População relata demora em linhas de ônibus de Manaus
Publicado em: 7 de outubro de 2018

Transporte está sendo gratuito para os eleitores da capital
JESSICA MARQUES
A população de Manaus, no Amazonas, relatou que está havendo demora nas linhas de ônibus da cidade neste domingo, 7 de outubro de 2018. O transporte está sendo gratuito para os eleitores da região.
A frota, segundo a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), deveria operar com 100% dos veículos e sistemas de fiscalização e de apoio nos terminais.
Entretanto, os eleitores informaram ao portal Amazonas Atual que há suspeita de que nem todos os ônibus estão atendendo os passageiros.
Segundo alguns relatos de eleitores, a espera chegou a até uma hora na zona centro-oeste da cidade.
A Câmara Municipal de Manaus teve de fazer uma sessão extraordinária neste sábado, dia 6 de outubro de 2018, para votar e aprovar o projeto de lei encaminhado pela Prefeitura de Manaus que pede a gratuidade das tarifas de transporte público neste domingo, por conta das eleições gerais.
Relembre: Câmara de Manaus aprova gratuidade de ônibus nas eleições
A SMTU não se manifestou sobre a demora dos ônibus até a publicação desta reportagem.
HISTÓRICO
A prefeitura havia decidido não oferecer a gratuidade, acatando recomendação do TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas) dada em 2017.
Este ano a Casa Civil voltou a consultar o Tribunal, e a prefeitura alega que o órgão demorou a responder. Por causa disso, o PL seguiu para a Câmara em cima da hora. Na resposta encaminhada ao prefeito Arthur Neto, a Corte Eleitoral considerou que a iniciativa é exclusiva do Poder Executivo Municipal.
Mesmo após o recadastramento biométrico transferindo os eleitores para as unidades de votação mais próximas de suas casas, o TRE afirmou não haver qualquer impedimento para o estabelecimento da gratuidade do transporte no dia das eleições.
A frota, segundo a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), deverá operar com 100% dos veículos e sistemas de fiscalização e de apoio nos terminais.
Jessica Marques para o Diário do Transporte