Metrô de Salvador comemora 90 milhões de passageiros transportados em 2018

Publicado em: 10 de janeiro de 2019

Foto: Divulgação

Sistema metroviário da capital da Bahia percorreu distância igual a três voltas na Terra

ALEXANDRE PELEGI

O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas transportou em 2018 quase 90 milhões de pessoas.

Foram 240 mil viagens, com os trens percorrendo o equivalente a cerca de 90 voltas no planeta Terra, mais de 3,6 milhões de quilômetros.

As informações são da CCR Metrô, que administra o sistema na capital da Bahia.

O incremento nos números, tanto de passageiros transportados como de viagens e distância percorrida, deve-se à inauguração da Estação Aeroporto e de novos terminais de integração com ônibus, como de Pituaçu e Aeroporto.

Atualmente o metrô da Bahia transporta mais de 350 mil passageiros por dia útil, sendo que mais de 152 milhões já viajaram no sistema metroviário da capital baiana desde 2014, início da operação.

SISTEMA METROVIÁRIO

Com duas linhas, 33 km de extensão, 20 estações, 8 terminais de ônibus integrados e 40 trens, o projeto do metrô incluiu a implantação de 17 novas passarelas de acesso às estações de metrô e bicicletários, 12 km de ciclovia e pista de caminhada, além do plantio de cerca de 6 mil árvores no trecho entre Pernambués e Aeroporto.

Segundo informa a concessionária CCR Metrô, em 2017 o metrô de Salvador respondeu por quase 50% do crescimento da rede de transporte de passageiros sobre trilhos do Brasil. São dados da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), que atribui o forte crescimento à ampliação da Linha 2, incremento de 14,4 km e inauguração de oito estações em apenas um ano.

Ainda segundo a Associação, o metrô de Salvador entrou para o ranking dos cinco sistemas que mais expandiram no país em 2017.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Deixe uma resposta