Governo de Nova Délhi, na Índia, inicia testes com ônibus elétrico da BYD

Teste com o Olectra-BYD eBuzz K9 foi anunciado nesta quinta-feira, dia 27 de dezembro, pelo Ministro dos Transportes de Délhi (Índia)

Parceria das empresas Olectra Greentech e BYD garante a produção do modelo eBuzz k9

ALEXANDRE PELEGI

Em um movimento para combater os crescentes níveis de poluição na capital da Índia, o Governo do Estado de Délhi iniciou hoje, dia 27 de dezembro de 2018, os testes com ônibus elétrico de 12 metros, modelo eBuzz K9, fabricados pela Olectra-BYD, com emissão zero e sem ruído.

Os veículos possuem capacidade para 35 passageiros sentados.

Lançado pelo Ministro dos Transportes de Délhi, Kailash Gahlot, o moderno eBuzz K9 fabricado no país, da Olectra-BYD, funcionará na rota número 534, entre Anand Vihar ISBT e Mehrauli Terminal.

Os testes serão realizados durante 3 meses, e permitirão às autoridades avaliar a eficiência e a competência do ônibus elétrico nas condições normais das ruas da capital da Índia.

Em um esforço para promover o uso de veículos com emissão zero, o governo indiano pretende induzir o uso de ônibus elétricos no sistema de transporte público.

As autoridades do país têm divulgado dados da Organização Mundial da Saúde para reforçar a opção pelo transporte limpo: 9 em cada 10 pessoas no mundo respiram ar que contém altos níveis de poluentes, e 7 milhões de pessoas morrem a cada ano por esse motivo.

O estudo da OMS, que tem apoiado a decisão das autoridades indianas, descreve a poluição do ar como a principal responsável pelas doenças não transmissíveis (DNTs), causando 24% de todas as mortes de adultos por doenças cardíacas, 25% de acidente vascular cerebral, 43% de doença pulmonar obstrutiva crônica e 29% de câncer de pulmão.

PARCERIA DA INDIANA ‘OLECTRA GREENTECH’ COM A CHINESA ‘BYD’ 

Os ônibus Olectra-BYD são projetados e fabricados graças a uma parceria estratégica entre a Olectra Greentech Ltd e a BYD Auto Industry Co. Ltd.

Anteriormente sob o nome de Goldstone Infratech Ltd, uma empresa indiana de capital aberto, a mudança para Olectra Greentech Ltd buscou refletir o investimento crescente em veículos elétricos ecologicamente corretos.

electricbuses_india

Ônibus produzidos pela Olectra-BYD, modelo eBuzz K9 , operam em Telangana, região do estado indiano de Andhra Pradesh

O modelo de ônibus elétrico eBuzz K9 é equipado com uma bateria de fosfato de ferro de lítio que pode rodar até 300 km com uma única carga.

O ônibus eBuzz K9 também possui sistema de frenagem regenerativa, através do qual parte da energia cinética perdida na frenagem é recuperada. Ele possui suspensão a ar controlada eletronicamente e, em termos de segurança, a empresa diz que o eBuzz K9 está equipado para proteção contra curtos-circuitos, excesso de temperatura e iluminação.

Além disso, em outubro deste ano a Olectra-BYD anunciou a assinatura de um acordo com o governo do estado indiano de Uttarakhand para implantar 500 ônibus elétricos AC no estado.

A Olectra Greentech, sediada na cidade indiana de Hyderabad, capital do estado de Telangana, e a BYD, fabricante da China, firmaram a parceria estratégica que permite a produção na Índia dos modelos de ônibus elétricos eBuzz K7 (9 metros) e eBuzz K9 (12 metros).

Os ônibus elétricos fabricados pela Olectra-BYD já estão operando comercialmente em várias partes da Índia, como nos estados de Himachal Pradesh, Telangana e Kerala, além de Mumbai (Capital e maior cidade do estado de Maharashtra).

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta