Ícone do site Diário do Transporte

Iveco Bus e Mascarello entregam 60 ônibus para Rápido Araguaia em Goiânia

Veículos vão começar a operar na segunda-feira, e fazem parte de plano de renovação da frota até 2022 do grupo Odilon Santos

ADAMO BAZANI

A empresa Rápido Araguaia, do Grupo Odilon Santos, entregou na manhã desta terça-feira, 02 de outubro de 2018, 60 ônibus zero quilômetro para linhas da RMTC – Rede Metropolitana de Transportes Coletivos de Goiânia, em Goiás.

Todos os ônibus são de chassi Iveco 170S28, com carroceria Mascarello, modelo Gran Via.

É uma das maiores vendas em lote único da Iveco.

Os veículos fazem parte de um plano de renovação de frota da Rápido Araguaia, que terá quatro etapas e deve ser concluído em 2022.

Os ônibus foram financiados pelo banco CNH Industrial e os investimentos para o lote de 60 veículos foram de R$ 20 milhões.

A Rápido Araguaia, que atua desde 1971, sendo que desde 1986 no transporte urbano, neste ano foi a única da RMTC a renovar a frota.

Os veículos são dotados de motor de 280 cavalos, o mais potente da categoria de 17 toneladas com propulsão dianteira.

Os ônibus contam também com elevador na porta central, câmeras de monitoramento, rádio comunicador conectado à central de controle operacional, sistema Multiplex que indica eventuais defeitos na operação, limitador de velocidade, freio ABS e regulagem do volante são outros itens de conforto e acessibilidade.

O gerente de vendas da Iveco Bus, Wellington Monte, disse no evento com cobertura do Diário do Transporte, que a renovação vai qualificar os serviços na rede metropolitana.

“Os ônibus possuem modernos itens de acessibilidade e segurança, e o que há de mais moderno desta categoria para a operação e gestão da frota”.

O CEO da Rápido Araguaia, Odilon Santos Neto, disse que a empresa vai baixar a idade média da frota, e que a escolha da marca ocorreu depois de negociação e pesquisa no mercado.

“Vimos que estes ônibus são os mais adequados para as operações nas 19 cidades da região metropolitana”.

Segundo o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, uma renovação de frota nos serviços era necessária.

“Precisamos dar dignidade ao passageiro do transporte coletivo e ônibus novos é um dos passos fundamentais. Não é o único, mas sem ônibus adequados não tem como se falar em transporte de qualidade”.

A presidente da encarroçadora Mascarello, Iracele Mascarello, explicou que a compra aumenta a participação no Centro-Oeste da fabricante, de Cascavel, no Paraná.

“É um negócio importante porque além de qualificar os serviços, traz uma projeção importante para nossa marca”.

O gerente nacional de vendas da Mascarello, Antonio Carlos Capecce, disse ao Diário do Transporte que o veículo comprado pela Rápido Araguaia é um dos que possuem a maior largura da categoria.

“O Gran Via tem duas configurações, o ST 25 e o CT 26, esse último adquirido pela Rápido Araguaia. O ônibus é um dos que possuem maior largura no mercado para esta configuração. São 2,60 metros, o que resulta numa maior capacidade de passageiros e em maior conforto na circulação interna, já que o corredor é mais largo”, disse.

Os novos ônibus começam a circular comercialmente a partir de segunda-feira.

Foto: Adamo Bazani

Foto: Adamo Bazani

Foto: Adamo Bazani

Foto: Adamo Bazani

Foto: Adamo Bazani

 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaborou Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Sair da versão mobile