Ônibus é escolhido pelos passageiros por ser econômico e metrô, pela rapidez, diz pesquisa da Anfavea

Ônibus é meio de transporte mais utilizado nas capitais brasileiras. Foto: Divulgação.

Pessoas estão deixando de ver o transporte individual como meio mais adequado de deslocamento, conforme sugerem dados do levantamento

JESSICA MARQUES

Uma pesquisa realizada pela Spry, encomendada pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), revela o hábito de deslocamento dos brasileiros, por meio de transporte e por faixa etária.

O estudo mostra que o ônibus é o meio de transporte mais utilizado, em todas as idades. A maioria das pessoas que preferem utilizar os coletivos escolhem o modal pela economia (27% das pessoas), seguido pela praticidade (19%) e, por fim, pela necessidade (16%).

O diferencial do metrô, por sua vez, é muito claro. A rapidez é o que faz 74% dos entrevistados que utilizam o meio de transporte a preferi-lo. Outros 15% optam pelos trilhos para evitar trânsito.

Por sua vez, o uso de carros e táxis estão mais relacionados ao conforto e praticidade.

Confira o percentual de preferência, por modal:

s1.jpg

O estudo mostra ainda que o ônibus é o meio de transporte mais utilizado em todas as gerações, nas principais capitais brasileiras. Em seguida, está o carro particular. Logo em seguida, o metrô é a opção mais cogitada na hora de se locomover.

MOB.jpg

 

Para realizar a pesquisa, foram feitas 1.789 entrevistas em 11 grandes capitais brasileiras. O principal objetivo foi verificar o comportamento das diferentes gerações no que se refere à mobilidade e ao uso do carro.

~s2.png

Para a pesquisa, foram consideradas as seguintes faixas etárias:

s3.jpg

TRANSPORTE INDIVIDUAL

Os dados da pesquisa sugerem ainda que as pessoas estão deixando de ver o transporte individual como meio mais adequado de deslocamento. Quando questionadas sobre o futuro do automóvel, grande parte das pessoas disseram que veem aplicativos e compartilhamento como uma realidade.

Segundo Pedro Fachinni, que apresentou o estudo, as respostas foram dadas de forma espontânea, quando os entrevistados foram questionados sobre o futuro da mobilidade no Brasil.

Enquanto 35% das pessoas acreditam no transporte por aplicativos e carona, 18% avalia que o carro vai ser o principal meio de transporte.

Dentre os entrevistados, 16% acreditam que o transporte público vai passar a predominar e 14% acreditam que o carro será apenas uma ferramenta de lazer.

“As pessoas estão demorando mais para tirar a carteira de habilitação. Estão usando muito o compartilhamento para suprir essa necessidade de se locomover”, disse Fachinni.

Confira os dados:

s4

s5

Jessica Marques para o Diário do Transporte

 

 

1 comentário em Ônibus é escolhido pelos passageiros por ser econômico e metrô, pela rapidez, diz pesquisa da Anfavea

  1. João Luís Garcia // 9 de novembro de 2018 às 09:37 // Responder

    Prova que a adoção de corredores específicos e um maior apoio aos Sistemas como BRT são a saída para o setor

1 Trackback / Pingback

  1. Linha 5 Lilás tira 25% dos passageiros de 3 linhas de ônibus - Ferroviando

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: