Estação Ribeirão Pires, no ABC Paulista, terá exames de glicemia e pressão arterial

Estação integra a Linha 10-Turquesa da CPTM. Foto: Sergio Luiz Jorge / Expresso Studio

Ação ocorre nesta segunda-feira, das 13h às 17h, em parceria com a CPTM

JESSICA MARQUES

A ​Estação Ribeirão Pires, no ABC Paulista, terá exames de glicemia e pressão arterial das 13h às 17h desta segunda-feira, 10 de dezembro de 2018. A ação ocorre na Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Os usuários que passarem pelo local, das 13h às 17h, poderão aferir a pressão arterial e realizar exames de glicemia gratuitamente.

A hipertensão é uma doença crônica que acomete 25% dos brasileiros e causa cerca de 300 mil mortes anualmente no país, segundo dados do Ministério da Saúde. Nestes casos, os níveis da pressão sanguínea nas artérias se elevam, fazendo com que o coração tenha que realizar um esforço maior para distribuir o sangue pelo corpo.

A doença não tem cura, mas pode ser tratada e controlada. A única maneira de diagnosticar a condição é aferindo a pressão regularmente. Seus principais sintomas incluem dores na cabeça, no peito, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

Por sua vez, o teste de glicemia é realizado para identificar o diabetes – doença crônica na qual o corpo não produz ou não consegue utilizar adequadamente a insulina produzida.

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, a doença afeta mais de 13 milhões de brasileiros. Para indivíduos já diabéticos, o exame serve para verificar os valores de glicemia no sangue e ajustar o tratamento que pode ser feito com remédios antidiabéticos ou insulina.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta