunca dirigiu quais sao as machas e pedais… Nada que nn possamos mostrar dentro do carro na primeira aula… SIMULADOR é fora da realidade, Como um aluno que nunca dirigiu tem de 90km por hora ???

  14. Viviane disse:

    Eu dou aula de simulador, mas dou aula de verdade fico com os meus alunos ensinando o tempo todo, e sim é muito funcional eles saim com uma boa noção de direção e elogiam muito, não funciona se abandonar o aluno la, e o valor da carta com simulador ou sem vai ser o mesmo preço pois o simulador não aumenta aula e sim compensa 5 que de qualquer forma vão ser feita no pratico de qualquer forma

  15. Tem que tirar o simulador, pois acho um absurdo ter que pagar 250 reais por cinco aulas, sendo que já paguei uma fortuna pelas aulas práticas

  16. Bruna disse:

    Graças a Deus q a Rosa não é professora de português e q o Detran só exige q seja alfabetizado; não se importando se falta r.

  17. djavan jesus disse:

    quando isso vai comecar a valer?

  18. Suzana Oliveira disse:

    Olha tomara que tirem logo essa máquina que mais parece um jogo de video game, e só encarece, a maioria das pessoas não aguentam mais, pqe tudo que se faz gera cobrança, e o valor já é um absurdo, e o salário diminuido e miutos não tem condições para tirar a CNH. Penso: as pessoas são seres humanos e não é a mesma coisa qdo se dirige uma máquina( simuladores) de dirigir ou pilotar nas ruas e viver as coisas ao vivo e a cores. Só pra roubar da gente!

  19. Demesio Rodrigues da Mota disse:

    Não é só o simulador, a modernidade veio para reduzir tempo e principalmente custo, o Curso Teórico tem que acabar, todo o conteúdo e os simulados da prova estão na internet, ficar 10 dias, 4 horas por dia na sala é lobby do Contran. Diretor de Ensino, Diretor Geral, com curso universitário, somos só uma Auto Escola e não uma Usp, Uniban, etc., só o simulador e curso teórico custa mais de 500 reais ou mais, os jovens sabem tudo de internet, por isso a metade dirige sem cnh, voce pode fazer uma faculdade a distância, mas não pode estudar para a prova de CNH a distância. Sergio Moro, por favor, manda a Policia Rodoviária fazer uma estatística, quantos acidentes com ou sem vítima tivemos antes do Curso Teórico e o Simulador e quantos temos após. O problema é de educação e impunidade, o cara bebe, mata e dois minutos depois está solto. O maior absurdo é o candidato aprovado dirigir mais de um ano, perder a permissão por uma simples multa de 5 pontos, e depois ter que fazer outra vez simulador e 4 aulas noturnas. Me parece uma grande estupidez, para não dizer burrice, do Contran

  20. Danielly Duarte disse:

    Ter o simulador como uma ferramenta trabalho como algo que pode ajudar aqueles que tem medo de dirigir é válido. Assim como há simuladores para pilotagem de avião e de outras categorias. Ele pode ser uma ferramenta para algumas pessoas e ajudar, mas também tem que ter um valor justo para os que desejam adquirir, pois as empresas cobram valores altos que são repassados para os alunos. Se aplicado de forma correta pode ajudar sim, principalmente aos que tem medo de dirigir, mas tem sonho de obter sua habilitação.
    As aulas teóricas também tem necessidade, pois nela vemos coisas que não são possíveis em aulas práticas; como a visualização de placas, suas finalidades e saber identifica-las, assim como o estudo da legislação, infrações, penalidades e recursos.
    Também aborda a direção defensiva e situações que não são vividas nas aulas práticas, pois nenhum instrutor irá simular uma aquaplanagem para uma aluno de primeira habilitação, nem primeiros socorros, pois isso quase impossivel eninar em tao pouco tempo de aula e com a obrigatoriedade de 20 aulas. PORÉM, acredito que todos os conteúdo de primeira habilitação podem ser transmitidos em menos tempo, reduzindo o horário ou o tempo de curso, mas isso não pode deixar de ser importante.
    Muitos falam do valor da CNH, sendo que todo o conhecimento bem transmitido irá durar por uma vida toda, mas muitos não reclamam do valor de uma celular que tem a durabilidade de no máximo 2 anos. Pagamos valores equivalentes a uma habilitação que é em média 1600,00 reias (tudo), em aparelhos tecnológicos, calçado, roupas, educação até mesmo alimentação, mas reclamamos quando temos que pagar essa valor para o serviço que irá durar una vida toda. Incluindo intruções para direção, que pode ser considerado uma arma na mãos de muitos.
    O valor da CNH sendo justo não é caro, o que é baixo é o valor do salário para a todos os trabalhadores.

  21. IVONETE disse:

    Quando esta lei deve vigorar? Será este ano ainda ?

  22. DANIEL disse:

    COMO QUE UM ÓRGÃO SERIO COMO O DETRAN LEVA ADUNTOS PARA BRINCAR DE VIDIO GAME SENHO PRESIDENTE ISSO E UMA VERGONHA POR ISSO TEM MUITOS MOTORISTA INRREGULAR NO PAIS 2200 REAIS PARA TIRA (AB ) E O SALARIO MINIMO 998 REAIS O BRASILEIRO FICA ENTRE COMER E TIRA A CNH VERGONHA VERGONHA VAMOS MUDAR

  23. Dizer que o uso do simulador é benéfico para o aprendizado é uma das mentiras mais deslavadas que se possa cometer. Se assim fosse em países de primeiro mundo como Estados Unidos, Inglaterra e outros esse simulador seria obrigatório, isso só acontece no Brasil. Na minha humilde opinião teríamos que ter a opção de matricular-se em uma Autoescola ou estudar a o CTB Código de Transito Brasileiro em casa ou em aplicativos ou em APOSTILAS FORNECIDAS PELO DETRAN quando fosse requerido a matricula e agendamento para adquirir a Habilitação, marcaríamos os exames Médicos e Psicotécnicos após aprovados nesses exames todo habilitando ou habilitado quando quisesse mudar de categoria faria um exame de avaliação de conhecimentos do CTB Código de Transito Brasileiro. Sendo aprovado seria concedido uma licença provisória para aprendizado de condução veicular, onde os parentes mais próximos, amigos poderia instruir seu parente ou amigo e também seria possível contatar um profissional Habilitado com curso de especialização e credenciado pelo DETRAN para ministrar aulas práticas quantas fossem necessárias para que o habilitando fosse prestar exame pratico de condução do veículo. Esse profissional Habilitado e com curso de especialização em formação de condutores poderia ministrar aulas para habilitados que assim o necessitasse. O habilitando assim poderia se preparar para os exames de direção como mais lhe fosse conveniente. No atual modelo é tirado do cidadão seu direito de liberdade e escolhas pessoais sendo este obrigatoriamente se matricular e frequentar Centros de Formação de Condutores e Fazer aulas no simulador o que nada acrescenta no processo de aprendizagem. Há os que o defenda dizendo que o habilitando que nunca conduziu um veículo venha a se habituar como o uso dos controles e com o painel do veículo o que pode e deve ser feito com o veículo imobilizado. Para as primeiras aulas práticas os habilitandos deveriam realizara experiencia de conduzir um veículo em locais apropriados instituídos pelo DETRAN sendo permitido o acesso somente aos habilitandos. Por esses motivos venho veementemente criticar o atual processo para que o habilitando venha a adquirir sua tão sonhada Habilitação.

  24. Antonio Tom disse:

    Esse simulador so serve pra tirar dinheiro das pessoas , uma coisa é a pessoa jogar um videogame ou um simulador , mas na prática a coisa muda , um novato de habilitaçao so vai aprender a dirigir no dia a dia adiquirindo esperiencia no transito .

  25. JONAS DIAS DA SILVA disse:

    J. Pedro disse sobre as mortes , e acha que isso é falta de preparo, aí na cabeça dele tem que aumentar a habilitação com o simulador,ok.Entao tem que rever também a respeito da MAFIA DOS QUE PAGAM PRA TIRAR CARTEIRA! ISSO SIM GERA ACIDENTES NO TRÂNSITO,ISSO SIM É DESPREPARO e não a falta de um processo a mais,mais caro e ainda mais burocrático do que já é!

  26. helcio borges disse:

    A grande pergunta é como se programar se o empresário de auto-escola recebe a determinação para ter simulador e a cada governo mudam.
    A decisão poderá ser correta desde que o governo se incumba de devolver o investimento.
    Ahí sim, no proximo governo voltando a obrigação teremos como comprar de novo o simulador

  27. Lina disse:

    Quando não havia simulador viviam do que?
    Isto é igual o Kit de primeiros socorro.
    Alguém da cúpula tinha interesse em desovar estes aparelhos.
    Parabens Bolsonaro.Tem que tirar mesmo.
    Diminuir um pouco a roubalheira.

  28. Marcos Nascimento disse:

    O povo preocupado com instrutor de simulador, vai dar aulas de GTA caramba, é a mesma merda.
    Nosso dinheiro jogado no lixo, que não serve para nada aquilo. ROUBALHEIRA NA CARA DURA E FORA O PREÇO QUE É UM ABSURDO, QUE NA VIDA REAL AQUILO NÃO CHEGA NEM AOS PÉS DA REALIDADE

  29. Robson Peres da silva disse:

    O certo é acaba com este simulador mesmo aqui em Castro Paraná tá um absurdo o preço da CNH aqui custa 3.000 reais pra tira uma CNH só pra carro bm q o governo deveria da uma olhada nos preços da CNH por isto q muitas pessoas fazem CNH falsificada

  30. Tarsila Regina disse:

    E quem já tá tirando a habilitação pode aguardar pra não pagar o simulador.?

Deixe uma resposta