População relata demora em linhas de ônibus de Manaus

Segundo alguns relatos de eleitores, a espera chegou a até uma hora na zona centro-oeste da cidade. Foto: Robervaldo Rocha.

Transporte está sendo gratuito para os eleitores da capital

JESSICA MARQUES

A população de Manaus, no Amazonas, relatou que está havendo demora nas linhas de ônibus da cidade neste domingo, 7 de outubro de 2018. O transporte está sendo gratuito para os eleitores da região.

A frota, segundo a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), deveria operar com 100% dos veículos e sistemas de fiscalização e de apoio nos terminais.

Entretanto, os eleitores informaram ao portal Amazonas Atual que há suspeita de que nem todos os ônibus estão atendendo os passageiros.

Segundo alguns relatos de eleitores, a espera chegou a até uma hora na zona centro-oeste da cidade.

A Câmara Municipal de Manaus teve de fazer uma sessão extraordinária neste sábado, dia 6 de outubro de 2018, para votar e aprovar o projeto de lei encaminhado pela Prefeitura de Manaus que pede a gratuidade das tarifas de transporte público neste domingo, por conta das eleições gerais.

Relembre: Câmara de Manaus aprova gratuidade de ônibus nas eleições

A SMTU não se manifestou sobre a demora dos ônibus até a publicação desta reportagem.

HISTÓRICO

A prefeitura havia decidido não oferecer a gratuidade, acatando recomendação do TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas) dada em 2017.

Este ano a Casa Civil voltou a consultar o Tribunal, e a prefeitura alega que o órgão demorou a responder. Por causa disso, o PL seguiu para a Câmara em cima da hora. Na resposta encaminhada ao prefeito Arthur Neto, a Corte Eleitoral considerou que a iniciativa é exclusiva do Poder Executivo Municipal.

Mesmo após o recadastramento biométrico transferindo os eleitores para as unidades de votação mais próximas de suas casas, o TRE afirmou não haver qualquer impedimento para o estabelecimento da gratuidade do transporte no dia das eleições.

A frota, segundo a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), deverá operar com 100% dos veículos e sistemas de fiscalização e de apoio nos terminais.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: