UTIL e Sampaio recebem ônibus zero km com novos temas de pinturas especiais

Sampaio com uma das pinturas em homenagem ao litoral brasileiro. Foto: Divulgação: UTIL/Sampaio. Texto: Adamo Bazani / Clique para ampliar

Inovação, formas da natureza, praia e oceanos estão entre as temáticas abordadas pelos designs dos veículos que logo devem estar nas estradas

ADAMO BAZANI

As empresas UTIL– União Transporte Interestadual de Luxo S/A e Sampaio, do Grupo Guanabara, anunciaram a compra de mais cinco ônibus de dois andares zero quilômetro para renovação de frota. Três já estão na garagem de Juiz de Fora, em Minas Gerais, e dois estão a caminho.

As carrocerias são da Marcopolo, modelo Paradiso 1800 DD (Double Decker) com chassi Mercedes-Benz O 500 RSD (de três eixos).

De acordo com a assessoria de comunicação das empresas, cada veículo é configurado para 60 passageiros, sendo 12 poltrona semi-leito no piso inferior e 48 poltronas do tipo executivas no andar de cima.

Os veículos possuem itens de segurança como freio retarder e câmbio automatizado, que permitem melhor frenagem e controle de velocidade em descidas. Os sistemas também ajudam a aproveitar melhor a queima de combustível.

Em relação ao conforto, os ônibus são dotados de tomadas USB para recarga de tablets, notebooks e celulares, ar-condicionado com saídas individuais, iluminação interna de relaxamento, além de sistema Wi-fi de entretenimento de bordo, “Diversão a Bordo”, – “uma plataforma exclusiva do Grupo Guanabara com 30 filmes que não requer consumo de pacote de dados e armazenamento de aplicativos na memória do smartphone do cliente”, de acordo com a nota.

São quatro unidades para a UTIL e uma para a Sampaio.

TEMAS:

Como já é tradição nas empresas, os ônibus de dois andares possuem pinturas temáticas.

Desta vez são as seguintes:

UTIL

– Orca: Ressalta a importância da preservação da vida marinha e dos oceanos:

– Litoral: Exalta as belezas do Litoral Carioca, com regiões e praias a exemplo de Costa Verde, Angra dos Reais e Paraty, região dos Lagos, como Cabo Frio e Rio das Ostras dentre outras:

 – Floco de Neve: Homenagem à beleza e perfeição da natureza, “que transforma um simples grão de poeira em uma forma de simetria hexagonal perfeita que desde 1611 já encantava matemáticos como excepcional alemão Johannes Kepler”, diz a nota.

– Inovação: Faz referência a um novo ciclo de investimentos, atendimento ao passageiro e comunicação das empresas. Entre as mudanças estão as novas salas de autoatendimento da Rodoviária Novo Rio (aberta em outubro) e as agências de vendas das rodoviárias de Aparecida (SP) e de São Jose dos Campos (SP), inauguradas há dois meses, aproximadamente, com novo padrão visual e funcionalidades que permitem maior comodidade aos passageiros.

As empresas também investiram recentemente R$ 5,5 milhões na renovação de frota, em especial para as linhas regulares Rio de Janeiro x Belo Horizonte, Rio de Janeiro x Juiz de Fora, Rio de Janeiro x Brasília, as ligações da cidade do Rio de Janeiro com todo o Vale do Paraíba e ainda com o Mato Grosso, até Cuiabá.

SAMPAIO:

A Sampaio traz a “Praia” como tema em seu ônibus novo, também exaltando a beleza destes espaços naturais na costa brasileira.

A pintura “Floco de Neve” foi desenvolvida pela Lugui Design & Publicidade e as demais pela Villela Design.

FERIADÃO:

Para o feriado prolongado, de Proclamação da República (15 de novembro) e Dia da Consciência Negra (20), que é feriado em alguns municípios, a UTIL e a Sampaio estimam um crescimento de 15% na demanda de passageiros, com a previsão de, até o momento, serem abertas 68 partidas extras.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. PAULO CAIO PEÇANHA disse:

    OLA
    ESSAS PINTURAS SÃO SIMPLESMENTE HORRÍVEIS.
    UM EMARANHADO DE LISTAS, EXCESSO DE CORES, CORES MORTAS MISTURADAS COM CORES MORIBUNDAS.
    NÃO HA CONTRASTE DECORES,NÃO HA LUZ NOS DESENHOS.
    REALMENTE, UMAS PINTURAS MUITO FEIAS.
    MESMO PORQUE, ESTE É UM PAIS TROPICAL, E PORTANTO A NEVE É COISA RARA POR AQUI.
    EU FICO ADMIRADO AO VER EMPRESAS USANDO NOMES ESTRANGEIROS, DANDO POMPA E IMPORTANCIA A UM IDIOMA ESTRANGEIRO, DESPREZANDO A LINGUA PORTUGUESA, TÃO RICA EM SINONIMOS E ADJETIVOS.
    E TAMBEM EM IMAGINAR QUE UMA PESSOA GASTA ANOS DE ESTUDO NUMA FACULDADE,PARA APRESENTAR UM TRABALHO TÃO SEM VIDA.
    BASTA COMPARAR COM AS PINTURAS ANTIGAS DAS MESMAS EMPRESA, PARA CONCORDAR COMIGO.

    1. Boa noite Paulo!
      As pinturas vem retarar o que tem de melhor no mundo e existem cidades no Brasil que em determinadas épocas do ano possuem sim flocos de neve como os da pintura que foi desenvolvida por nós.
      Assim como foi dito pela empresa essa pintura foi feita por nós retratando as pequenas belezas da natureza como um floco de neve que parece ser esculpido um por um.

      Atenciosamente;
      Luís Guilherme Campos
      Diretor de Imagem Corporativa
      Lugui Design & Publicidade

  2. sAMUEL jOSELITO disse:

    Simplesmente MARAVILHOSAS essas pinturas ! Uma empresa que investe em carros de ultima geração, e ainda nós brinda com essas obras de arte !!! Parabéns Grupo Guanabara !
    Ps: Têm empresas que oferece o minímo possível aos passageiros, e ainda demora anos para mudar uma simples pintura. SC.

    1. Agradecemos em relação a pintura e tenho certeza que a empresa também agradece o seu elogio.

      Atenciosamente;
      Luís Guilherme Campos
      Diretor de Iangem Corporativa
      Lugui Design & Publicidade

  3. MARCOS NASCIMENTO disse:

    Parabéns a empresa LUGUI DESIGN & PUBLICIDADE. Gostaria de sugerir que esta empresa entrasse em contato com as prefeituras de Niterói, Nova Iguaçú,Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre entre outras que tem pinturas de prefeitura que em NADA auxiliam o usuário. Se pelo menos cada empresa voltasse a ter a liberdade de pintura, é certo que empresas como a LUGUI e outras da área teriam um incontável número de novos clientes. Peço a todo empresariado de publicidade que comece a fazer uma frente junto a todas essas prefeituras pelo BRASIL que conseguiram emporcalhar e enfeiar ainda mais as nossas já sujas, pichadas e fedidas cidades (contaminadas por monóxido de carbono dos automóveis em excessivo número nas ruas). Uma cidade pode ter um bom sistema de transporte baseado somente em onibus e com corredores segregados e pistas seletivas.As cores alegres auxiliariam na melhoria da paisagem urbana já tão degradada. A padronização recente imposta pela PREFEITURA DE CUIABÁ-MT em nome de uma suposta poluição visual (numa cidade onde existem somente 3 empresas) é fato mais do que revoltante considerando ainda a exigencia de repintar toda a frota da cidade até dezembro de 2019.

    1. Agradecemos Marcos, estamos sempre entrando em contato com empresas incentivando a individualização das pinturas mas geralmente depende de votação na câmara dos vereadores ou de alguma equipe especidice e acaba dificultando as coisas.

      Atenciosamente;
      Luís Guilherme Campos
      Diretor de Imagem Corporativa
      Lugui Design & Publicidade

  4. Perciliana disse:

    Bom dia!! Ainda bem que útil colocou ônibus novo,nossa estava um desrespeito,uma passagem tão cara e os piores ônibus, ultimamente a empresa útil está muito sem compromisso com os clientes, não tem horário p passar na rodoviária, passando c 1 hora de atraso.qdo o ônibus chega,chega o pior ônibus,quebra no caminho.acho um absurdo a passagem ser tão cara e toda esae falta de respeito com os usuários.parabens pelos ônibus novos,e espero q agora de uma melhorada,pq das duas ulúltim vezes q fui p o Rio foi uma lastima esese ônibus da útil.o guichê tbm precisa dar uma olhada a gente gasta mais ou menos uma hora p comprar passagem, absurdo.isso tudo tem que ser olhado,a empresa esta deixando a desejar muito.

    1. Ano que vêm acontecerá uma boa renovação de frota, muitos veículos estão por vir para melhorar ainda mais a qualidade do serviço.

      Atenciosamente;
      Luís Guilherme Campos
      Diretor de Imagem Corporativa
      Lugui Design & Publicidade

  5. Indalecia Cirqueira disse:

    boa tarde a empresa util precisa fazer mais melhoramento porque até barata foi encontrado dentro do ônibus em viagem para Belo Horizonte Minas gerais saindo de são Bernardo do Campo ok e também fazer mais promoção porque a passagem está muito cara

  6. Indalecia Cirqueira disse:

    Sem contar que a passagem está muito cara

Deixe uma resposta para PAULO CAIO PEÇANHACancelar resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading