Cummins lança o Single Module Euro VI, sistema menor e mais leve de pós-tratamento de gases de escape

Produto pode ser integrado em qualquer motor eletrônico atendendo às mais variáveis aplicações de equipamentos do mercado

ALEXANDRE PELEGI

A Cummins Emission Solutions (CES) divulga o lançamento do novo sistema de pós-tratamento Euro VI Single Module. Segundo a fabricante, o produto é 60% menor e 40% mais leve quando comparado aos sistemas que atendem ao mesmo nível de emissões.

A CES, subsidiária da Cummins Inc., é uma empresa no segmento de componentes, líder global na concepção, fabricação e integração de tecnologia e soluções de pós-tratamento de gases de escape para o comércio On Highway e Off Highway, para veículos de porte leve, médio e pesado.

cummins_2Segundo Adriano Rishi, diretor de Engenharia da Cummins para América Latina, após o Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama oficializar, no último dia 21 de novembro de 2018, a resolução 490 que definiu a entrada do Euro VI a partir de 2023, a empresa está preparada para atender o mercado brasileiro. Ele explica o porquê: “Desde o lançamento do sistema Euro VI na Europa em 2014, um time global de engenharia foi dedicado para desenvolver uma nova plataforma tecnologicamente mais evoluída para países emergentes como Índia, China, Brasil e México. Hoje, temos um novo projeto de pós-tratamento mais eficiente, com diversas vantagens tanto para a montadora quanto ao usuário final”, diz.

Ou seja, a CES está apta a atender o mercado brasileiro com um novo projeto Euro VI que, segundo informa em comunicado à imprensa, “pode ser integrado em qualquer motor eletrônico atendendo às mais variáveis aplicações de equipamentos do mercado”.

O sistema é altamente flexível, compacto e de baixo peso, e composto por quatro módulos – Catalisador de Oxidação de Partículas (DOC), Filtro de Particulado Derivado do Diesel (DPF), Misturador de Gases e Partículas (Mixer) e o Catalisador de Redução de NOx (SCR).

Ricardo Schalch, gerente de Vendas da Cummins Emission Solutions e Cummins Turbo Technologies explica o produto: “A princípio, os módulos são importados da China e Índia, sendo peculiarizados aos clientes locais na fábrica de Guarulhos, onde agregaremos conteúdo local com a mão de obra 100% nacional para montagem dos quatro módulos, sensores e chicote. Por ser flexível e compacto, o nosso sistema permite que as montadoras tenham maior facilidade na instalação, sem impactar no projeto original”, conclui.

Ricardo acrescenta que a integração dos módulos do sistema com o equipamento é realizada por meio de um único conector, facilitando ainda mais a montagem para o cliente.

O sistema de pós-tratamento Euro VI Single Module faz o uso de materiais tecnologicamente avançados, o que, explica a CES, resultou no baixo peso e num produto compacto. “Sua manufatura com isolantes térmicos favorece também a alta eficiência térmica e de conversão de gases do sistema, além de vantagens para o usuário final e frotistas, como menor consumo de combustível e Arla 32 e alta eficiência na redução de ruídos”, completa o comunicado da Cummins.

Completando o detalhamento do Single Module, a CES informa que sua tecnologia de integração permite o gerenciamento eletrônico de todo o conjunto (motor e pós-tratamento, com o monitoramento do sistema de diagnóstico de falhas – OBD). A alta tecnologia de banhos e substratos no projeto permitiu ainda com que o filtro ofereça maior capacidade de absorção de partículas ao longo da vida, contribuindo com um aumento nos intervalos de manutenção e menor intervenção do usuário final.

O módulo DPF, ainda no processo de manutenção, poderá ser limpo na rede autorizada Cummins onde o usuário será avisado pelo OBD por meio do sensor de pressão”, reforça Schalch.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

1 comentário em Cummins lança o Single Module Euro VI, sistema menor e mais leve de pós-tratamento de gases de escape

  1. Dimas de oliveira // 23 de maio de 2019 às 20:47 // Responder

    Boa noite!! Gostaria de me aprofundar no conhecimento do sistema do euro VI

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