Vias de Santo André têm mudanças de direção em quatro bairros

As mudanças integram o PAIT (Programa de Ação Imediata no Trânsito). Foto: Ricardo Trida / Divulgação.

Reforço de sinalização horizontal e vertical também é realizado na Vila Sacadura Cabral, Vila Palmares, Vila Clarice e Campestre

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Santo André, no ABC Paulista, informou que vias de quatro bairros tiveram mudanças de direção nos últimos dias. Além das alterações, também foi feito um reforço de sinalização horizontal e vertical na Vila Sacadura Cabral, Vila Palmares, Vila Clarice e Campestre.

As mudanças integram o PAIT (Programa de Ação Imediata no Trânsito). O objetivo das alterações incluem aumentar a fluidez no tráfego e proporcionar maior segurança de motoristas e pedestres.

Uma das mudanças foi na rua Marcos Teixeira, na Vila Sacadura Cabral. Neste caso, o DET (Departamento de Engenharia de Tráfego) implementou mão única de direção.

“A via, de apenas um quarteirão, com sentido duplo de direção e estacionamento liberado em ambos os lados, não comportava mais o grande fluxo de veículos e, além disso, não proporcionava visão total por parte do motorista dos veículos que vinham em sentido contrário, sendo necessária a colocação de nova sinalização na via, no sentido da rua Lauro Miller. O local, de acordo com estudos técnicos do DET, registrava aumento nas ocorrências de colisão nos últimos meses, o que justificou a mudança”, justificou a Prefeitura, em nota.

A rua Izabel, na Vila Palmares, tinha situação semelhante. Trata-se de uma via com sentido duplo de direção e estacionamento liberado em ambos os lados de uma área estritamente residencial. Agora, foi implantado sentido único no trecho entre a avenida Carlos Gomes e a rua Mendes Leal.

“A via, que é estreita, não comportava mais o fluxo em duplo sentido, levando por diversas vezes a negociação de passagem entre os motoristas, que eram obrigados muitas vezes a realizar manobras em marcha à ré”, informou a administração municipal.

No caso da rua Guarujá, na Vila Clarice, o DET realizou também a mudança para mão única, no trecho entre a avenida Sapopemba e a rua Emílio de Menezes, com a mesma justificativa técnica das demais, conforme informado pela Prefeitura.

No bairro Campestre, por fim, a alteração no viário foi o retorno da mão dupla de direção na rua Jequitinhonha, no trecho entre a rua Marina e a rua Conselheiro Justino.

“A medida atende a diversas solicitações de moradores, pois a mão única causava transtornos ao acessar o quarteirão do bairro, gerando lentidão e um tempo maior para a circulação dos veículos neste entorno.”

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: