Prefeitura divulga itinerário oficial de ônibus turístico de Fortaleza

O veículo apresentado no dia da viagem inaugural foi um Busscar Urbanuss Pluss Tour, com chassi Mercedes-Benz O500 U. Foto: Divulgação.

Passeio terá duração aproximada de 40 minutos e percurso de 27 quilômetros

JESSICA MARQUES

Após dois meses de anúncios, a Prefeitura de Fortaleza lançou o projeto Fortaleza Bus, um ônibus turístico para a capital do Ceará. O itinerário oficial já foi divulgado e o passeio terá duração aproximada de 40 minutos, com percurso de 27 quilômetros.

Os ônibus sairão, diariamente, da Praça do Ferreira, segundo informações da Prefeitura. “O bilhete, que dará direito a uma pulseira de identificação, será vendido dentro dos hotéis, no RioMar Fortaleza e nos próprios ônibus”, explicou o secretário de Turismo de Fortaleza, Régis Medeiros, em nota.

O turista poderá descer e subir quantas vezes quiser, informou o secretário. O preço do ingresso será de R$ 65 por pessoa.

As paradas serão nos respectivos pontos turísticos: Centro Cultural Dragão do Mar, por toda extensão da Av. Beira Mar (zona hoteleira), com paradas no Espigão da Rui Barbosa, Feirinha de Artesanato e Mercado dos Peixes, Praia do Futuro, seguindo para o Shopping RioMar, Parque do Cocó, na sequência passa pelo polo gastronômico da Varjota, com parada na Av. Dom Luis, depois Praça Portugal, Praia de Iracema, no Estoril e por último, Mercado Central. O tempo médio em cada parada será de três minutos.

“O Fortaleza Bus é mais um projeto contemplado pelo Programa Fortaleza Competitiva, lançado pela Prefeitura de Fortaleza em 2017, que tem como objetivo desenvolver um ambiente de inovação e geração de oportunidades em Fortaleza. Em um ano, o Competitiva já possibilitou a abertura de mais de 12 mil negócios na Capital”, informou a Prefeitura, em nota.

Segundo a Prefeitura, o trajeto será operado pela empresa vencedora da licitação, Filuca Turismo e Transporte. O objetivo principal é garantir a permanência do turista em Fortaleza, oferecendo a oportunidade de conhecer um pouco sobre história da cidade.

ÔNIBUS

Cada veículo tem capacidade de transportar até 67 passageiros (12 na parte inferior e 55 na superior). Com capota retrátil e sistema GPS, o sistema de som vai oferecer tradução simultânea em quatro idiomas: inglês, francês, espanhol e português, segundo a Prefeitura.

O veículo apresentado no dia da viagem inaugural foi um Busscar Urbanuss Pluss Tour, com chassi Mercedes-Benz O500 U, com aplicação para turismo. O veículo é do ano de 2007.

O veículo já operou no transporte de turistas de Salvador, na Bahia.

O lançamento do serviço estava previsto para ocorrer em setembro, conforme noticiado anteriormente pelo Diário do Transporte.

Os veículos estavam previstos para virem de Salvador, pelas rodovias que ligam Ceará e Bahia, para chegarem em Fortaleza no meio de setembro. Entretanto, o veículo só chegou em novembro.

Relembre: Ônibus turístico de Fortaleza deve ser lançado até o fim de setembro

Jessica Marques para o Diário do Transporte

 

 

Deixe uma resposta