Inscrições para Meio Passe Estudantil de Belo Horizonte são feitas até 28 de janeiro

Inscrição online deve ser feita para solicitação de benefício. Foto: Breno Pataro/PBH

Renovações e novas solicitações já podem ser realizadas a partir desta segunda-feira

JESSICA MARQUES

As inscrições para solicitar ou renovar o Meio Passe Estudantil em Belo Horizonte, Minas Gerais, já estão abertas. Os estudantes devem iniciar o procedimento até 28 de janeiro de 2019 para terem direito ao benefício.

A partir desta segunda-feira, 14 de janeiro de 2019, os estudantes interessados já podem preencher a ficha de inscrição que estará disponível no portal da Prefeitura. Para dar início ao procedimento, basta acessar o link http://meiopasse.pbh.gov.br/.

Após o cadastro, os estudantes devem entregar uma lista de documentos entre os dias 21 e 31 de janeiro, na Central Regional de Atendimento ao Cidadão da Regional mais próxima de sua residência ou no BH Resolve (caso resida na Regional Centro-Sul).

Segundo informações da Prefeitura, é preciso apresentar:

– Comprovante da inscrição no site;

– Fotocópia e original de identidade do candidato ao benefício e do responsável legal, quando o estudante for menor de 18 anos;

– Fotocópia e original de comprovante de residência (contas da CEMIG, COPASA, telefone); emitido em até 90 dias;

– Original da declaração de matrícula e frequência em estabelecimento escolar situado no município. Neste documento deverá constar carimbo com registro da escola, nome legível, BM ou MASP do responsável pelo fornecimento e assinatura;

– Original do CPF do estudante e do responsável, em caso de menor de 18 anos.

As inscrições com documentação incompleta não serão aceitas. As dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail passeescolar@pbh.gov.br.

QUEM TEM DIREITO

O Meio Passe Estudantil é um benefício destinado a estudantes do Ensino Médio e da EJA (Educação de Jovens e Adultos) matriculados e frequentes em estabelecimentos de ensino de Belo Horizonte e que residam a um quilômetro ou mais da escola que frequentam.

Segundo a Prefeitura, para fins de classificação em ordem de preferência serão considerados os seguintes critérios:

– Ser estudante do Ensino Médio ou EJA cuja família seja beneficiária de programas sociais desenvolvidos ou executados pelo município;

– Residir a maior distância em relação ao estabelecimento público de ensino em que estiver matriculado e frequente.

BALANÇO

A Prefeitura divulgou nesta semana que em 2018, foram beneficiados 8.168 estudantes e somente 3.000 fizeram a renovação do Meio Passe, realizada em dezembro. Aqueles que perderam o prazo e têm interesse em continuar recebendo o benefício também deverão fazer uma nova inscrição.

O resultado do cadastro poderá ser acessado no site do Meio Passe Estudantil ou presencialmente nas Regionais (Central de Atendimento ao Cidadão). O prazo para a resposta de novas solicitações é de 40 dias úteis e o de renovações é de 20 dias úteis, após o final do cadastramento.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta